“12 de junho de 2017. Quem inventou o dia dos namorados? Por quê? Não aguento mais ver comerciais de casais se entreolhando sorrindo, não me interesso pelo encontro a luz de velas da programação de casais da igreja e não quero ir ao cinema. Tudo me faz lembrar de como estou sozinha, de como sinto falta de dar as mãos e de tantas novas opiniões que as pessoas da igreja têm a meu respeito”.

Pois é, neste mês de junho nem todas as meninas estarão comemorando mais uma data ao lado da pessoa que amam, e eu sei que não são poucas. Mas também sei que elas não são as únicas que passam por isso. Não importa como foi o rompimento, nem quando e nem quem deu o primeiro passo. A realidade é que dói, e bastante. O sentimento pode ser comparado com o de quando uma pessoa falece: sem conversas, sem trocar mensagens, sem afetividade e sem a presença dela.

Há histórias e casos diferentes sobre o que as meninas sentiram e a razão de sentirem, mas com certeza não são bons sentimentos. E a mídia sempre nos estimula 8 ou 80: ou você age como a menina na fossa e come mil chocolates, desidratando de tanto chorar em cima da cama ouvindo Adele e revendo as fotos do face, ou vira a página de uma vez com uma transformação no look e passa por ele cantando “baba baby”. Afinal, como lidar com tudo isso?

Bem, na Bíblia não está escrito especificamente sobre como lidar com essa dor, mas, como ela nos direciona em todos os sentidos da vida, gostaria de compartilhar com vocês algumas considerações sobre esse tipo de dor.

1ª) PERDÃO

Por mais que ele tenha dito ser cristão e lhe traído, por mais que ele tenha terminado com você no dia do seu aniversário, ou por qualquer outro mais que seja o erro cometido por ele, você deve perdoá-lo. Perdoar não é fácil e muitas dão aquela desculpinha do tipo, “não estou pronta ainda”. Mas quer saber? Quem está pronto? Por isso que perdoar é uma decisão racional. E dependemos de Deus para isso, pois nosso coração não é nada humilde, mas Ele ajuda àquelas que lhe pedem por isso. Então, com o tempo, a raiva e toda tristeza passarão e você conseguirá perdoá-lo, não porque o tempo passou, mas porque Ele lhe ajudará pelo Espírito Santo. E perdoar é libertador, pois traz uma paz sobrenatural que arrasta as tristezas consigo. E por que não perdoar, se Jesus, livre de todo erro, perfeito, morreu para te perdoar?

Confesso que passei por isso em uma perspectiva diferente de perdão. Eu não conseguia “me perdoar” por ter rompido um relacionamento. E não era exatamente porque havia cometido um grande erro ou tomei a iniciativa de terminar, mas porque em pequenos detalhes eu não fui uma boa cristã, por exemplo, quando não me comunicava com clareza. E ter que contar para as pessoas que havia rompido expunha que eu também tinha defeitos. A vergonha, nesse caso relacionada com o orgulho de errar, impedia-me de aceitar que eu errava também. Como eu fui capaz disso tudo? Mas o fardo desapareceu quando confessei meus pecados a Deus e lhe pedi perdão e ajuda para me aceitar com a minha personalidade e corrigir meus defeitos. Perdoar-se também faz parte desse pacote. Mas tão importante quanto compreender a si mesma é pedir o perdão a Deus, que generosamente nos concede, consola e transforma. E pedir perdão a Ele também deve lhe servir como um bom motivo para mudar e se deixar ser mudada nas áreas fracas de sua vida, sejam quais forem (comunicação ruim, desonestidade, dificuldade em perdoar ou em pedir perdão, etc).

Suportem-se uns aos outros e perdoem as queixas que tiverem uns contra os outros. Perdoem como o Senhor lhes perdoou”. Colossense 3.13

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça” 1João 1.9

“Nele [Jesus] temos a redenção por meio de seu sangue, o perdão dos pecados”. Efésios 1.7

2ª) EMOÇÕES

Perder o apetite, comer demais e chorar são todas reações naturais. Pode ser que em alguns momentos possam tornar-se pecaminosas, mas sentir a ausência de quem você costumava conviver sempre é normal, bem como as reações advindas disso. Muitas nem percebem as reações que sentiram. Mas precisamos lutar contra elas quando percebemos que estão nos controlando.

