São tantas as dificuldades da sua vida que é impossível contemplar revistas divertidas ou simplesmente apreciar um delicioso mousse de chocolate. Aquilo que antes te atraía tanto, não tem a menor graça agora. Você não tem vontade de se exercitar, comer e, infelizmente, não consegue dormir. Seus pensamentos têm te perturbado e você anda mais emotiva do que o normal, chora com músicas, clipes e filmes bobos. E como você tem gostado de ficar sozinha ultimamente, as risadas com os amigos parecem que têm te cansado mais. Como seria bom não existir, de repente, se matar até parece uma boa alternativa. Embora você não goste de admitir, sim, talvez você esteja com depressão. Mas, calma, pode admitir sim e sem medo, você não está sozinha!

Sabia que na Bíblia, várias pessoas passaram por momentos profundos de tristeza? Veja só…

  • O rei Acabe depois de ficar indignado porque não havia conseguido uma vinha que queria, deitou-se em sua cama e se recusou a comer (1Rs 21.4);
  • Jonas pediu para morrer porque estava descontente por Deus ter perdoado o povo de Nínive (Jn 4.3);
  • Ana chorava e ficava sem comer por causa das provocações da outra esposa de seu marido, Penina (1Sm 1.6,7);
  • Davi, por causa de seu adultério com Bate-Seba, ficou angustiado (Sl 32.3,4) e por causa, às vezes, de abalos emocionais, sentiu-se da mesma forma (Sl 55.2,4,5).
  • Jó depois de perder sua família e bens preferia não ter nascido (Jó 3.20-26);
  • Moisés preocupado com o que o povo se alimentaria no deserto pediu para Deus matá-lo (Nm 11.15);
  • Elias depois de ter um decreto de morte oficializado pela rainha contra ele, fugiu e pediu para Deus tirar a vida dele (1Rs 19.4).

Quantos não passaram por situações difíceis que os angustiaram?! Ainda hoje muitos passam também e o grande desejo deles é sair dessa situação. A depressão pode ser causada por problemas físicos como alterações hormonais e dificuldades emocionais, químicos e também pode ser causada por problemas espirituais. Quando Jonas pediu para Deus tirar sua vida estava indignado com o que Ele havia feito! Esse é um exemplo de tristeza relacionada com a insatisfação com Deus, que é pecado.

Assim, entender o que tem causado sua tristeza é um bom ponto de partida. Quando Davi experimentou grande tristeza, ele não tinha um psicólogo para ajudá-lo, mas escreveu o Salmo 42, e no versículo 5 diz “Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? ” Ele se perguntou o que causava sua tristeza. Sei que é difícil se fazer essas perguntas, por isso, não tenha medo ou vergonha de contar para os seus pais e uma conselheira madura da igreja o que está acontecendo com você, pois eles serão instrumentos de Deus em sua vida e poderão te ajudar (Pv 12.15). Dependendo de suas respostas o caminho para tratar a depressão é diferente.

Às vezes, ter atitudes práticas de luta contra o pecado te ajudarão a sair dessa tristeza. Por exemplo, se você terminou com seu namorado e não consegue ficar feliz em estar sozinha, isso não é uma alteração hormonal e você não precisa de remédios para ficar feliz, basta entender que isso também faz parte do plano de Deus e precisa estar satisfeita em Deus mesmo sozinha (1Ts 5.18). A mídia nos ensina que é normal parar de comer por causa de meninos e emagrecer de amor, ela coloca como belo esse drama, mas isso é muitas vezes acomodação na vida de pecado e nos distancia de Deus. Se sua depressão for causada por problemas espirituais, os remédios não a solucionarão. Não é pecado ficar triste, mas se deixar dominar por essa tristeza sim (Fp 4.4; 1Pe 1.6).

Às vezes, ter atitudes práticas em busca de tratamentos neurológicos te ajudarão a sair dessa situação. O cérebro também é um órgão que pode adoecer, seu mau funcionamento pode afetar as emoções e desestabilizá-las. Mas, muitas vezes, os nossos pecados nos fazem adoecer fisicamente, por isso, uma boa auto avaliação de seu relacionamento com Deus é essencial. Contudo, não deixe de procurar ajuda profissional. Nas igrejas em geral é muito comum haver críticas contra deprimidos, taxando-os de incrédulos e pecadores, mas eles podem ser doentes sim, e pecadores, todos são, por isso, é importante ter misericórdia deles (Mt 7.1). Eles precisão de suporte e encorajamento no início, não de exortação e condenação.

Quando se está com depressão, nada tem graça e se identifica com você, por isso é provável que não vá querer ler a Palavra de Deus, porém, insista em lê-la, pois com o tempo, as verdades dela lhe serão impactantes e você poderá testemunhar para outros sua transformação. Deus tem o projeto de trabalhar na sua vida pelo sofrimento. Como cristãs fomos chamadas também para sofrer (1Pe 2.21) para que o nosso caráter seja moldado para ser mais parecido com o de Cristo, se sentir bem não é o nosso objetivo na vida cristã. Deus não nos prometeu uma vida de facilidades, mas prometeu Sua companhia nas dificuldades (Rm 8.26; Hb 13.5; 1Co 10.13). E você pode entender tudo isso por meio de uma leitura direcionada da Palavra, não deixe de procurar conhecer mais a Deus nesse momento.

Procure continuar ativa em suas atividades. Distrair-se dos seus pensamentos tristes e manter-se ocupada te ajudarão também nessa caminhada e são maneiras ótimas de continuar servindo a Deus em meio a dificuldade. Diminua o ritmo da sua agenda, mas não pare. Coma bem, pratique atividades físicas e durma bem. Estude, mas não exagere, não deixe a pressão do vestibular te dominar. Deus lhe dará forças se você pedir (Fp 4.13).

Não se isole, continue indo às programações da igreja, conversando com suas amigas da escola, do cursinho, da faculdade e principalmente da igreja. As pessoas são instrumentos de Deus para te encorajar e você poderá aprender a lidar com suas angústias. Isso também te ajudará a pensar menos em você mesma que é uma tendência da depressão. Tudo o que você ouve deprimida, aplica a você. Mas isso não é saudável, pois torna mais difícil a saída desse quadro e te afasta de Deus, pois te coloca como o foco da sua vida. Contudo, como disse um professor meu: O assunto da vida não é você (Rm 11.36)! Esforce-se para pensar nos outros, ore por eles, faça uma sobremesa, escreva um cartão e surpreenda-se com a alegria que pode receber fazendo isso ou com a alegria que vier deles. E não se esqueça: com o tempo, você também poderá usar a sua experiência para ajudar outras meninas que poderão passar pelo mesmo problema (2Co 1.4).

E, por fim, conte tudo para Deus, todas as suas tristezas e preocupações (1Pe 5.6,7; Fp 4.6,7), pois Ele é quem pode lhe dar a paz para suas dificuldades e te dar um coração alegre.  O choro pode durar uma noite, mas a alegria vem pela manhã (Sl 30.5)!

Ele me tirou de um poço de destruição, de um atoleiro de lama; pôs os meus pés sobre uma rocha e firmou-me num local seguro. Pôs um novo cântico na minha boca, um hino de louvor ao nosso Deus. Muitos verão isso e temerão, e confiarão no Senhor. Salmo 40.2,3