Hoje em dia, com o aumento do comércio eletrônico, existe uma crescente demanda de divulgação dos produtos em diferentes mídias. Os influencers apareceram nesse cenário de empreendorismo digital, proporcionando aumento de vendas e angariando recursos para vida pessoal. Grandes empresas, como a Nike,  patrocina esses profissionais para divulgar os últimos lançamentos. Muitas outras companhias, consideram em reuniões com qual influencer negociarão contratos, os grandes influencers chegam a fechar acordos em que recebem cerca de R$20.000. 

O poder da influência deles mobiliza a economia e consolidou o espaço dessa “nova carreira”. Em menor escala, muitos outros profissionais criam perfis para divulgarem o próprio trabalho e chegam a ser pequenos influenciadores também. A grande questão é que muitos têm abnegado valores morais em detrimento do aumento de seguidores e mais recursos. Dessa forma, como ser uma boa influenciadora?

  1. TENHA UM PROPÓSITO

A boa influencer, para começar, tem definida sua missão. Jesus, que foi um grande influencer da sua geração, tanto que foi registrado por alguns historiadores importantes e ainda dividiu a história. Ele mesmo tinha uma missão incrível (Mc 10.45). Ele veio para servir. A boa influencer entende que sua maior missão é servir a Deus, viver para Sua glória, e consequentemente servir ao próximo (Rm 11.36; Rm 12.10). Tendo essa grande missão em vista, a influenciadora deve ter estabelecidos seus objetivos e metas. Deve se perguntar “por que eu quero ser influencer? Como posso agradar a Deus e ao próximo com o meu trabalho?” Onde quero chegar? O que eu preciso fazer? Do que eu preciso? A quem pretendo influenciar? O que posso fazer a curto prazo? E a longo prazo?”. 

  1. TENHA INTIMIDADE COM DEUS

Sendo uma jovem cristã, deve saber que sucesso não é definido pela quantidade de seguidores, do alcance da sua carreira ou de bens materiais que conseguir. O sucesso verdadeiro é medido pela intimidade com o Pai e o crescimento ao lado dEle. Não adianta chegar ao final da vida olhar para trás e perceber que teve tudo o que sonhou para sua carreira, mas sentir o coração vazio e distante de Deus. Por isso, separe o tempo devido para conversar com o Pai e meditar em Suas Palavras, do contrário, colherá insatisfação, tristeza, ansiedades. Somente Ele é a fonte de todo os prazeres, amor, alegria e contentamento. Mesmo tendo pouco aqui na terra, se O tivermos, temos TUDO, o suficiente.

  1. PREZE POR VALORES MORAIS E BÍBLICOS

Mesmo que a mídia com a qual trabalhará não aborde assuntos teológicos e propriamente bíblicos, a mulher cristã tem que prezar por princípios da Palavra, pois não existe separação entre vida profissional e vida pessoal quando se trata de obediência a Deus. Os assuntos da vida pessoal e profissional não precisam se misturar necessariamente, mas a obediência a Deus é sempre prioridade para a mulher cristã. Claro que existem muitos princípios bíblicos que devem ser respeitados no trabalho, mas gostaria de ressaltar apenas alguns. A respeito dos valores morais, pesquise sobre as leis éticas da sua profissão e códigos de conduta para trabalhos online (Conar), pois quando coniventes com a Palavra de Deus, também devem ser obedecidos (Rm 13.1).

Honestidade (Jo 17.17) 

Fazer propaganda de produtos que não são bons para manter os patrocínios e a visibilidade ou postar imagens forçadas e alteradas para parecer que vive um estilo de vida que não tem são exemplos de “jeitinhos” que são pecados contra Deus. A jovem obediente a Deus preza pela verdade sempre. Isso inclui também a coerência de viver de acordo com algo que “ensina” nas redes socias, por exemplo, não adianta divulgar que tem hábitos plant based (alimentação a base de plantas) e ir na churrascaria no final de semana, isso é hipocrisia. Escolher pecar pode parecer atrativo, pois sua aparência é sempre amigável, mas desobedecer ao Pai trará disciplina espiritual e sofrimento em alguma medida. 

