Demi Lovato, cantora americana, foi internada em 2011 por causa de cortes nos pulsos e bulimia. A artista confessou que faz isso desde os onze anos de idade e justificou suas atitudes com o bullying. Em 2014, Demi cantou uma música, Let it Go (traduzida por “livre estou”), sobre liberdade, tema do filme Frozen que ficou muito famosa e popular. A música retrata a explosão emocional de uma rainha que antes precisava conter e esconder seu poder de congelar coisas, mas que passa a se sentir livre para ser o que era. Conectando os assuntos, a explosão emocional de muitos adolescentes os têm feito se entregar à prática constante de algo que lhes dá um forte prazer temporariamente, como se automutilar ou comer demais, experimentando uma falsa sensação de liberdade.

Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina”. 2Pedro 2.19

Contudo, o alívio temporário de estresses que essas atitudes causam os torna prisioneiros delas, pois não conseguem deixar de procurá-las nos momentos difíceis. O nome que damos a esse aprisionamento, a essas práticas freqüentes, é vício.

“Há caminho que parece certo ao homem, mas no final conduz à morte. ” Provérbios 14.12

Estalar os dedos, espremer espinhas, tomar coca-cola em todos os almoços, ler freneticamente, arrancar as cutículas, comer chocolate inconsequentemente, ficar mais de duas horas na academia todos os dias, tirar selfies por onde anda e muitos outros são exemplos de vícios que podemos praticar. Talvez você pensasse que somente os alcoólatras fossem viciados, mas outras pessoas podem facilmente ser também. Os alcoólatras e usuários de drogas ilícitas têm mais dificuldade para abandonar o vício pois são dependentes químicos, mas o coração deles pode ter as mesmas características que o coração de um viciado em coca-cola. O vício é a ponta do icebergue, ele demonstra que algo mais profundo está errado.

O vício revela um coração orgulhoso. Quando você acredita que sabe o que é melhor para você, mais do que Deus, procura justificar seus comportamentos para satisfazer seus desejos. Sua consciência se torna flexível para aceitar seu comportamento, por mais pecaminoso que você saiba que ele seja. Por exemplo, você justifica sua “suposta necessidade” de entrar na internet por causa do trabalho ou de uma atividade da escola, contudo, sempre passa pelo facebook para dar uma olhadinha e permanece em sites de entretenimento mesmo depois de cumprir suas responsabilidades. Outro exemplo é procurar redes de wifi em todos os lugares que passa. Assim, você justifica seu desejo de entrar na internet como a necessidade de fazer algo importante e não consegue admitir que é viciada.

“O orgulho do homem o humilha, mas o de espírito humilde obtém honra. ” Provérbios 29.24

O vício revela um coração idólatra. Parece que a idolatria não é um pecado da sociedade atual, pensamos que era uma realidade do povo de Israel e o criticamos quando lemos sua história na Bíblia. Mas não, a idolatria é o pecado que alguém comete quando coloca qualquer comportamento, pessoa, objeto ou atividade como prioridade em sua vida. Quando uma jovem se masturba sozinha no quarto negligenciando responsabilidades que deveria cumprir, cedendo aos desejos da carne, coloca seu prazer como prioridade na sua vida. O apóstolo Paulo, relatou que cobiça, um desejo incontrolável, é idolatria e ele não escreveu isso para incrédulos, mas para cristãos que teriam essa dificuldade.

“Essas coisas ocorreram como exemplos para nós, para que não cobicemos coisas más, como eles fizeram. Não sejam idólatras, como alguns deles foram, conforme está escrito: “O povo se assentou para comer e beber, e levantou-se para se entregar à farra”. 1Coríntios 10.6,7

O vício revela um coração insatisfeito. Quando se quer algo que não se tem, você procura alternativas acessíveis que a satisfaçam, deixando de trabalhar a gratidão em sua vida. Porém, nada além de Cristo pode te saciar por completo, assim, quaisquer vícios sempre a deixarão com mais vontade. Um exemplo que não parece ser comum a meninas, mas é muito, é a pornografia. Como ela dá a falsa sensação de satisfação sexual, as meninas sempre recorrem a ela por não estarem satisfeitas com a solidão ou com toques singelos, mas nunca se sentem saciadas. Contudo, devemos sempre ser gratas pelo que possuímos.

“Darei graças ao Senhor por sua justiça; ao nome do Senhor Altíssimo cantarei louvores. ” Salmo 7.17

O vício revela falta de mordomia para com o corpo. Os vícios não são benéficos para o corpo, apesar de serem aparentemente saudáveis, satisfatórios e divertidos. Tomar Coca-Cola em excesso pode gerar problemas no estômago. Dormir demais pode levar ao sedentarismo, bem como comer demais à obesidade. Vomitar sua alimentação após as refeições pode levar a desnutrição, câncer de esôfago e debilidade física. O álcool destrói os neurônios e com o tempo deixa a pessoa sem sanidade mental. Eles também geram prejuízos psicológicos e emocionais. Entretanto, como cristãos devemos cuidar do nosso corpo.

“Acaso não sabem que o corpo de vocês é santuário do Espírito Santo que habita em vocês, que lhes foi dado por Deus, e que vocês não são de si mesmos? ” 1 Coríntios 6.19

bullying, o abuso sexual, a baixa auto estima, uma doença, a rejeição de um namorado e várias outras situações podem te levar a cortar os pulsos, comer ou dormir demais, contudo por mais difícil que seja sua situação, não podem justificar seu pecado. As outras pessoas e os desastres da vida não podem nos permitir pecar e se isso acontecer, é por nossa causa (Tg 1.14,15). Não vale a pena perder uma recompensa eterna (Cl 3.23,24) e a profunda intimidade com Ele por um prazer temporário de poucos minutos que não nos saciarão, mas nos escravizarão.

Como novas criaturas em Cristo (Ef.2.3-5) podemos nos deixar encher pelo Espírito, praticar Seus frutos (Gl 5.22,23; Ef 5.18) e não ceder às tentações da carne, pois o pecado não tem domínio sobre nós. Deus nos deu tudo o que necessitamos para passarmos pelas tentações (2Pe 1.3; 1Co 10.13), é possível abandonar um vício! E a melhor sensação de se libertar de um vício é a alegria de depender do Senhor e vê-Lo atuando em sua vida nos pequenos detalhes, saber que Ele está ao seu lado nas dificuldades e que você pode contar com Ele, mesmo quando tiver uma recaída. Ele já foi homem como nós e sabe da nossa luta (Hb 4.15,16), nos compreende e nos responde com misericórdia, graça, disciplina, perdão e amor!

Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça”. 1 João 1.9

Algumas atitudes que podem ajudá-la são:

    • Confesse seu pecado a Deus e peça Sua ajuda para não o cometer mais;
    • Conte para uma irmã na fé mais madura espiritualmente para te ajudar a lidar com o seu vício e para prestar contas dele;
    • Procure identificar as situações em que a tentação costuma ser grande. Pode ser quando você está sozinha, ociosa ou triste. Nesses casos, evite essas situações para não ter recaídas;
    • Coloque sua força em Deus, dependa dEle e baseie sua mudança nEle, pois se começar almejando algum benefício para si e nas suas próprias forças logo vacilará.

Pode-se perceber que o vício é enganador, sugere algo que não pode suprir e nos torna dependente dele e revela características pecaminosas do nosso coração. Assim, sonde seu coração, cuide dele e não julgue os que estão aprisionados em vícios (Mt 7.1), pois é certo que o nosso coração é tão viciado quanto o dele.

Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.”  Provérbios 4.23