Lembro-me de uma conversa sobre ministério em tempo integral que tive com uma amiga. Na ocasião, ela compartilhou algo que me impressionou: jovem e solteira, essa moça queria ser missionária no sertão brasileiro! Chamou-me a atenção – e até mesmo me assustou – o seu amor e vontade de ser missionária sem se preocupar em ser solteira! Uma das frases que ouvi naquele dia foi: “Se Deus me quer solteira para servi-lO, então serei! Não me importo!”

Sou uma jovem romântica. Amo filmes românticos e histórias de amor. Na época em que essa conversa aconteceu, eu não só queria um relacionamento, mas o tinha como ídolo em meu coração. Eis o motivo do meu assombro.

O papo foi muito importante para o meu crescimento com Deus, pois ao deparar-me com tamanho choque, percebi o tamanho do meu ídolo. Depois de algum tempo orando e pensando sobre isso, ainda desejo me casar, mas esse desejo já não me domina. E mais, hoje consigo ver privilégios em estar solteira!

Se você, assim como eu, está solteira, saiba que estar solteira não é ruim se você aproveita sua solteirice para a glória de Deus! Como? Vamos ver!

COMO VIVER A SOLTEIRICE PARA A GLÓRIA DE DEUS?

Uma solteirice que glorifica a Deus é fundamentada na Bíblia, e fundamentar-se na Palavra de Deus significa “renovar a mente” (Romanos 12.2; Efésios 4.22-24). Como pecadoras, criamos e alimentamos ideias erradas e damos muita atenção ao que o mundo diz. Por isso, precisamos nos voltar para as Escrituras e aprender que glorificamos a Deus enquanto solteiras sabendo lidar com a ansiedade, lutando contra a autossuficiência, não nos submetendo à pressão do grupo, tratando de forma adequada o sexo oposto e preservando pura a nossa sexualidade.

Lindando com ansiedade e com autossufuciência

Há três reações possíveis à condição de solteira: (1) muita ansiedade pela chegada do pretendente; (2) autossuficiência, isto é, supor que não se precisa de homem para ser feliz – discurso disseminado pelas feministas atuais; (3) confiança em Deus e em Seus planos. Com qual dessas você se identifica?

Ansiedade

A ansiedade é um sintoma daqueles que trocam a confiança no caráter e nas promessas de Deus pela insegurança das circunstâncias. Exemplo: olhando ao seu redor e não conseguindo identificar nenhum possível futuro bom marido, você ignora o que Deus disse a respeito de cuidar e prover para as suas necessidades e se define a partir do contexto imediato – “Não vou me casar!”. Ou fica dando jeitinho para conhecer rapazes e “facilitar as coisas” para o Senhor. Isso é ansiedade!

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer?’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir? ’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal.” (Mateus 6.25-34)

Jesus foi muito claro nesse discurso: Deus está cuidando de nós! Por que temos que nos preocupar com o amanhã? Com o nosso contexto? Com aquele que fará parte da nossa vida (ou não)? O que Deus quer de nós é obediência. E obedecer é buscar o Seu Reino enquanto descansamos em Seus planos.

Lembro-me de uma vez em que falava sobre relacionamentos em uma igreja e uma menina quis contribuir com sua opinião, dizendo: “Deus sempre dá aquilo que Suas filhas querem. Ele é nosso Pai querido e nos trata como Suas filhas queridas. Por isso, por que Ele não nos daria maridos se esse é nosso desejo?”. Infelizmente, esse conceito disseminado em algumas igrejas é errado. Deus não é um gênio da lâmpada refém dos desejos de suas amas – no caso, você, solteira, em busca de um marido. Ele é o Deus Todo-Poderoso que está preocupado com sua vida e sua santidade. Além disso, é fundamental recordarmos que Ele é suficiente para a nossa vida!

