Existe um ditado que diz que a vida é uma caixinha de surpresas e de fato considero que isso seja verdade, pelo menos na perspectiva humana. Hoje você está bem, saudável, seguindo sua rotina habitual, mas amanhã o resultado de um exame pode mudar sua vida de cabeça para baixo. Hoje você se alegra com sua família unida, amanhã seus pais podem abrir uma brecha e o divórcio se tornar a dura realidade em seu lar. Hoje você está toda feliz com um namoro ou um noivado satisfatório, amanhã notícias ruins te decepcionam e você se sente rejeitada, enganada e sozinha. Podem parecer quadros um tanto quanto dramáticos, mas a verdade é que, sejam grandes ou pequenas, as tragédias ou situações difíceis muitas vezes vêm sem dar avisos prévios e nosso primeiro instinto é sofrer, não somente com a dureza da realidade, mas também pela falta de esperança que toma conta do nosso coração. O que vai acontecer agora? Será que vou morrer? Será que vou ficar sozinha para sempre? Será que um dia essa dor terrível vai passar?

Pode até ser que a vida seja uma caixinha de surpresas para nós, humanos, limitados em nossa perspectiva temporal e terrena, mas para Deus não funciona assim. Ele nunca é surpreendido por nenhuma tragédia. A morte, a doença, o desprezo, a traição, já eram conhecidas por Ele desde muito antes que você passasse por elas. E Ele mesmo permitiu que elas atingissem a sua vida, a questão é: você confia nEle a ponto de permanecer firme em meio ao caos? Como você se comporta quando as coisas parecem não fazer sentido?

Quando situações assim atingem nossa vida, somos tentadas a duvidar do caráter de Deus, que Ele é bom, soberano, poderoso, ou até mesmo duvidar que Ele realmente nos ama. Hoje quero apontar para algumas verdades que as Escrituras nos mostram e que podem nos ajudar a sermos aprovadas em meio a provações, tanto as grandes quanto as pequenas.

 

Três Verdades Poderosas

Verdade 1: ELE SABE COMO É DIFÍCIL

Um pensamento muito comum quando estamos passando por momentos difíceis é “ninguém me entende”, “ninguém sabe como dói”, e outros parecidos com esses. Mas a Palavra de Deus nos mostra que esses pensamentos são mentirosos:

“Pois não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas, mas sim alguém que, como nós, passou por todo tipo de tentação, porém, sem pecadoAssim sendo, aproximemo-nos do trono da graça com toda a confiança, a fim de recebermos misericórdia e encontrarmos graça que nos ajude no momento da necessidade.” (Hebreus 4.15-16)

A ideia de que Jesus é Filho de Deus pode nos levar à falsa conclusão de que para Ele foi fácil vencer a tentação, mas a verdade é que essa ideia é absurda. Jesus experimentou todos os tipos de tentação (poder, posses e prazer – 1 Jo 2.16) e venceu todas elas! Veja o que C. S. Lewis fala sobre isso:

“Nenhum homem sabe realmente o quanto é mau até se esforçar muito para ser bom. Circula por aí a ideia tola de que as pessoas virtuosas não conhecem as tentações. Trata-se de uma mentira deslavada. Só os que tentam resistir às tentações sabem quão fortes elas são. Afinal de contas, para conhecer a força do exército alemão, temos de enfrentá-lo, e não entregar as armas. Para conhecer a intensidade do vento, temos de andar contra ele, e não deitar no chão. Um homem que cede à tentação em cinco minutos não tem a menor ideia de como ela seria uma hora depois. Por esse motivo, as pessoas más, em certo sentido, sabem muito pouco a respeito da maldade. Na medida em que sempre se rendem, levam uma vida protegida. É impossível conhecer a força do mal que se esconde em nós até o momento em que decidimos enfrentá-lo; e Cristo, por ter sido o único homem que nunca caiu em tentação, é também o único que conhece a tentação em sua plenitude – o mais realista de todos os homens.” (1)

O mais realista de todos os homens, aquele que mais conhece a tentação, este é quem está ao nosso lado no sofrimento! Que outra reação podemos ter, que não seja nos aproximarmos com confiança do trono da graça?

