Na semana passada identificamos quatro principais motivos que estão por trás da ansiedade: a culpa, o medo, as expectativas frustradas e a tentativa de controlar o futuro. Terminamos o artigo afirmando que, por trás de todos esses motivos, há algo em comum: PECADO! Talvez você ainda não tenha se convencido que a ansiedade é pecado, por isso, vamos retomar o texto de Mateus 6 e estudar um pouco mais profundamente o porquê dessa afirmação, para depois aprender a identificar e lutar contra esse pecado.

Ninguém pode servir a dois senhores; pois odiará a um e amará o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Vocês não podem servir a Deus e ao Dinheiro. Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé?
Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.24-34)

1. Ansiedade é pecado porque é fruto de um coração idólatra (v. 24)

Existe uma razão pela qual o versículo 25 começa com um “portanto” e apresenta o imperativo “não se preocupem com suas próprias vidas” logo em seguida: o versículo anterior está apontando o motivo da ordem. E o que tem antes do versículo 25? O versículo 24, que diz que “ninguém pode servir a dois senhores”, referindo-se a Deus e ao dinheiro. Por isso podemos concluir que aqueles que se preocupam com suas próprias vidas são justamente aqueles que servem ao dinheiro (pois se servissem a Deus não estariam se preocupando!). Viver em função das riquezas é o que faz você ficar muito ansiosa, porque as riquezas não garantem nada. Elas podem até trazer muitas regalias, privilégios e conforto, mas sempre cobram um alto preço por esses prazeres momentâneos. A pessoa que vive para o trabalho, por exemplo, que tem como objetivo de vida ganhar muito dinheiro, acaba gastando todas as suas energias, tempo e esforço nessa empreitada e muitas vezes nem desfruta do que acumulou (veja a história de Lucas 12.15-20, por exemplo). A pessoa que acredita que seu valor está em roupas de marca, objetos caros e ostentação também vive em função de ter todas estas coisas ao invés de viver em função de agradar a Deus, e encontra no final frustração e ausência de propósito. Essas coisas acontecem porque os ídolos jamais podem preencher o vazio que somente Deus preenche, ou garantir cuidado e provisão como Deus garante! Pelo contrário, os ídolos são inconstantes e traiçoeiros, roubando a vida e a tranquilidade da vida de seus servos.

2. Ansiedade é pecado porque é fruto de um coração incrédulo (v. 26, 30)

A incredulidade nasce quando você duvida de algum aspecto do caráter de Deus. Você pode estar duvidando da soberania de Deus, crendo que Ele não está inteirado de todos os aspectos da sua situação, que Ele foi surpreendido pelos imprevistos como você e agora vai ter que “recalcular a rota”, pois os planos que Ele tinha foram frustrados. Ou que Ele, embora soubesse que algo ruim iria acontecer, não foi poderoso o bastante para impedir. Isso com certeza gera ansiedade, pois como descansar e confiar em um Deus que não é soberano, ou seja, que perde o controle da situação com frequência? Quando seu coração duvida desse Deus, você passa a se esforçar para que a sua vontade seja cumprida, o que, claro, leva você ao desespero e tira sua esperança, pois por mais que tente, você não é capaz de controlar todas as variáveis da sua vida!

Ao contrário desse Deus fraco, a Palavra nos apresenta um Deus que “antes que os montes nascessem e se formassem a terra e o mundo, de eternidade a eternidade é Deus” (Sl 90.2), ou como disse Jó: “Bem sei que tudo podes, e nenhum dos teus planos pode ser frustrado.” (Jó 42.2b), ou ainda como nos apresenta o livro de Isaías:

Lembrem-se das coisas passadas, das coisas muito antigas! Eu sou Deus, e não há nenhum outro; eu sou Deus, e não há nenhum como eu. Desde o início faço conhecido o fim, desde tempos remotos, o que ainda virá. Digo: Meu propósito ficará de pé, e farei tudo o que me agrada. Do oriente convoco uma ave de rapina; de uma terra bem distante, um homem para cumprir o meu propósito. O que eu disse, isso eu farei acontecer; o que planejei, isso farei.” (Isaías 46.9-11)

Portanto, não precisamos nos preocupar, pois Ele sabe de tudo, nenhum aspecto passou despercebido para Ele! Ele também pode tudo, não há nada que aconteça que fuja do seu plano perfeito!