“Para impedir que eu me exaltasse por causa da grandeza dessas revelações, foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: ‘Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza’. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” (2 Coríntios 12.7-9)

Autossuficiência

Este é um ponto bem atual! O feminismo tem propagado a ideia de que as mulheres não precisam dos homens. Por um lado, é realmente verdade; não precisamos de ninguém e de nada se temos o Senhor em nossa vida. No entanto, foi Deus quem criou o relacionamento, seja ele de amizade, namoro, noivado ou casamento. E um dos Seus propósitos é usá-lo como instrumento para moldar nosso caráter. Logo, se você não quer casar por entender que é autossuficiente, perceba que tal motivação contradiz o plano original do Criador para Suas criaturas. Para escolhermos permanecer solteiras, nossa motivação também precisa glorificar a Deus.

Há muitas motivações erradas para desejar viver sozinha:

  • Egoísmo: quando não se quer ter os planos alterados por causa de um rapaz, entendendo que ficar sozinha é o caminho mais fácil por não ter que abrir mão de nada e nem ter conflitos para resolver.
  • Orgulho: quando não se quer sujeitar à vontade de Deus, mas viver a vida como bem deseja.
  • Incredulidade: quando não há confiança no Senhor para sustentar um relacionamento e guiar a caminhada de dois pecadores.

Na Palavra de Deus há apenas uma razão para alguém optar pelo celibato: a causa do Reino de Deus. E essa única razão presente nas Escrituras é algo dado por Deus!

“Os discípulos lhe disseram: ‘Se esta é a situação entre o homem e sua mulher, é melhor não casar’. Jesus respondeu: ‘Nem todos têm condições de aceitar esta palavra; somente aqueles a quem isso é dado. Alguns são eunucos porque nasceram assim; outros foram feitos assim pelos homens; outros ainda se fizeram eunucos por causa do Reino dos céus. Quem puder aceitar isso, aceite’.” (Mateus 19.10-12)

“Gostaria que todos os homens fossem como eu; mas cada um tem o seu próprio dom da parte de Deus; um de um modo, outro de outro. Digo, porém, aos solteiros e às viúvas: é bom que permaneçam como eu. Mas, se não conseguem controlar-se, devem casar-se, pois é melhor casar-se do que ficar ardendo de desejo […].” (1 Coríntios 7.7-10)

Tanto Cristo como Paulo afirmaram a legitimidade do celibato. Contudo, esse status só pode ser escolhido (1) se você deseja dedicar sua vida integralmente ao Senhor e (2) se você tem domínio próprio o suficiente para se abster da intimidade sexual.

Querida leitora, entendendo o risco dos extremos – ansiedade e autossuficiência – entregue sua vida ao Senhor e sujeite-se completamente à Sua vontade.  Peça forças para que você O glorifique sempre, estando solteira ou casada.

Lidando com a pressão do grupo

Certa vez, ouvi o seguinte comentário de uma jovem solteira: “Odeio quando o pessoal da igreja fica me pressionando para eu casar! Parte da minha ansiedade para encontrar alguém é incitada por eles!”. E respondi: “Querida, sinto muito, mas essa pressão nunca vai parar! Nunca!”

Os tipos mais comuns de pessoas que fazem pressão são: (1) aqueles que casaram e gostaram tanto de sua condição que querem ver seus amigos casando também; (2) aqueles que gostam de “zoar” – nesse caso, muitos nem são casados; (3) pessoas que veem o casamento como uma condição superior à vida de solteiro – o que é um engano. Para lidar com esses perfis, uma dica: filtre! Se você decidir que essas brincadeiras irão chateá-la, elas irão. Mas se você decidir encará-las como simples brincadeiras, aprenderá a ignorá-las com o tempo.

Vou compartilhar algo pessoal. Tem muita gente que adora arranjar namorados para mim! Já fui apresentada para rapazes pelo skype, na igreja (de púlpito!), em festas, em grupo de amigos. Se tem alguém que teve que aprender a lidar com essa situação fui eu! Já culpei muito meus amigos e familiares pelas brincadeiras de mau gosto, mas houve um momento em que entendi que EU precisava entregar meu coração ao Senhor, sabendo que os planos dEle são melhores do que os meus. Só assim consegui lidar com a pressão.

Uma ótima ferramenta para filtrar seus pensamentos durante e depois desse tipo de brincadeira é Filipenses 4.8:

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.”

