“Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês vai completá-la até o dia em que Cristo voltar” Filipenses 1.6

Você e eu, desde o momento que deixamos de ser cegas as verdades de Deus, temos corrido uma carreira difícil mas com um fardo leve, cansativa mas não esgotante, pessoal mas nunca solo. Estou falando da carreira da vida cristã. A salvação não é apenas um acontecimento, ela é O acontecimento que muda nossa vida.

Olhando pela minha própria experiência, a corrida da carreira cristã tem tido muitas etapas diferentes e muito crescimento. Deus é um deus pessoal, ele não age igual com todas as pessoas, mas ele sempre age conforme a sua santidade. (1 Pedro 1.16) Então se você tem 1 dia de convertida ou tem 30 anos, Deus continuará a te fazer crescer de acordo com sua Palavra (Jo 17.17), sempre claro de uma maneira pessoal de acordo com os propósitos dele para tua vida. (Jeremias 29.11) 

No meio da mudança de vida que a salvação traz, no meio da mudança de visão que você tem quando passa a acreditar em Jesus e a amá-Lo acima de qualquer outra coisa, aprendemos que precisamos passar a obedecê-Lo. Mas como fazer isso? Quanto do trabalho é Ele que faz e quanto sou eu? Preciso ficar esperando que ele aja em mim para começar a obedecer ou já posso começar a agir? Essas são algumas das perguntas que passaram alguma vez pela minha mente ou ouvi de adolescentes. 

Vejamos na carta aos Efésios o que Paulo, inspirado por Deus, escreveu:

“Quando eu estava aí, meus amados, vocês sempre seguiam minhas instruções. Agora que estou longe, é ainda mais importante que o façam. Trabalhem com afinco a sua salvação, obedecendo a Deus com reverência e temor.  Pois Deus está agindo em vocês, dando-lhes o desejo e o poder de realizarem aquilo que é do agrado dele.” Efésios 2.12-13

Paulo passou um tempo em Éfeso, mas na hora de escrever a carta (sendo Timóteo quem escrevia e ele ditava as palavras), Paulo estava encarcerado em Roma. Mesmo assim, ele mantinha uma preocupação imensa de que aqueles irmãos na fé continuassem no caminho da santidade. 

Prestem muita atenção na parte que diz: “Trabalhem com afinco a sua salvação, obedecendo a Deus com reverência e temor.” Se parássemos por aí, e só lermos até esse versículo, poderia parecer que todo o trabalho de crescer espiritualmente, obedecer e conhecer mais a Deus cai sobre nós. Mas, se isso realmente for assim, qual seria o sentido de Cristo ter morrido por nós? Se nós mesmos poderíamos estar perto dele nos esforçando muito, não poderíamos nós mesmas também nos salvar? 

Graças a Deus pela pequena, mas muitíssima importante, palavra “POIS“ nas escrituras. “Pois Deus está agindo em vocês, dando-lhes o desejo e o poder de realizarem aquilo que é do agrado dele.” Graças ao nosso bom e maravilhoso Deus, nós mesmas não temos a capacidade de nos aproximar a ele. Ainda mais, nós não fizemos nada para ser salvas, é muita graça! (Efésios 2.8) Quer saber mais? Nós não temos a capacidade de crescer já salvas em santidade, nem obediência, nem em conhecimento sem Ele. Precisamos Dele. É tanta graça que surpreende! Mais uma vez as Escrituras nos ensina que nós sem Deus Espírito Santo agindo dentro de nós, não poderíamos sequer entender a sua Palavra (1 Coríntios 2.11-12). 

Mas aí você pensa: Então qual é o meu papel nisso tudo? Seu papel e meu papel é nos humilhar diante desse Deus tão grande (1 Pedro 5.6), dono de tudo e criador de tudo, que enviou seu próprio filho para morrer por nós, para cumprir seu propósito de, em obediência, sofrer a pior morte de todas para glorificar ao Pai em todo tempo. (Filipenses 2.8), e entregar o que temos em suas mãos como sacrifício vivo e agradável a Ele, e com todas as nossas forças Lhe dedicar cada segundo da nossa vida aqui na terra. (Romanos 12.1)

Se você já entendeu o sacrifício de Jesus, mas ainda acha que precisa fazer alguma coisa para Ele te amar mais ou que cada vez que você erra Ele te ama menos, aproprie-se da Palavra de Deus que diz: 

“Deus, com seu poder divino, nos concede tudo de que necessitamos para uma vida de devoção, pelo conhecimento completo daquele que nos chamou para si por meio de sua glória e excelência. ” 2 Pedro 1.3

“Pois todas as coisas vêm dele, existem por meio dele e são para ele. A ele seja toda a glória para sempre! Amém.” Romanos 11.36

“Oro para que o amor de vocês transborde cada vez mais e que continuem a crescer em conhecimento e discernimento”  Filipenses 1.9