Você consegue responder essa pergunta com tranquilidade?

Você conhece a Deus de fato?

Eu tenho descoberto, muito tardiamente, confesso, que o conhecermos a Deus, a pessoa de Deus e sua obra, é o que nos faz amá-lo mais, com mais profundidade e com mais verdade. E é isso que nos faz ser moças cristãs que, de fato, vivem uma vida com significado e propósito, de forma que honre a Deus e O glorifique.

Nós vivemos nossas vidas enquanto cristãs às vezes de forma tão mecânica. Somos crentes, amamos a Deus, vamos à igreja todos os domingos, vamos nas reuniões de jovens, nos estudos bíblicos, nos encontros de mulheres, participamos de todos os eventos, congressos e conferências. Temos ministério na igreja e vivemos uma vida até que bem santa, comparada com a dos outros… Mas por que fazemos todas essas coisas? Todas elas são sinceras e verdadeiras e fazem parte da nossa vida cristã, mas as fazemos com a correta motivação? Será que as realizamos porque amamos a Deus?

Em Deuteronômio 29.29 lemos:

“As coisas encobertas pertencem ao SENHOR, nosso Deus, porém as reveladas nos pertencem, a nós e a nossos filhos, para sempre, para que cumpramos todas as palavras desta lei.”

Deus nos deu a sua palavra, sua revelação, onde nos fala sobre quem Ele é, quem Cristo é. Nela, Ele nos conta como do nada o mundo foi criado, e do grande amor com que amou os seus. Nela, Ele, o Deus Todo Poderoso se revela a nós e, através do seu Santo Espírito, podemos entender quem Ele é. Como é maravilhoso que Deus se revele a nós! E como é triste que nós muitas vezes façamos pouco caso de conhecê-lo.

O verbo “pertencer” no versículo acima traz essa ideia de ser propriedade. A palavra de Deus é nossa, dos seus filhos. Precisamos, enquanto crentes, conhecê-la. E penso que para nós, moças cristãs, que vivemos em um mundo de blogs e canais no Youtube, de tantos meios que por vezes facilitam o acesso à informação, precisamos mais do que nunca conhecer a palavra de Deus, a fonte. Precisamos passar tudo o que vemos, lemos e ouvimos pelo crivo das Escrituras, não podemos nos alimentar somente desses meios. Eles são somente meios de graça, válidos e úteis, mas não substituem a Palavra de Deus.

E quero deixar claro que quando digo “conhecer a Deus”, quero dizer, estudar, debruçar-se em sua Palavra, gastar tempo em oração e estudo da Bíblia, ler bons comentaristas bíblicos, bons livros de teologia, ler bons livros acerca de quem Deus é, Sua pessoa e obras. Sim, moça, mulheres precisam de teologia, jovens precisam de teologia. Conhecer a Deus é o que guardará nossos frágeis corações nos dias maus, nas provações e nos protegerá de sermos levadas por todo vento de doutrina.

Saber quem Deus é, conhecê-lo, me ajudou a crer ainda mais nas suas promessas. Em II Timóteo 2.13b, Paulo diz a Timóteo que Deus é Fiel, porque de maneira nenhuma Ele pode negar-se a si mesmo. Que conforto isso deve nos trazer, saber que cremos em um Deus que não pode negar aquilo que ele é em sua essência. Ele é um Deus fiel, que não pode mentir, que é amoroso e bondoso, mas também é justo. É um Deus vivo e eterno.

Tudo isso Ele revela sobre ele mesmo em sua Palavra, em seus nomes. Isto ensinou meu coração a crer que Ele, por ser quem é, cumpre e cumprirá cada uma de suas promessas. Ensinou que Ele se importa com os seus e que tem um futuro de paz para seus filhos e que sua vontade é boa, agradável e perfeita.

Conhecer a Deus também me ensinou a obedecê-lo por quem Ele é, e não por causa das suas bençãos, por causa do que Ele poderia me dar de bom. Se você é uma moça cristã que cresceu em uma comunidade cristã, você aprendeu a ser “boazinha” e aprendeu como fazê-lo – eu aprendi. Aprendi que, se eu fosse uma “boa menina”, Deus realizaria os desejos do meu coração, todos eles. Bom, as coisas não aconteceram exatamente como eu tinha desejado, e eu fui uma “boa menina”. O fato aqui é que aprendemos desde muito cedo a barganhar com Deus. Ele, de alguma maneira, se transformou nesse ser que dá suas bençãos se e somente se. E com isso eu não estou dizendo que podemos viver nossas vidas de qualquer forma: devemos obedecê-lo. Estou falando das motivações, do porquê eu obedeço a Deus. É simplesmente por que Ele pode me livrar do inferno e me dar o que desejo, ou por que Ele é o Deus único e Todo Poderoso que merece toda Glória e Honra?

E é aí que conhecer a esse Deus mudou as coisas pra mim e desejo que mude pra você também. Porque você irá descobrir que não é assim que Deus se relaciona com os seus. Ele não nos dá suas bençãos por encontrar alguma coisa boa em nós mesmas, mas sim por causa de quem Ele é, por causa da sua própria glória e honra. Você não tem que, e nem pode, obedecê-lo por causa das suas bençãos, pelo contrário, deve ser por amor a um Deus que nos amou primeiro.

Moça, assim como eu, você pode ser crente, ter sido crente sua vida inteira, pode ter uma vida muito piedosa, fazer todas as coisas do jeito certo, não ter cometido “grandes” pecados, mas não se engane, se você não conhece o Deus que você diz amar, você não o ama. E isso é muito sério, isso contar para a eternidade.

Não perca tempo, dedique sua vida hoje para O conhecer. Leia sua Palavra, pois lá Ele se revela a nós, e ela é poder de Deus. Leia bons livros, leia bons blogs. Aconselhe-se com pessoas mais sábias. Não se contente com o pouco que você sabe sobre Deus, não se contente com os cultos na sua igreja, com as E.B.Ds. Mas acima de tudo, não se contente em saber somente João 3.16. Leia a Bíblia toda, decore porções das escrituras, estude e conheça o Deus que maravilhosamente e graciosamente se revela em sua Palavra. Somente conhecendo-O você o amará e, então, sua vida nesta terra, sua breve vida, será vivida com significado e intensidade.