O que seu amigo/familiar disse é verdadeiro? Não? Então não gaste seu tempo se entristecendo com as brincadeiras! Veja as brincadeiras como brincadeiras e continue a vida. Essa é a melhor maneira de não ter problemas com amigos e nem mesmo com algum rapaz possivelmente interessado em você (ou em quem você esteja interessada).

Lidando com o sexo oposto

Confesso que tenho muitas preocupações com este ponto e por isso escreveria muitas páginas sobre isso. Mas não vou fazê-lo. Darei um breve conselho e a recomendação de outros textos que você pode ler aqui no blog.

Querida leitora, não faça de suas amizades um fardo. Tenho percebido que muitas solteiras ficam com tanto medo de errar que não conseguem nem se aproximar de um rapaz, sobrecarregando seus relacionamentos com um peso impossível de carregar. O resultado? Afastam-se de possibilidades e de grandes amizades. Por tal razão, lembre-se: amizades são presentes de Deus e devemos aproveitá-las da melhor maneira, sendo gentis, amigáveis, confiáveis, conselheiras, servas, fiéis e presentes.

Não se preocupe se a amizade vai progredir para um namoro ou não, preocupe-se em ser a amiga que Deus quer que você seja. Não estou dizendo para fechar seus olhos sem observar rapazes a sua volta – observe sim! Estou dizendo para você não fazer de seus relacionamentos com rapazes um “bicho de sete cabeças”! Seja amiga, viva leve e aproveite cada momento com seus amigos. No futuro você poderá olhar para trás e contar muitas histórias marcantes que você teve com eles – e quem sabe se um desses não será seu marido?!

Ainda sobre este ponto, recomendo-lhe alguns textos:

Lidando com a sexualidade

Infelizmente as igrejas não gostam de falar sobre isso e, quando falam, se esquecem das solteiras. Sempre relacionamos as dificuldades sexuais aos que namoram, mas essa dificuldade também é das solteiras – todas nós temos hormônios! Outro mito sobre o tema é de que somente adolescentes lutam na área sexual. Porém, quando fiz uma pesquisa sobre masturbação e pornografia na internet, vi que a maioria das solteiras que notificaram sua dificuldade na área tinha mais de 25 anos. Nós precisamos conversar sobre isso!

Em Gênesis vemos que o ato sexual foi criado por Deus para o prazer do homem e da mulher, assim como a procriação. Mas depois da Queda insistimos em ignorar que ele foi criado para um momento certo – o casamento – e para um desfrute certo – não egoísta, mas “outrocêntrico”:

“Deus os abençoou, e lhes disse: ‘Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra’.” (Gênesis 1.28)

“Por essa razão, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e eles se tornarão uma só carne.” (Gênesis 2.24)

A mulher não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim o marido. Da mesma forma, o marido não tem autoridade sobre o seu próprio corpo, mas sim a mulher.” (1 Coríntios 7.4)

Sabendo disso, leitora, se você tem dificuldade nessa área, lembre-se: “Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens. Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente, enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo” (Tito 2.11-13). A graça de Deus tem poder para nos ajudar a renunciar o pecado. Ela nos salvou em Cristo Jesus, deu-nos o Espírito Santo para nos capacitar (Romanos 8) e a igreja para nos apoiar e encorajar e, finalmente, deu-nos a Palavra de Deus para sabermos o que O glorifica e o que não O glorifica. Foque na graça!

CONCLUSÃO

Se você está solteira, algo nós sabemos: ou o rapaz aparecerá daqui a algum tempo ou ele não virá. Mas seu status não significa que você é menos importante para Deus caso Ele não lhe dê alguém para casar. O Senhor a ama e tem planos para sua vida! Por isso, gaste-se para glorificá-lO! Aprenda a lidar biblicamente com sua ansiedade, com a autossuficiência, com as amizades com rapazes e com sua sexualidade! Tudo isso glorificará o nosso Deus!

Finalmente, em sua solteirice…

  • …guarde seu coração!

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida.” (Provérbios 4.23)

  • …seja grata!

“Deem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus.” (1 Tessalonicenses 5.18)

  • …sirva!

“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus; não por obras, para que ninguém se glorie. Porque somos criação de Deus realizada em Cristo Jesus para fazermos boas obras, as quais Deus preparou de antemão para que nós as praticássemos.” (Efésios 2.8-10)