“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, e a minha alma o sabe muito bem. Os meus ossos não te foram encobertos, quando no oculto fui feito, e entretecido nas profundezas da terra. Os teus olhos viram o meu corpo ainda informe; e no teu livro todas estas coisas foram escritas; as quais em continuação foram formadas, quando nem ainda uma delas havia.” Salmo 139.14-16

Se queremos falar sobre a nossa identidade, precisamos voltar ao começo mesmo. E o momento mais cedo de nossas vidas se deu ainda na barriga de nossas mães… O salmista reconhece que Deus já o conhecia quando o fez “corpo ainda informe”. Se pensarmos que o coração de um bebê já bate na terceira semana de vida, Deus o conhecia antes mesmo que este coraçãozinho tomasse forma. A ideia aqui é, na verdade, que Deus a conhece porque Ele a gerou, a criou.

Não é incrível pensar que Deus fez você especial e de modo assombrosamente maravilhoso? Você não foi um acidente, ou uma série de progressões evolutivas do acaso, mas que você foi planejada com tanto carinho e esmero que o único adjetivo possível que o salmista achou foi “assombrosamente maravilhoso”.

Lembro-me de ter lido um artigo sobre um senhor japonês que plantara um jardim das flores preferidas de sua esposa para que ela pudesse sentir seu olor todos os dias. A história é ainda mais especial porque ela era cega. Imagine o tempo, suor e dinheiro dedicados neste projeto. Isto é tão maravilhoso que até mesmo impressiona. Para fazer este jardim ele precisou conhecer como era o solo, a semente, como a planta se desenvolvia, tempo de florada, quanto de rega e sol ela precisava, tudo isso e muito mais. Quanto mais o Pai Celeste, que é o Criador, faz por nós!

Gênesis 3.7-9 diz que, tendo terminado de criar a Terra,

formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente. E plantou o SENHOR Deus um jardim no Éden, na direção do Oriente, e pôs nele o homem que havia formado. Do solo fez o SENHOR Deus brotar toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento; e também a árvore da vida no meio do jardim e a árvore do conhecimento do bem e do mal.

Agora deixe-me lhe dizer, eu havia escolhido “Criada por Deus” como título para esse artigo. Mas quando terminei de escrevê-lo, decidi que a melhor escolha seria “Projetada por Deus”, porque gosto da ideia de processo e propósito contida na palavra “projeto”. Há um processo na projeção do ser humano que é claramente observável. E amo a poesia destes versos ao dizer que Deus “plantou” o homem no jardim, como se fosse uma das flores. O autor de Gênesis continua, nos versos 15-17:

Tomou, pois, o SENHOR Deus ao homem e o colocou no jardim do Éden para o cultivar e o guardar. E o SENHOR Deus lhe deu esta ordem: De toda árvore do jardim comerás livremente, mas da árvore do conhecimento do bem e do mal não comerás; porque, no dia em que dela comeres, certamente morrerás.

O homem foi criado por Deus para cultivar e guardar o jardim, que havia sido também criado, com “toda sorte de árvores agradáveis à vista e boas para alimento”. Assim como o primeiro ser humano, você é um projeto de Deus, com datas e planos de execução específicos, com propósitos bem determinados. Sim, mesmo nos desafios deste projeto, os cálculos de Deus são precisos e apenas Ele sabe como este projeto pode dar certo, em beleza, eficácia e produção. Admire comigo o relato da criação da mulher:

Disse mais o SENHOR Deus: Não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora que lhe seja idônea. Havendo, pois, o SENHOR Deus formado da terra todos os animais do campo e todas as aves dos céus, trouxe-os ao homem, para ver como este lhes chamaria; e o nome que o homem desse a todos os seres viventes, esse seria o nome deles. Deu nome o homem a todos os animais domésticos, às aves dos céus e a todos os animais selváticos; para o homem, todavia, não se achava uma auxiliadora que lhe fosse idônea. Então, o SENHOR Deus fez cair pesado sono sobre o homem, e este adormeceu; tomou uma das suas costelas e fechou o lugar com carne. E a costela que o SENHOR Deus tomara ao homem, transformou-a numa mulher e lha trouxe. E disse o homem: Esta, afinal, é osso dos meus ossos e carne da minha carne; chamar-se-á varoa, porquanto do varão foi tomada. (Gênesis 2.18-23)

Algumas moças vão dizer que este relato é machista pois subordina a mulher ao homem, tornando-a inferior a ele. Tenho vontade de chamá-las de “tolinhas”, pois me parece que elas não sabem fazer uma simples interpretação de texto. Deus havia criado casais de todas as espécies, mas o homem estava só.

O Dr. Joel Beeke afirma que este trecho de Gênesis nos ensina três coisas sobre a mulher:

  1. A mulher foi criada como uma auxiliadora idônea para o homem;
  2. A mulher feita por Deus como Seu trabalho manual;
  3. A mulher feita para ser uma com o homem.