Além de duvidar da soberania, você também pode duvidar do amor de Deus, ou seja, pode duvidar que Ele se importa com você, com seu problema ou sofrimento. Essa dúvida também leva você a tentar manipular a situação para obter o controle, pois se Deus não está “nem aí” para o seu problema, quem é que vai resolver, se não for você? Essa ideia é bem ilustrada em uma música famosa que diz “Se você quer alguém em quem confiar, confie em si mesmo. Quem acredita sempre alcança.” (1) A ideia aqui é que confiar em alguém vai fazer você perder tempo, mas acreditar em você mesma, na sua capacidade e resiliência vai fazer você conseguir tudo que quiser. Infelizmente, a pessoa que pensa assim acaba frustrada e ansiosa, pois mesmo que consiga alguma realização, está sempre com medo de perde-la, com medo de que alguém destrua sua “felicidade”.

Felizmente, temos alguém em quem confiar e não precisamos depender de nós mesmas, pois “Aquele que não poupou a seu próprio Filho, mas o entregou por todos nós, como não nos dará juntamente com ele, e de graça, todas as coisas?” (Romanos 8.32). Quando eu e meu marido fomos para o ministério, ganhamos um carro de um casal muito querido. Uma pessoa nos perguntou “mas vocês vão ter dinheiro para colocar gasolina no carro?”, e eu pensei “ué, se Deus deu o carro que é muito mais caro, porque deixaria de providenciar também a gasolina?” e foi assim mesmo, Ele nunca deixou nos faltar a gasolina! Essa é a mesma ideia do texto de Romanos: se o mais caro – a vida do único Filho de Deus, o sangue de Jesus, a salvação pela graça – se tudo isso já ganhamos, o que é que Deus vai deixar de nos dar? Podemos descansar na segurança de que, se Deus nos amou a ponto de nos dar Jesus, Ele com certeza nos providenciará tudo o mais que precisarmos!

3. A ansiedade é pecado porque é improdutiva e me rouba o tempo (v. 27, 34)

Quando nos rendemos à ansiedade, passamos a maior parte do tempo pensando nas possibilidades que podem acontecer “se isso”, “se aquilo”… e esse “se” acaba roubando o tempo que você poderia estar investindo em algo útil e que trouxesse glória para Deus. Ao invés disso, você se torna improdutiva e incapaz de se concentrar em alguma tarefa, sendo que não pode controlar o futuro. Como diz o texto bíblico: “Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida?”  a resposta óbvia é: ninguém! Por isso, pare de focar nas coisas que só Deus pode resolver e comece a focar nas oportunidades que Deus está te dando para crescer em obediência e dependência, na medida em que confia nEle!

4. Ansiedade é pecado porque me faz parecida com o mundo e não com Cristo (v. 32)

As pessoas do mundo é que vivem correndo atrás do seu “pé de meia”, que se matam para conseguir uma posição de destaque, que puxam o tapete do colega de trabalho para serem promovidas, que não dormem a noite se preocupando com o que vão fazer para garantir seu futuro. Nós, as filhas de Deus, não precisamos viver escravizadas por essa ansiedade, pois temos um Pai bondoso que cuida de nós e nos providencia tudo o que precisamos! Por que escolher viver escravizada pela preocupação se Deus já te libertou disso? Escolha confiar no Deus Todo-Poderoso e seja parecida com Cristo e não com o mundo!

5. A ansiedade é pecado porque inverte prioridades e distorce valores (v. 25, 33)

Além de todas as coisas ruins que já mostramos, a ansiedade também inverte prioridades e distorce valores. Quais são os valores do Reino de Deus? A vida é mais importante que a comida e o corpo mais importante que a roupa (v.25). Ué, se isso é verdade, porque viver em função de preocupações com o que você quer ter? Como já dissemos no item 1, viver em função do dinheiro é idolatria e não vai te trazer nenhuma satisfação, então cuidado com valores que a ansiedade distorce em você!

E o que é prioridade no Reino de Deus? Amar ao Senhor sobre todas as coisas e amar o próximo como Cristo nos ama (João 13.34). Isso significa priorizar na sua agenda o seu tempo de intimidade com o Senhor e o seu tempo de serviço ao próximo. Ao contrário disso, a ansiedade sussurra no seu coração que essas coisas são “perdas de tempo” e que vale mais trabalhar, estudar, assistir mais uma série no Netflix, cumprir seus afazeres domésticos, sair com seus amigos. Não estou dizendo que essas coisas são pecados, porém elas não deveriam ser prioridades em nossas vidas. Jesus afirma: “Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas”, então cuidado para não inverter as prioridades!

Espero que até aqui você já tenha percebido como a ansiedade faz mal para você e seu relacionamento com Deus! Agora, você pode se perguntar, como saber se estou desenvolvendo ansiedade? Semana que vem apresentaremos alguns parâmetros para que você possa sondar o seu coração e responder a essa pergunta. E depois vamos mostrar qual o caminho bíblico para vencê-la. Até lá!

________________________________________________

(1) “Quem acredita sempre alcança”, Renato Russo.