No início deste ano, quando dividimos as séries e os artigos, escolhi o artigo sobre Soberania de Deus sem muito pensar. É óbvio que Deus deve ser soberano, ou Ele não seria Deus. Logo, não me preocupei com isso. No entanto, quando finalmente me sentei para escrever, tive dificuldades de achar palavras para descrever.

Comecei o ano cheia de expectativas e planos, sem imaginar que em menos de um mês, tudo mudaria. Meu maior sonho não se realizaria. As lágrimas logo se tornaram minhas companheiras e a incerteza fez morada em meu coração. E agora? O que fazer? Todos os meus planos haviam ido por água abaixo. Para onde ir?

Uma postagem no Facebook. Pequena, levada na brincadeira, quase passou despercebida. Seria ela que me levaria pro outro lado das Américas. Consegui um emprego. Mudei-me. Trabalhei por quatro meses e chegou a época de vir ao Brasil para o casamento de minha irmã, sabendo que voltar incluiria esperar pelo visto. Hoje, enquanto escrevo, já são quase três meses de espera. Como entender tudo isso?? Talvez a pergunta que eu mais tenha repetido a Deus este ano seja “Por quê?” Mas, enquanto espero, medito e corrijo meus pensamentos de acordo com Filipenses 4.8: o que é verdadeiro?

Em primeiro lugar, Deus é amor. Sim, a Bíblia está repleta de afirmações sobre o amor de Deus por mim como sua criatura, mas em especial por mim, Sua Filha, escolhida antes da fundação do mundo e lavada pelo sangue do Seu Filho. Em segundo lugar, Deus é bom. Não só é bom como também o próprio bem. Ele é tudo de perfeito e nele não há nenhum mal. Nada do que Ele faz pode ser considerado errado ou maldoso ou injusto.  Em terceiro lugar, Ele é poderoso. Ele é o autor de tudo – do mundo e tudo o que nele há, incluindo a minha vida. Ele é quem faz tudo de modo belo, artístico, criativo, perfeito. Mas, em último lugar, sei que todo o poder e autoridade é Dele. Ele é o único soberano sobre todas as coisas. Crer nesta verdade tem sido o que me sustém durante a incerteza e a espera. Acompanhe comigo e juntas encontraremos a resposta pra todo e qualquer “Por quê?” nosso.

“Seja bendito o nome de Deus, de eternidade a eternidade, porque dele é a sabedoria e o poder; é ele quem muda o tempo e as estações, remove reis e estabelece reis; ele dá sabedoria aos sábios e entendimento aos inteligentes. Ele revela o profundo e o escondido; conhece o que está em trevas, e com ele mora a luz.” ‭‭Daniel‬ ‭2.20-22‬ ‭ARA‬

“Bendito és tu, Senhor, Deus de Israel, nosso pai, de eternidade em eternidade. Teu, Senhor, é o poder, a grandeza, a honra, a vitória e a majestade; porque teu é tudo quanto há nos céus e na terra; teu, Senhor, é o reino, e tu te exaltaste por chefe sobre todos. Riquezas e glória vêm de ti, tu dominas sobre tudo, na tua mão há força e poder; contigo está o engrandecer e a tudo dar força. Agora, pois, ó nosso Deus, graças te damos e louvamos o teu glorioso nome. Porque quem sou eu, e quem é o meu povo para que pudéssemos dar voluntariamente estas coisas? Porque tudo vem de ti, e das tuas mãos to damos.” 1 Crônicas‬ ‭29.10-14‬ ‭ARA‬‬

Vemos a soberania de Deus ser repetida por toda a Escritura. O Deus que tem poder para Criar é o mesmo que tem poder para dar rumo a tudo o que acontece em Sua criação. Como disse Daniel, ele determina o tempo e as estações, os reinos e as nações. Como disse Davi, na dedicação do templo, tudo o que há na terra é Dele e tudo o que temos vem Dele.

A soberania de Deus é tão incomparável e tão intrínseca a seu Ser, que não conseguimos deixar de mencioná-la. Todas as vezes que falamos de Deus neste blogue, nos referimos a Ele como aquele que tudo pode, cujos planos não podem ser frustrados, como disse Jó (42.3).