  • Quando, depois de um tempo razoável do ocorrido, você não come direito porque não tem vontade, está na hora de avaliar e comer porque é necessário, não porque deseja ou não.
  • Quando você se depara com aquele velho presente ou foto e continua chorando, que tal evitá-lo propositalmente? Jogue fora o que deve ser jogado, doe o que precisa ser doado e esconda o que não deve ser visto. Compartilhe com uma amiga a dificuldade de caminhar sem ele, ore por isso. Você não precisa deletá-lo de suas redes sociais, mas não precisa mais segui-lo e acessar as páginas dele investigando o que anda fazendo – isso não ajuda a guardar seu coração (Pv 4.23).
  • Com a falta de afeto, ombro amigo dele e tudo mais, a carência dá vontade de reatar. Nesses casos, é preciso se aconselhar com um casal maduro e imparcial. Mas é mais saudável não alimentar esperanças de reatar, pois pode te frustrar ainda mais. As idas e vindas do amor não são saudáveis para nenhum casal, e a instabilidade do relacionamento pode levar a várias outras dificuldades, desde os mais comuns problemas de comunicação e companheirismo, como “desinteresse pelo namorado”, “traição virtual”, etc.
  • Para algumas meninas a dor é tamanha que deve fazê-las repensar se não estavam idolatrando o ex namorado. E a pior parte de idolatrar alguém é que uma pessoa nunca será capaz de lhe satisfazer completamente, pois isso é uma peculiaridade de Deus. Mesmo se ainda estivessem namorando, ele não lhe seria suficiente ainda, pois estava ocupando um lugar em seu coração que não lhe pertencia.
  • Desligar-se emocionalmente de seu ex namorado é difícil e exige certos esforços, por isso, deixe de trocar mensagens com ele, de ligar, ou marcar encontros frequentes para conversarem sobre o relacionamento de vocês. Nesse sentido, é necessário evitá-lo um pouco, não porque ele é seu inimigo, mas porque as emoções desestabilizadas podem lhe controlar e lhe fazer agir como a namorada dele, quando na verdade não é mais. Mas também não é pecado começar a namorar outra pessoa em pouco tempo. Aconselhe-se com alguém madura e veja como é mais prudente agir. Talvez, ele comece a namorar outra antes de você e pode ser que você se sinta magoada, mas lembre-se que ele não é mais seu namorado e tem a liberdade de se relacionar com quem desejar e quando desejar depois de um rompimento oficial.
  • Reencontrar com o ex é desconfortável, mas você precisa lembrar de que ele não é seu inimigo. Inimigo mesmo é só aquilo e aquele que desejam afastá-las da Eternidade. Na vida cristã não existe espaço para rivalidades desse tipo. O mandamento de amar ao próximo também se aplica ao seu ex. Então, quando encontrá-lo não tenha medo dele ou do que as pessoas dizem sobre vocês, cumprimente-o, seja cordial, ajude-o ou ajude a família dele caso seja necessário, mas não aja mais como a companheira dele. Com certeza, a relação de vocês não será a mesma, nem deve. O que não pode acontecer é vocês criarem joguinhos emocionais um com o outro, falarem mal um do outro, deixarem de sair com os amigos da igreja porque ele está no grupo, ou qualquer outra coisa que te atrapalhará na sua caminhada com Deus. Parece contraditório o que escreverei, mas na verdade, é um complemento: existem situações e situações, por isso, compartilhe com uma pessoa madura na fé sobre como agir com o seu ex, pois, em alguns casos, evitar-se completamente ou mudar de igreja são decisões sábias.
  • Você deve entender também que, depois do ocorrido, é melhor esperar um pouco até começar a se envolver com outra pessoa, pois é um ótimo momento de aprender a confiar em Deus e repensar seus erros. Não que você não possa fazer isso ao lado de uma nova pessoa, mas é natural ser mais vulnerável à carências e emoções. Disfarçar seus conflitos emocionais com outro amor não é o melhor caminho.
  • O tempo que passa sozinha pode te fazer pensar que ninguém vai te amar de novo, que você é feia, que Deus não tem alguém para você, que muitas pessoas pensarão mal de você, etc. Por isso, evite o tempo ocioso e quando esses pensamentos mentirosos surgirem, ore e peça ajuda a Deus para reprimi-los e para sempre pensar na verdade.

“Mas o fruto do Espírito é amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Contra essas coisas não há lei”. Gálatas 5.22,23

“Só ele cura os de coração quebrantado e cuida das suas feridas.” Salmo 147.3

“Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” 2 Coríntios 12.9

“Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. Marcos 12.30,31

“Por isso, meus amados irmãos, fujam da idolatria.” 1 Coríntios 10.14

“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem sucedidos quando há muitos conselheiros.” Provérbios 15.22

“Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!  Seja a amabilidade de vocês conhecida por todos. Perto está o Senhor! Não andem ansiosos por coisa alguma, mas em tudo, pela oração e súplicas, e com ação de graças, apresentem seus pedidos a Deus. E a paz de Deus, que excede todo o entendimento, guardará os seus corações e as suas mentes em Cristo Jesus. Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” Filipenses 4. 4-8

 3ª) TEMPO & ATIVIDADES

Todo aquele tempo que você disponibilizava para ele vai sobrar de certa forma e, justamente nesses momentos, especialmente nos primeiros dias, você se sentirá triste. Por isso, aproveite seu tempo para estudar, sair, organizar-se, ler. A ideia é se distrair da tristeza até que ela diminua, contudo, também é aprender a controlar um pouco as emoções sem se entregar a elas combatendo-as com suas obrigações que não devem ser negligenciadas. E tudo isso, claro, não somente com sua agenda bem organizada, mas dependendo de Deus pela oração. Apesar de não ser fácil se readaptar a vida de “solteira”, ela também tem muitas alegrias. Sair com as amigas, desfrutar de boa amizade com elas, ter mais tempo para estudar a Palavra de Deus, e ter mais tempo para servir são dádivas dEle. Mudar o look, desde que NÃO SEJA UMA ATITUDE VINGATIVA do tipo “quero que ele se arrependa de ter me perdido”, também é algo bom, pois te ajuda a continuar se valorizando mesmo que não tenha alguém te paparicando. Mudar de ambientes, e conhecer outras pessoas também te ajudam a passar por essa fase com mais leveza.

