Nota do editor: Este artigo faz parte de uma série sobre o feminismo publicada toda quarta e quinta feira do mês de abril. Procuramos abordar os principais tópicos deste tão relevante assunto, no entanto, sabemos que não cobriremos todas as suas faces. Nosso desejo não é criar polêmica, mas sabemos que a Bíblia quase sempre nos coloca na contramão do mundo. Nosso objetivo nesta série é estudar o que a Bíblia tem a nos dizer sobre a mulher, seu papel e seu valor, enquanto olhamos para o feminismo e o comparamos com as verdades encontradas nas Escrituras. Responderemos perguntas como: O que é feminismo? O que ele advoga? Há quanto tempo ele existe? O que afirmamos quando dizemos ser “feministas”? O que a Bíblia tem a nos dizer sobre masculinidade e feminilidade? É possível ser cristã e feminista? O feminismo é o que diz ser? Se não é, então qual a alternativa bíblica para o feminismo?


Depois de muito ler e pesquisar sobre feminismo neste último ano, e pensando amorosamente como desenvolver esta série, algumas verdades sobre o feminismo foram tão chocantes que comecei a pensar que o estamos tratando com muitos panos quentes, maquiando suas mentiras deslavadas e fazendo com que ele seja tratado como normal ou aceitável, sem levar em conta o papel degradante desta cosmovisão na nossa vida e no nosso mundo. Percebi que quando buscamos o feminismo, acreditamos nele, e o chamamos de VERDADE, afirmamos muitas coisas sem pensar, e outras pensando, sem saber, ou rebeldemente sabendo e não aceitando, que são contrárias à Verdade de Deus, seu Filho Jesus Cristo e Seu plano para a humanidade.

Se você não é cristã, é muito provável que pense muitas das afirmações a seguir, talvez até com orgulho. Mas se você for cristã, te encorajo a dar uma olhada profunda em si mesma e avaliar se tem de fato pensado assim, arrepender-se destes pensamentos anti-bíblicos e substituí-los por pensamentos e convicções que honrem a Deus (Filipenses 4.8).


Preciso do feminismo porque creio que a verdade é pessoal e relativa, e não determinada pelo Criador do Universo, tampouco o papel que eu quero assumir nesta vida.

Preciso do feminismo porque penso que filmes, livros e novelas falham ao mostrar uma imagem sobre a mulher definida pelo homem e não pela própria mulher. Preciso do feminismo porque aprendi que só eu posso definir quem eu quero ser.

Preciso do feminismo porque preciso ser capaz de determinar minha visão sobre mim, sobre o que é feminilidade, o que é masculinidade, o que é casamento. Na verdade, preciso do feminismo para afirmar minha autoridade sobre mim mesma.

Preciso do feminismo porque minhas definições de homem e de mulher são construídas pela sociedade e pela cultura, ou até mesmo não existem.

Preciso do feminismo porque não acredito que a masculinidade ou feminilidade tenham um propósito eterno de glorificar a Deus pelas suas diferenças e complementos, mas que sejam construções sociais criadas para inferiorizar a mulher e valorizar o homem.

Preciso do feminismo porque minha compleição e personalidade são fruto de uma construção social, sendo dadas a mim culturalmente, e não amorosamente feitas femininas pelo meu Criador. Preciso do feminismo para me auto-afirmar porque minha identidade é fundamentada nele.

Preciso do feminismo porque não acredito que minhas características e preferências femininas sejam fruto do design perfeito de Deus, mas uma construção social maligna para me colocar numa posição de inferioridade em relação ao homem. Na verdade, não acredito que elas sirvam para demonstrar minha necessidade de liderança e proteção, mas que elas me fazem frágil e incapaz de me defender e por isso devem ser extirpadas e apagadas para que eu possa ser forte e capaz de superar e dominar os homens.

Preciso do feminismo porque a maternidade e o casamento são impostos a mim culturalmente e não possíveis partes belas da vida e do design do próprio Deus para os relacionamentos.

Preciso do feminismo porque não compreendo liderança masculina como proteção, provisão e iniciativa, úteis e disponíveis para me servir e valorizar como pessoa, mas como uma tentativa de apagar a minha personalidade que só deve ser construída por mim.

Preciso do feminismo porque quaisquer tipos de padrões sobre mim limitam minha expressão individual e me prendem, ao invés de me protegerem e me darem direção.

Preciso do feminismo porque acredito que sou capaz de cuidar de mim mesma, sou um ser independente e não preciso nem de um homem, nem de uma comunidade, nem de um deus de quem depender.

Preciso do feminismo porque me deixo enganar pela pecaminosidade dos homens e minha própria imaturidade e preciso culpar alguém por isso, já que eu sou uma mulher superior e mais sábia. Preciso do feminismo porque acredito que chegou a minha vez de ter autoridade, valorização e poder.

Preciso do feminismo porque eu dou mais valor e ouvido ao meu coração pecaminoso e egoísta do que à Palavra Eterna daquele que me fez e morreu na cruz para me salvar.

Preciso do feminismo porque acredito que “ame a teu próximo como a ti mesmo” só se aplica às mulheres.

Preciso do feminismo porque preciso de auto-afirmação pelo simples fato de ser mulher, que minhas competências  devem ser sempre elogiadas e que ninguém pode me criticar.