Temor a Deus (Sl 56.3-4, Gl 1.10)

Lembre-se também de que a filha de Deus é criação única e não deve negligenciar seus dons, talentos, vocação e sua realidade para conseguir mais atenção. Isso pode acontecer, por exemplo, quando passa a se inspirar tanto em outra profissional por quem tem admiração ou porque tem medo de mostra sua verdadeira realidade que deixa de “ser ela mesma” para agradar a outros. Por isso, preze pelo temor a Deus, em vez de temor aos homens, isso é, agir de acordo com que os outros supostamente pensam por ter medo de rejeição. 

  1. LEMBRE-SE DE SERVIR 

Tendo em mente que um dos propósitos do seu trabalho é servir a Deus e aos homens, lembre-se de que ele deve ser feito com excelência. Esteja sempre estudando sobre o assunto com que você pretende influenciar, não tenha somente um layout lindo, mas com conteúdo “vazio”. Tenha domínio na sua área, seja especialista. Use a criatividade, inove. Respeite sua vocação, trabalhe com o que Deus te deu de talentos, recursos e onde Ele te colocou. Não queira falar sobre o que não conhece ou sobre outra área que não é a sua, isso também é hipocrisia e pode te prejudicar, além de induzir outros a errarem.  Lembre-se de que o conteúdo com o qual trabalhará deve ser relacionado com algo que ajude as pessoas, que as ensine a crescer, como um serviço a elas mesmo também, que não seja apenas uma fonte de captação de recursos, oportunidades próprias e expansão da autoimagem.

  1. CUIDADO COM VAIDADE, CONSUMISMO 

Embora muitos trabalhos estejam relacionados com estética, a mulher cristã deve ter cuidado para não incentivar a vaidade e o consumismo. Cuidado com as poses, roupas sensuais e fotos modificadas que são postadas. Ore para Deus sempre te ajudar a ficar incomodada com o que não agrada a Ele e não deve ser postado.  Cuidado para não ficar obcecada com o que você gostaria de comprar e ter para poder expandir sua imagem na mídia. O que agrada a Deus não são enfeites exteriores, mas um coração obediente (Pv 31.30; Fp 2.3; 1Pe 3.3-4; 1Tm 6.6-8).

  1. CUIDADO COM O TEMPO NAS REDES SOCIAIS

Embora seja necessário alimentar as mídias com alta frequência e ser atualizada, a vida acontece fora das telinhas e a boa administração de tempo também é uma maneira de obedecer a Deus (Sl 90.12). Tenha rotina, planejamento e organização. Não viva à mercê dos insights e de todos os comentários que supostamente deveria responder imediatamente. Eles não acabam e você pode ficar presa as mídias todo momento do dia. Reserve tempo para família, para servir a Deus e para descansar. Desconecte-se eventualmente, isso é saudável para a mente, ajuda a descansar. Influencer é uma “profissão”, não a identidade de um ser humano, por isso, todas as outras esferas da vida dela devem acontecer normalmente além das mídias, não como um anexo da vida. Os melhores momentos da vida, muitas vezes são aqueles que não são registrados, mas bem vividos. 

