Sempre fui uma garota sonhadora. Sonhava com o presente e, principalmente, com o futuro. Eram sonhos sobre família, trabalho, viagens e amigos. Por causa desses sonhos, idealizei muita coisa e, por isso, quando ouvia alguém comentando algo negativo sobre determinada área da vida ou quando alguém me aconselhava a destruir aspectos do meu castelo da Disney pessoal, eu pensava: “Que horror! Por que pensar assim? Para quê? Que pessoa mais burra!”.

No entanto, o tempo foi passando e, com ele, minha primeira grande frustração: minha demissão do trabalho dos meus sonhos.

Lembro-me quando cheguei ali. Sentia-me insegura e incapaz para fazer tudo aquilo que me propuseram, mas, ao mesmo tempo, estava ansiosa para ver o que aprenderia. Após um ano de trabalho, estava apaixonada pelo serviço! Eu contava as horas para por a mão na massa; contava as horas para conversar com minha chefe que, com muita paciência e amor, ensinou-me tudo o que eu sei sobre aquela função.

Ao final do meu segundo ano, recebi uma proposta ainda melhor feita por minha chefe. Fui para as minhas férias pulando de alegria e doida para que meus dias de folga acabassem para ver o que me esperava. Mas, não foi bem isso que aconteceu. Faltando alguns dias para eu voltar, recebi um triste email: pediram para eu procurar um outro lugar para trabalhar. Eu amava aquele trabalho, pessoas e lugar, e, por isso, doeu muito sair dali. Chorei por alguns meses.

Naquele mesmo ano, uns oito meses depois, veio a segunda frustração, desta vez, amorosa; não vou entrar em detalhes, mas também foi muito difícil recuperar. No ano seguinte, após minha formatura, não encontrava lugar para trabalhar. Mais frustrações…! Passei um ano e meio fazendo pequenos trabalhos, longe de amigos e morando numa cidade desconhecida.

Foram tantas decepções seguidas que cheguei a conclusão de que a vida era dura demais para eu sonhar; ter expectativas. Passei a podar todos os meus pensamentos que me permitiam sonhar. Como sonhos incluíam emoções, passei a podá-los também. Tornei-me um robô.

Meses depois disso tudo, fui chamada para trabalhar em um lugar incrível. Mas com medo de me frustrar, podei todas as minhas expectativas. Sabe o que isso me trouxe no primeiro semestre ali? Não curti o tanto que poderia.

Enfim… contei esse pedaço minha vida para compartilhar quatro lições que tive durante esse tempo:

  • POSSO SONHAR!

“Acima de tudo, guarde o seu coração, pois dele depende toda a sua vida”. Provérbios 4.23

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. Filipenses 4:8

Como disse anteriormente, as decepções que tive me incentivaram a me tratar como um robô; não podia ter expectativas e nem emoções – e, acredite, eu usava os versículos acima para defender isso. Mas não é isso que a Bíblia ensina! Deus nos fez completos: racionais e emocionais, o que nos permite sonhar. Mas é preciso ter equilíbrio. Sonhos demais nos frustram – como descrevi nos primeiros parágrafos do meu testemunho acima – e sonhos de menos nos transformam em máquinas – como também descrevi em meu testemunho. Além disso, há o perigo maior: desagradar a Deus fazendo dos sonhos nossos ídolos. Se isso acontecer, então Provérbios e Filipenses devem conduzir-nos para o lugar certo, pois, como filhas de Deus, devemos guardar o nosso coração do pecado e nossos pensamentos da ansiedade.

Por isso, se seus sonhos não dominam sua vida, sonhe! E se esses sonhos se realizarem, aproveite-os para a glória de Deus. “Quando os dias forem bons, aproveite-os bem…” (Eclesiastes 7:14). “…façam tudo para a glória de Deus” (1 Coríntios 10:31).

  • DEUS É O AUTOR!

“Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito. Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”. Romanos 8:28,29

Sonhar não é pecado. No entanto, precisamos nos lembrar que Deus não é um Papai Noel, obrigado a nos dar tudo aquilo que sonhamos e desejos, Ele é o autor da nossa história! Ou seja, se algo não sair como gostaríamos, precisamos nos lembrar de que, como autor da história, Deus tem o propósito maior de moldar nossas vidas. Por isso, tudo o que acontece – seja bom ou ruim, tem o objetivo de nos fazer mais parecidas com Ele.

  • PRECISO ESTAR ABERTA A MUDANÇAS!

“Ouçam agora, vocês que dizem: “Hoje ou amanhã iremos para esta ou aquela cidade, passaremos um ano ali, faremos negócios e ganharemos dinheiro”. Vocês nem sabem o que lhes acontecerá amanhã! Que é a sua vida? Vocês são como a neblina que aparece por um pouco de tempo e depois se dissipa. Ao invés disso, deveriam dizer: “Se o Senhor quiser, viveremos e faremos isto ou aquilo”. Tiago 4:13-15

Nós não somos autoras da nossa própria história, Ele é. Por isso, precisamos estar abertas a mudanças. Sobre isso, David C. Egner diz:

“A maioria de nós […] pensa no futuro e elabora cuidadosamente o nosso projeto. Em nossas mentes, vemos em detalhes como se desenrolará esse nosso futuro. Mas as coisas não acontecem como foram planejadas. Algumas portas se fecham enquanto outras se abrem. Se isso acontecer com você, pode ser que Deus tenha algo completamente diferente em mente para a sua vida.  É bom planejar, sonhar e pensar no futuro, mas precisamos estar sempre abertos para as mudanças que Deus indicar em determinada direção: “O coração do homem traça o seu caminho, mas o Senhor lhe dirige os passos.” (Pv 16:9). Deus nunca nos conduzirá em uma direção errada. Quando confiamos Nele de todo o nosso coração, Ele dirige os nossos caminhos (Pv 3:5,6). O caminho do Senhor é sempre o melhor.”

  • SER GRATA!

“Quando os dias forem bons, aproveite-os bem; mas, quando forem ruins, considere: Deus fez tanto um quanto o outro, para evitar que o homem descubra qualquer coisa sobre o seu futuro”. Eclesiastes 7.14

“Dêem graças em todas as circunstâncias, pois esta é a vontade de Deus para vocês em Cristo Jesus”. 1 Tessalonicenses 5:18

Independente se o dia foi bom ou ruim, Deus quem o fez. Isso também mostra o quanto somos limitadas e Ele não. Além disso, como já vimos, Ele tem o propósito de moldar nosso caráter por meio dessa dinâmica, por isso não há motivos para a ingratidão. Ele tem cuidado de nós (Mt 6.25-34) e Ele nos deu tudo que precisávamos para uma vida piedosa (2Pe 1.3)!

Portanto, olhando para trás, vejo que os conselhos aparentemente negativos que ouvi não estavam destruindo meu castelo da Disney pessoal, eles queriam me ensinar a sonhar com os pés no chão. Sonhar com os pés no chão é saber que há limites, que a vida não deve centrar-se em nossa própria glória, mas na de Deus (1Co 10.31). É saber que Deus é o autor da nossa história e, por isso, precisamos estar abertas a mudanças. É saber que em dias bons e ruins Deus tem o propósito de fazer-nos mais parecidas com Ele. É saber que em tudo isso Ele nos oferece tudo o que é necessário para uma jornada piedosa.

Por isso, querida leitora, da mesma forma que lhe aconselho a não ter medo de sonhar, também digo para não ter medo de ter seus planos frustrados. Essa é a dinâmica de uma vida real amparada por Deus!