Filmes românticos. Fotos de casais apaixonados. Casais apaixonados nas praças. Que menina não assiste, vê e pensa em cenas como essas?  Se você nunca fez isso, creio que tenha algum problema (risos)! Que mal há em admirar casais fofos e assistir filmes de romance? Nenhum! Porém, há um limite e se passarmos dele entraremos em um problemão.

Nunca pensei que as fotos românticas que via na internet e filmes que assisti na adolescência poderiam distorcer minha visão de relacionamento. Com os famosos clichês cristãos “namoro é para casar” e “não quero namorar por namorar”, passei minha adolescência acreditando que estava no caminho certo e que entendia tudo sobre namoro, mas Deus, em Sua graça, usou pessoas, livros e situações para me mostrar que eu não tinha – e ainda não tenho – ideia do que realmente é o relacionamento que Deus quer que tenhamos.

Nos últimos anos, tenho visto que tal distorção não aconteceu somente em minha vida, mas em muitas que estão ao meu redor. Infelizmente, vi muitos relacionamentos “indo para o espaço” por causa de expectativas erradas. Essas, em vez de estarem baseadas na Palavra de Deus, estão fundamentadas em filmes e novelas que alimentaram suas mentes. Dave Harvey concordou com isso quando disse em seu livro “Quando pecadores dizem ‘sim‘”, que a maior dificuldade das mulheres em seus casamentos são os filmes hollywoodianos, pois eles imprimiram em seus pensamentos conceitos fantasiosos sobre relacionamento.

Não somos as únicas a acreditarem em mentiras. O salmista Asafe também acreditou. Vamos ver? Os primeiros 15 versículos do Salmo 73 dizem o seguinte:

“Certamente Deus é bom para Israel, para os puros de coração. Quanto a mim, os meus pés quase tropeçaram; por pouco não escorreguei.  Pois tive inveja dos arrogantes quando vi a prosperidade desses ímpios.  Eles não passam por sofrimento e têm o corpo saudável e forte. Estão livres dos fardos de todos; não são atingidos por doenças como os outros homens. Por isso o orgulho lhes serve de colar, e se vestem de violência. Do seu íntimo brota a maldade; da sua mente transbordam maquinações. Eles zombam e falam com más intenções; em sua arrogância ameaçam com opressão. Com a boca arrogam a si os céus, e com a língua se apossam da terra. Por isso o seu povo se volta para eles e bebem suas palavras até saciar-se. Eles dizem: “Como saberá Deus? Terá conhecimento o Altíssimo? ” Assim são os ímpios; sempre despreocupados, aumentam suas  riquezas. Certamente foi-me inútil manter puro o coração e lavar as mãos na inocência, pois o dia inteiro sou afligido, e todas as manhãs sou castigado. Se eu tivesse dito “falarei com eles”, teria traído os teus filhos.” – (grifos meus).

Os ímpios faziam coisas terríveis contra Deus e, mesmo sabendo disso, Asafe queria ser como eles (v.13-15). O salmista diz que os ímpios não passam sofrimento (v.4), tem corpo saudável (v.4), estão livres de fardos (v.5) e não são atingidos por doenças (v.5). Um homem, seja ele correto ou não, deixa de passar por sofrimentos, doenças e fardos? Com certeza não! De onde Asafe tirou isso? Asafe havia acreditado na mentira que ele mesmo contou a si. E após acreditar, passou a desejar uma vida como a deles.

Pensando especificamente em relacionamentos, algumas mentiras que acreditamos são:

          ♥ Eu preciso de um namorado;

          ♥ Deus mandará um raio dizendo que devo namorar com ele ou não;

          ♥ Ele tem que ser perfeito;

          ♥ Ele tem que me fazer feliz;

          ♥ Ele tem que me servir;

          ♥ Ele deve me agradar;

          ♥ Relacionamento é algo fácil e lindo.

Quer ver seu relacionamento dar errado? Basta acreditar em uma das mentiras citadas acima! Mas vamos voltar à história de Asafe.

A partir do verso 16 do Salmo de Asafe, percebemos que ele notou algo errado e, ao tentar entender sua situação, achou muito difícil (v.16). Muitas vezes em nossas vidas, “entender” determinada ocasião não será algo fácil. Como saber onde está o erro? Como saber se estamos acreditando em mentiras? E se estamos possivelmente acreditando, quais são as mentiras? Sim, é uma tarefa bem difícil, mas não impossível. O versículo 17 diz: “até que entrei no santuário de Deus, e então compreendi o destino dos ímpios”. Somente quando Asafe se voltou para Deus, entendeu ele entendeu que os ímpios estavam errados e a prova disso é o destino eterno deles.

“Quando o meu coração estava amargurado e no íntimo eu sentia inveja, agi como insensato e ignorante; minha atitude para contigo era a de um animal irracional…” (v.21-22).   Asafe se arrependeu e a partir de então o salmo mudou de rumo: no início Asafe invejava os ímpios, mas agora ele não quer ser como eles (confira todo o Salmo 73).

O versículo 25 desse mesmo salmo diz: “A quem tenho nos céus senão a ti? E na terra, nada mais desejo além de estar junto a ti.”. Deus é o único que pode nos ajudar! Ele está sempre conosco, é preciso apenas focar nEle que então aprenderemos a lutar contra as mentiras que vagam pela nossa mente.

Confesso, já acreditei – e ainda acredito – em mentiras! Tive que passar por situações difíceis na área de relacionamento para perceber que estava acreditando em algo errado. Mas, graças a Deus, Sua Palavra e amigos na fé, esses momentos foram preciosos para fazer uma “limpa” em minha mente.

Precisamos, como Asafe, desejar intensamente um relacionamento com Deus para que assim como o salmo mudou de rumo, nossa vida mude também. Se você tem passado por algo parecido e percebe que tem acreditado em mentiras: ore, peça a Deus ajuda! Ore também para que Ele te dê amigos fiéis para que lutem com você nessa jornada. Leia a Bíblia, ela deve fundamentar os conceitos da vida em sua mente! Vamos lutar contra o pecado!

Chegamos ao final da primeira parte deste artigo. Na segunda parte, refutaremos cada mentira listada acima.