Verdade 2: ELE QUER QUE VOCÊ VENÇA, E TE CAPACITA PARA ISSO!

Outro pensamento que pode tomar conta de nossos corações é “eu não vou aguentar!”, “eu não consigo!”, “é mais forte que eu!”. Pensamentos como estes também são mentirosos e acreditar neles não trará outro resultado senão o fracasso! Agora veja que esperança Deus nos dá a respeito disso:

“Não sobreveio a vocês tentação que não fosse comum aos homens. E Deus é fiel; ele não permitirá que vocês sejam tentados além do que podem suportar. Mas, quando forem tentados, ele lhes providenciará um escape, para que o possam suportar.” (1 Coríntios 10.13)

Em primeiro lugar, sua tentação é sempre “comum aos homens”, ou seja, é algo que acontece não só com você, mas também com outras pessoas. Você não é o único a passar por isso. Em segundo lugar, sua tentação é sempre personalizada de acordo com a medida da fé que Deus deu a você. Ele mesmo promete que não vai dar nada a você que seja mais do que você aguenta! Pode até ser que você olhe o gigante e diga “é muito grande, muito forte, muito poderoso para mim!”, mas o que é um gigante perto do poder de Deus? Quem te libertou do poder do pecado foi o próprio Deus (Romanos 6.6) e Ele mesmo promete fornecer um escape, um meio pelo qual você pode vencer a tentação! Assim, não temos mais motivos para não lutar!

Verdade 3: ELE MESMO PLANEJOU ESSA SITUAÇÃO E ESTÁ USANDO-A PARA O SEU BEM!

Se cremos na soberania e onisciência de Deus, temos que admitir que Ele já sabia que você iria passar pela situação difícil que está enfrentando agora. As Escrituras vão ainda além, dizendo não só que Ele sabia, mas que Ele vai usar essa situação:

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito…para serem conformes à imagem de seu Filho.” (Romanos 8.28,29)

“Então Deus usa o mal para fazer o bem? ‘Os fins justificam os meios?’”, alguém pode perguntar. Bom, primeiramente é preciso lembrar que o mal entrou nesse mundo por conta do pecado do próprio homem, e isso não agradou a Deus. “Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor com que nos amou, e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com Cristo, – pela graça sois salvos” (Efésios 2.4,5), ou seja, por conta da misericórdia de Deus, por conta de seu grande amor, Ele transforma o mal em bem, redime e nos salva de nós mesmos, de nosso pecado e condenação. Por isso, Ele usa nossas fraquezas, nossas falhas, nosso pecado, as situações difíceis, tudo isso, para nos transformar à imagem de Cristo, para nos amadurecer, para o nosso bem. Que verdade preciosa!

 

Nossa resposta

Espero que a meditação nessas verdades possa dar a você ânimo para lutar e não se deixar vencer pelo desânimo, cansaço ou incredulidade! E que sua resposta diante da situação difícil seja a alegria, pois Deus está te dando uma oportunidade de ‘tirar 10’, de ‘passar para a próxima fase’, de se tornar mais madura, mais experimentada, de aumentar sua fé. Como afirma Tiago em sua epístola:

“Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações, pois vocês sabem que a prova da sua fé produz perseverança. E a perseverança deve ter ação completa, a fim de que vocês sejam maduros e íntegros, sem lhes faltar coisa alguma […] Feliz é o homem que persevera na provação, porque depois de aprovado receberá a coroa da vida que Deus prometeu aos que o amam.” (Tiago 1.2-4,12)

Veja a situação difícil como uma oportunidade para ser aprovada, crescer, tornar-se mais parecida com Jesus! Deus promete que Ele mesmo vai te ajudar a vencer, te orientando e ensinando como se parecer mais com Ele!

 

(1) C.S. Lewis. O Cristianismo Puro e Simples, p. 189.