Quero me ater ao primeiro e segundo ponto apenas. Você pode ler mais sobre o restante aqui. Beeke diz:

Depois que pôs nomes em todos os animais, Adão verificou que nenhum havia sido criado à imagem de Deus. Todos tinham um corpo e mesmo, em certo sentido, uma personalidade. Nenhum, porém, tinha uma alma. Adão não poderia ter qualquer comunhão com qualquer um deles a nível espiritual. Não importa quão bom fosse o relacionamento de Adão com um animal, algo ficava faltando.(…) Sem dúvida Adão imaginava que se fosse para ter uma companhia, a companheira deveria ser especialmente criada por Deus à Sua imagem, exatamente como ele próprio, Adão, havia sido. Assim, Adão estava preparado para uma mulher e a mulher devia agora ser preparada para ele. Ela deveria ser criada como sua réplica perfeita no mundo. Homem e mulher foram feitos de modo diferente e, contudo, pelo ato criativo de Deus, eles deveriam ser mais semelhantes do que qualquer outra coisa na criação. Eva foi criada como uma mulher perfeita.”

Ou seja, Deus não a criou em posição inferior, mas em posição de igualdade. Se Adão fora feito à imagem e semelhança de Deus, assim Eva o seria. Se a ele fora dado o domínio sobre toda a terra e tudo o que nela existe, assim também seria dado a ela. O primeiro relato da criação em Gênesis diz assim:

“Disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; tenha ele domínio sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus, sobre os animais domésticos, sobre toda a terra e sobre todos os répteis que rastejam pela terra. Criou Deus, pois, o homem à sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. E Deus os abençoou e lhes disse: Sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.” (Gênesis 1.26-28)

O fato de a mulher ser criada após o homem tem a ver com ordem e não com posição. Ao homem foi dada autoridade sobre toda a terra, e a mulher lhe seria uma “auxiliadora idônea”, subordinada a ele em autoridade, mas em igual posição e valor. No hebraico, “auxiliadora idônea” é uma palavra apenas, ezer. Como Beeke ensina:

“Ser uma ajudadora idônea não é uma posição degradante. A forma verbal desta palavra significa basicamente auxiliar ou suprir aquilo de que um indivíduo não pode prover-se por si só. A Septuaginta a traduz com uma palavra que o Novo Testamento usa com o sentido de “médico” (Mateus 15:25). Ela transmite a idéia de socorrer alguém aflito. Certamente uma esposa piedosa se deleita em satisfazer as necessidades do seu esposo. Idônea vem da palavra que em hebraico significa “oposto”. Literalmente é “de acordo com o oposto dele”, significando que uma mulher complementará e corresponderá ao seu marido.”

Ele continua:

“Deus causou um profundo sono em Adão como um passo inicial na criação da mulher… Deus extraiu uma das costelas do homem e preencheu o lugar vazio com carne, fechando a ferida. Da costela, Deus então “fez” — literalmente, em hebraico, “edificou” ou “construiu” uma mulher. Deus miraculosamente, meticulosamente, belamente, laboriosamente, formou uma mulher com Suas próprias mãos, fazendo-a cada pedacinho, tão especial quanto o homem que Ele havia criado antes. Existe algo particularmente belo, até mesmo poético, sobre esta criação. A mulher é feita para o homem e, por isso, poder-se-ia pensar nela como uma serva do homem. Gênesis porém, não diz isto. Ao contrário, como coloca Matthew Henry: “A mulher foi feita da costela do lado de Adão; não da sua cabeça, para não governá-lo; nem de seus pés, para não ser pisada por ele; mas do seu lado, para ser igual a ele, debaixo de seu braço, para ser protegida, e perto do seu coração, para ser amada”.

Ambos, homem e mulher, foram criados a semelhança de Deus, com capacidades de raciocínio, vontade e emoção; ambos receberam dEle autoridade para cuidar e cultivar a terra que havia sido criada para eles; e ambos receberam acesso irrestrito a Ele no jardim. Ambos também receberam instruções sobre como viver e se relacionar.

No entanto, como aqueles que já leram o terceiro capítulo de Gênesis sabem,  Adão e Eva decidiram desobedecer a Deus e pecaram. Isto os afastou do jardim tão carinhosamente preparado para eles e do Deus que os havia criado de modo tão meticuloso. Assim, nós, seus descendentes, habitamos um mundo caído, e tanto nossas características físicas quanto personalidade são afetadas pelo pecado. Portanto, sempre haverá uma diferença entre o que somos e o que poderíamos ser, entre o que queremos ser e o que seremos. Falaremos mais sobre isso no próximo artigo, mas por hoje, confie nesse Deus que te fez de modo assombrosamente maravilhoso e que conhece cada um dos teus dias, assim como aquele marido conheceu e planejou cada detalhe daquele jardim para esposa.

As três maiores perguntas de todo ser humano são de onde vim, para onde vou e por que existo. Saber que Deus fez você responde a primeira pergunta e dá direcionamentos para as outras duas, que iremos atender no decorrer desta série. 

Por hora, lembre-se: Quando você estiver descontente com alguma característica sua, seja de personalidade ou física, lembre-se que Ele te fez de forma maravilhosa. Quando te ofenderem porque estas características são consideradas, pelo mundo, desprezíveis, feias ou fora de moda, lembre-se que Ele te fez de forma assombrosa. Quando você sentir sua feminilidade atacada por pensamentos alheios à Escritura, lembre-se que foi Ele quem a projetou para ser assim. Quando você tiver medo ou ficar ansiosa quanto ao futuro, lembre-se que Ele contou os dias da sua vida e conhece cada um deles. É isso, é suficiente. Ele fez você miraculosa, meticulosa, bela e laboriosamente. Diga com o salmista:

“Eu te louvarei, porque de um modo assombroso, e tão maravilhoso fui feito; maravilhosas são as tuas obras, E A MINHA ALMA O SABE MUITO BEM.” Salmo 139.14