  1. TENHA UMA POSTURA ÉTICA

Ao seguir os princípios bíblicos, com certeza, já terá postura ética. Mas, gostaria de ressaltar sobre dois aspectos apenas que considero muito. O primeiro deles é cuidado com a língua. Tenha sabedoria com o que escreve e com o que fala, pense e reflita antes de todas as postagens. Às vezes, ao agir por impulso, além de prejudicar a si, pode magoar pessoas queridas e até afastá-las. Com certeza não é possível agradar a todos em todos os momentos, mas isso é diferente de criar intrigas e inimizades desnecessariamente. Com a velocidade com que as notícias se propagam, é muito difícil reverter algo que foi mal expressado, por isso cuidado. Questione-se também se a sua opinião é tão relevante para ter que ser postada/dita. Sua opinião promove crescimento para outras? É indispensável? Cuidado ainda, para não falar negativamente sobre outra pessoa, mesmo que ela publicamente tenha feito algo reprovável. Deus desaprova maledicência (Pv 6.16-19). Mais uma vez, tenha um filtro (Ef 4.29), procure conselhos de pessoas sábias antes de falar/escrever algo polêmico, peça sabedoria a Deus e ore para que o Espírito Santo te incomode para não publicar o que não deve. 

Cuidado também com os relacionamentos. Mesmo no mundo virtual, as filhas de Deus devem ser ter boas companhias, que as levem ao crescimento espiritual (Pv 13.20, 1 Co 15.33). Isso inclui também associar-se a boas referências, coniventes com princípios bíblicos, evitando aparência do mal (1Ts 5.22). Lembre-se de que outros estão aprendendo com você, cuidado com as recomendações de perfis, comportamentos e estilo de vida.

  1. LEMBRE-SE DE QUE DEUS COBRARÁ MAIS DOS MESTRES

A teologia também tem sido conteúdo de influenciadoras, por isso, para as que desejarem falar sobre Deus e Sua Palavra, precisam estudá-la a fundo, ter domínio sobre o que ensinarão e lembrar que o propósito principal dela é a prática. Por isso, ensinar teologia e assuntos bíblicos exigem compromisso e muita fidelidade a Deus. Não é para ser um hobby apenas, feito de forma medíocre. Os ensinos bíblicos ou teológicos devem transformar a vida de quem ensina também, por isso, quem fala sobre Ele, deve agir de acordo com Sua Palavra. Lembre-se de que Deus julgará os mestres com um padrão mais alto (Tg 3.1).  

  1. CUIDADO COM A SUA VIDA PESSOAL, SAIBA SE PRESERVAR

Existem vários perigos da exposição demasiada nas redes sociais. O vício, é um deles, pois há um descontrole de tudo o que vive ter que ser publicado. Existem pessoas que provocam momentos, apenas para os clicks e posts. Isso é falta de domínio próprio. A falta de privacidade é outro perigo, pois a influenciadora pode ficar sem liberdade própria, sendo alvo de constantes comentários e expectativas que não necessariamente corroboram com as suas e, por vezes, sendo condenada desnecessariamente ou injustamente. 

 

  1. APRENDA A LIDAR COM AS CRÍTICAS

Não é possível agradar a todos, mas tudo que é público, gerará opinião pública. Por isso, a influenciadora precisa sempre filtrar o que postará e ter convicções bem definidas do porquê tomou a decisão de fazê-lo. Mesmo que repercuta em comentários negativos, poderá se lembrar da essência que levou a fazê-la, para não se deixar abalar. Precisa também considerar o que foi dito sobre seu post, mesmo que tenha sido um comentário positivo, para manter o padrão de acerto. Se o comentário for negativo também deve ser avaliar, para aprender o que pode ser melhorado. Aprenda a ouvir. Reconheça se precisar melhorar. Retrate-se se precisar pedir perdão por uma falha. O crescimento acontece com erros, correções e recomeços. Em algum momento a influenciadora errará, por isso, deve ser sensível para aprender o quanto antes. Também trate os críticos bondade, mesmo que não concorde com a opinião deles. Deixe o amor de Cristo ser demonstrado em sua vida por atos de misericórdia, e lembre-se também de ser misericordiosa quando pensar criticar outro. 

Com certeza, muito mais poderia ter sido escrito, mas já é possível perceber que ser uma influencer boa requer muito trabalho e tempo com Deus, não é apenas uma brincadeira isenta de responsabilidade. Por isso, pense bem a respeito, ore e coloque o seu projeto nas mãos de Deus. Lembre-se de que, ao final, tudo acontece por Ele e para Ele.