Tudo o que fizerem, seja em palavra ou em ação, façam-no em nome do Senhor Jesus, dando por meio dele graças a Deus Pai.” Colossenses 3.17

“Ensina-nos a contar os nossos dias para que o nosso coração alcance sabedoria”. Salmo 90.12

“Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios, aproveitando ao máximo cada oportunidade, porque os dias são maus. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor.” Efésios 5.15-17

 4ª) BUSCAR EXPERIÊNCIAS COM DEUS

Gostaria de explicar esta consideração com minha experiência pessoal: meu desejo por cura emocional foi tamanho depois que passei pelo término de um namoro que me levou a buscar a Deus. Orei muito, pelo meu coração, pelo meu ex, sua família e por meu futuro. Todos os medos e incertezas entreguei para o Pai. E sei que no tempo dEle, Ele foi me curando. No início, eu não tive respostas de alívio emocional e até me frustrei. Mas entendi que Deus usou esse tempo para trabalhar em meu coração e foi me curando aos poucos, no tempo que Ele quis e não no tempo que eu pedi. Acredito que até para eu não deixar de busca-Lo verdadeiramente, mas a razão só Ele sabe. Procurei ler Sua Palavra, livros cristãos, conversei com amigas que passaram pelo mesmo e servi na igreja. Dediquei meu tempo para o Pai e não foi isso que me curou, mas foi o Deus de quem me aproximei. O meu tempo de superar toda a dor não foi rápido, durou mais de um ano, e sei que cada menina tem o seu tempo, o tempo que Deus preparou para ela passar por isso. Uma das maiores lições que aprendi neste tempo foi sobre CONFIAR nEle, se erramos (eu e meu ex) em terminar o namoro, confiaremos que Ele pode nos corrigir e nos transformar. Se acertamos (eu e meu ex) em terminar um namoro, confiaremos que Ele irá nos amparar, cuidando do nosso futuro, ao colocar em nossa vida outro namorado (a) ou nos amparar emocionalmente para vivermos sozinhos. Passar pelo término de um namoro foi uma das minhas maiores dores da vida, e hoje ainda não estou namorando, mas estou feliz por ter passado por tudo isso. Às vezes essa dor nos impede de agradecer e nos faz olhar a vida com uma perspectiva de escassez – nos sentimos inferiores em tudo e não temos o que gostaríamos. Mas Sei que Deus moldou meu coração em tudo isso e hoje sou um pouco mais madura e sensível com as meninas que passam com isso e e agradeço a Ele, com frequência, por toda tristeza.

“Aproximem-se de Deus, e ele se aproximará de vocês! Pecadores, limpem as mãos, e vocês, que têm a mente dividida, purifiquem o coração.” Tiago 4.8

“Alegrem-se sempre. Orem continuamente. Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus. Não apaguem o Espírito.” 1 Tessalonicenses 5.16-19

“Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas.” Mateus 6.33

Para terminar, gostaria de que você pudesse aprender que as experiências com Deus não curam a dor emocional, mas Deus faz isso por meio delas. Encorajo você que passou por isso a levantar sua cabeça diferente do que a mídia ensina, sem “baba baby”, mas levantando-a ao buscar experiências com Deus para aprender com os erros e com as lições que Ele reservou para você. E lembre-se: a decisão de terminar o namoro não é pecado, mesmo que provinda de atitudes pecaminosas. Em muitos casos, provinda de conselhos sábios e de modo agradável a Deus. Assim, de tudo isso, o que importa não é a fossa em que você está, mas como é seu relacionamento com o Pai e como ele pode ser.

Passar por esse processo não é sinônimo de fracasso, mas de coragem para não continuar com o que não tem agradado ao Pai. É um momento de se humilhar na presença do Pai e aprender, e ouvir. Como ouvi certa vez, melhor um final triste do que uma tristeza sem fim. E também ouvi certa vez que “namoro é para terminar” – quando não agrada a Deus com o rompimento, ou quando o agrada, com um noivado adiante. Melhor parar com o que não é saudável para sua vida espiritual ou emocional do que prosseguir com um noivado ou casamento fracassado. Terminar um namoro de maneira sábia é benção! E, por isso, esse 12 de junho pode ser diferente, pode ser um data comemorativa sim, mesmo para quem ficou solteiro, pode ser um dia de gratidão por tudo o que Deus tem feito, mesmo que doa. 

Elisa Nogueira*

*(Nome fictício para preservação da autora)