Preciso do feminismo porque estou em conflito se valorizo minha feminilidade porque sou mulher ou se defendo que minha feminilidade e o “ser mulher” devem ser opcionais.

Preciso do feminismo porque não aceito críticas, não aceito limites, não aceito autoridade, não aceito verdades, só aceito a mim.

Preciso do feminismo porque o meu prazer, o meu desejo e a minha realização pessoal são as coisas mais importantes do mundo.

Preciso do feminismo porque estou cega para seus efeitos degradantes na sociedade, no casamento, na família e na própria mulher.

Preciso do feminismo porque preciso de um mundo que gire em torno de mim e de todas as outras mulheres.

Preciso do feminismo porque sou vítima do homem e da sociedade e não ré e vítima na mesma jornada de pecado neste mundo.

Preciso do feminismo porque não posso aceitar o meu pecado ou o pecado de outros como pecado, e preciso chamá-lo de machismo, pois ele é apenas contra mim, mulher, não contra outros ou contra Deus.

Preciso do feminismo porque o homem é um ser egoísta e machista por natureza e a sua masculinidade é determinada por uma sociedade machista e egoísta.

Preciso do feminismo porque penso que a opressão é causada sempre pelo homem e que as mulheres são amorosas e cuidadosas em seus corações.

Preciso do feminismo porque me recuso a acreditar que o mesmo pecado e egoísmo que vejo nos homens esteja presente dentro do meu coração enganoso e corrupto.

Preciso do feminismo porque preciso de uma desculpa para minha rebeldia, meu egoísmo e minha insegurança.

Preciso do feminismo porque penso que qualquer coisa que limite minha liberdade, mesmo que seja a liberdade do outro, deve ser destruída.

Preciso do feminismo porque não conheço história, sociologia, biologia ou filosofia. Preciso do feminismo porque não conheço a Bíblia. Preciso do feminismo porque, desconhecendo a história, a sociologia, a biologia, a filosofia e a minha própria Bíblia, acredito que o movimento pelos direitos das mulheres seja legítimo em toda e qualquer esfera e que ele não tenha começado por motivos egoístas ou enganosos.

Preciso do feminismo porque acredito que a Bíblia é um livro machista, não tendo nunca o estudado a partir da perspectiva do Criador. Na verdade, preciso do feminismo porque duvido até mesmo que este livro seja divino. Aliás, acredito que o deus da Bíblia seja uma construção social, idealizada por homens, e que as Escrituras foram feitas para justificar suas atitudes machistas e dominadoras para comigo.

Preciso do feminismo porque penso que o Autor das Escrituras não se importa com as mulheres e que aquilo que em seu livro está escrito foi registrado contra mim e não a meu favor.

Preciso do feminismo porque apenas eu posso determinar o que fazer com o meu corpo, incluindo quando, onde e com quem quero fazer sexo, e o projeto do Criador para o sexo é incompatível com o desejo (pecaminoso) do meu coração.

Preciso do feminismo porque quero fazer o que quiser com a minha sexualidade e não dou a mínima para o design divino para a sexualidade, para a pureza ou para os relacionamentos interpessoais.

Preciso do feminismo porque não posso deixar que minhas escolhas sejam seguidas de quaisquer consequências que eu não tenha escolhido.

Preciso do feminismo porque o meu respeito pelo meu corpo é maior do que o meu respeito pelo corpo do outro.

Preciso do feminismo porque minha independência é superior ao direito à vida do meu próprio filho. Na verdade, preciso do feminismo para afirmar o que é vida e o que não é, porque meu deus não é sábio o suficiente para determiná-la, criá-la ou salvá-la.

Preciso do feminismo porque meu deus não é forte para defender a minha causa.

Preciso do feminismo porque meu deus não é suficiente para satisfazer minhas necessidades.

Preciso do feminismo porque meu deus não se comove com a violência sexual, física e verbal praticada contra mim nem se propõe a punir aqueles que a causam.

Preciso do feminismo porque meu deus não é soberano para exercer autoridade sobre minha vida.

Preciso do feminismo porque meu deus não é capaz de salvar o homem que me ofende ou abusa, nem se preocupa com a minha causa.

Preciso do feminismo porque não aceito autoridade ou liderança alguma sobre mim, nem de homem, nem da sociedade, nem de Deus.

Preciso do feminismo porque acredito que um deus machista criou o homem para dominar sobre mim e isso não é uma questão espiritual, mas social e cultural.

Preciso do feminismo para me auto-afirmar porque o que Deus diz sobre mim nas Escrituras não pode ser verdadeiro ou não é suficiente para mim.

Preciso do feminismo porque me recuso a acreditar que Sua Palavra seja verdadeira, ou até mesmo que Ele exista.

Enfim, preciso do feminismo porque não me pregaram um Deus suficientemente amoroso e poderoso para cuidar de mim, suficientemente forte e justo para me defender e punir os que me ferem, suficientemente bondoso e protetor para me proteger e guardar, suficientemente próximo para se importar, suficientemente poderoso e soberano para definir minha identidade e guiar a minha vida.

Na verdade, preciso do feminismo porque mesmo que tenham me pregado sobre Ele, me recuso a crer Nele e me submeter à Sua vontade amorosa e direção bondosa.