Quando Marina falou sobre Deus sendo amor, mostrou como Deus regeu a história para nos trazer Jesus, perdoando-nos e aproximando Dele, e de como nada tem poder superior ao Dele a ponto de nos separar de Seu amor, de si mesmo.

Quando Marília falou sobre Deus ser bom, mesmo nos momentos difíceis, mencionou José e toda a sua trajetória improvável de Escravo a Governador do Egito (Gênesis 37-45). José deixa claro, e Marília fez questão de copiar para o artigo, que foi Deus quem tornou o mal que seus irmãos lhe infligiram em bem para com ele.

Quando Thaís descreveu a criatividade de Deus, usou o texto de Jó 38-39, sobre como Deus usa sua criatividade para criar a terra e dar forma a todas as coisas que nela existem, e não somente isto, mas também para fazer as leis que a mantém funcionando. Sua soberania anda de mãos dadas com Seu poder criativo.

Deus é Soberano não apenas pelo Seu poder, ou seja, aquilo que Ele pode fazer, mas também pelo Seu caráter.

“A quem me comparareis para que eu lhe seja igual? E que coisa semelhante confrontareis comigo? Lembrai-vos das coisas passadas da antiguidade: que eu sou Deus, e não há outro, eu sou Deus, e não há outro semelhante a mim; que desde o princípio anuncio o que há de acontecer e desde a antiguidade, as coisas que ainda não sucederam; que digo: o meu conselho permanecerá de pé, farei toda a minha vontade; que chamo a ave de rapina desde o Oriente e de uma terra longínqua, o homem do meu conselho. Eu o disse, eu também o cumprirei; tomei este propósito, também o executarei.” ‭‭Isaías‬ ‭46:5, 9-11‬ ‭ARA‬‬

A.W. Pink vai dizer que a soberania é “o exercício da supremacia”, a razão pela qual Deus faz tudo sem consultar ninguém além de si mesmo. E sendo o Bem supremo, Ele é, de fato, superior a todos (pois é perfeito) e, assim, digno de todo o nosso louvor e gratidão, por tudo o que faz e por tudo o que é, mesmo quando não entendemos, limitado se imperfeitos que somos, as Suas ações.

Creio ser ainda mais difícil de entender quando aquilo que Ele faz não parece com bondade ou amor, mas já mostramos nos outros artigos que, justamente por nossas limitações, não podemos questionar a justiça e o conselho de Deus – não sabemos o que de fato é o bem. Jó foi repreendido por fazê-lo. Não ajamos como Jó. Paulo declarou em alto e bom som a verdade que não podemos esquecer:

“Ó profundidade da riqueza, tanto da sabedoria como do conhecimento de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis, os seus caminhos! Quem, pois, conheceu a mente do Senhor? Ou quem foi o seu conselheiro? Ou quem primeiro deu a ele para que lhe venha a ser restituído? Porque dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas. A ele, pois, a glória eternamente. Amém!” ‭‭Romanos‬ ‭11:33-36‬ ‭ARA‬‬

Quando olho para meu 2017, e vejo tudo o que me aconteceu, não posso deixar de ver a mão soberana de Deus.

Confiar em Sua soberania me permitiu passar pelo sofrimento da perda dos sonhos, sabendo que meu julgamento era falho e que apenas Ele sabia o que é melhor para mim. Confiar em Sua soberania me fez aceitar Seu plano para minha vida com um coração em paz, sem dúvidas, sem receios, e vivê-lo dando o melhor de mim. Confiar em Sua soberania me sustenta na espera do meu visto, acalma meu coração quanto às coisas que deixei para trás e que não posso fazer daqui, e na certeza de que se Deus quisesse, já teria acontecido.

Então, meu conselho a você hoje, é que não permita que as suas dúvidas e o seu desejo de controle gerenciem a sua vida e as suas emoções. Confie naquele que criou os céus e a terra, aquele que não precisa do conselho de ninguém, aquele a quem todo o mundo se rende em glória: o amoroso, bondoso e criativo Soberano Deus.