RELEMBRANDO

Na primeira parte do artigo, vimos que precisamos renovar a nossa mente com a Palavra de Deus, assim como Asafe. Também aprendemos sobre algumas mentiras em que acreditamos. Neste artigo, refutaremos tais mentiras.

REFUTANDO A MENTIRA COM A VERDADE

Sobre relacionamentos, eis aqui algumas mentiras:

          ♥ Eu preciso de um namorado;

          ♥ Deus mandará um raio dizendo que devo namorar com ele ou não;

          ♥ Ele tem que ser perfeito;

          ♥ Ele tem que me fazer feliz;

          ♥ Ele tem que me servir;

          ♥ O relacionamento é algo que deve suprir as minhas necessidades e deve me agradar;

          ♥ Relacionamento é algo fácil.

Por que as afirmações acima são, na verdade, mentiras? Porque a Bíblia nos diz o contrário! Vamos ver?

♥ Eu preciso de um namorado

Querida leitora, você precisa de Jesus! O vazio que existe em nós não pode ser suprido por homens falhos, mas por alguém perfeito: Deus. Se você é salva, então tem tudo para ser feliz! Não precisa de mais nada: nem namorado, sucesso profissional, corpo perfeito, amigos maravilhosos, ou qualquer outra coisa. A graça te basta!

“(…) foi-me dado um espinho na carne, um mensageiro de Satanás, para me atormentar. Três vezes roguei ao Senhor que o tirasse de mim. Mas ele me disse: “Minha graça é suficiente para você, pois o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza”. Portanto, eu me gloriarei ainda mais alegremente em minhas fraquezas, para que o poder de Cristo repouse em mim.” 2 Coríntios 12:7-9

Não sabemos ao certo que espinho era esse que Deus permitiu que Paulo tivesse, mas o que sabemos é que, após pedir três vezes para que Deus o tirasse, Ele respondeu dizendo que a Sua graça bastava na vida de Paulo e isso vale para nós também.

Outro versículo que gosto muito é Jeremias 29.11 que diz:

“Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês”, diz o Senhor, “planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro.”

Este é um verso da carta que Jeremias mandou para a parte do povo de Deus que estava na Babilônia e havia sido aprisionado pelo rei Nabucodonosor. Jeremias tentava mostrar que Deus os conhecia e planejava um futuro próspero e cheio de esperança para eles. Mas, se este era o Seu plano e o povo estava preso, que tipo de esperança Deus daria? Parece contradição, não é mesmo? Mas não é! O conceito de “bom” para Deus é diferente do nosso. Situações ruins aos nossos olhos podem ser boas para Deus, pois nos aproximam mais dEle. Do que podemos ter certeza é que o mesmo desejo que Deus tinha para com o povo de Israel Ele tem para nós: o Seu melhor! Mesmo sem entender, podemos confiar.

Os piores momentos da minha vida foram os que mais me aproximei do Senhor, por isso, não se engane achando que Deus não gosta de você caso não venha a se casar. Sua esperança e alegria devem estar em Deus e não em alguém (ou em coisas).

Há alguns anos, eu acreditava em duas opções para mim: casar e casar. A opção de ficar solteira não existia em minha lista. Mas graças a Deus, Ele me ensinou que os planos dEle eram melhores do que eu desejava. Então, passei a orar para que a vontade de Deus se cumprisse em minha vida e não a minha, pois a vontade dEle é boa, agradável e perfeita (Romanos 12.2).

♥ Deus mandará um raio dizendo se devo ou não namorar com ele

Se você está namorando com um rapaz, ou ainda está no processo, e tem dúvidas se ele é cara certo para você, saiba: não há sinais milagrosos que irão dizer se ele é “o cara” para você ou não. O que precisamos saber para decidir está na Palavra de Deus.

“Não se ponham em jugo desigual com descrentes. Pois o que têm em comum a justiça e a maldade? Ou que comunhão pode ter a luz com as trevas? Que harmonia entre Cristo e Belial? Que há de comum entre o crente e o descrente?”. 2 Coríntios 6:14,15

O verso acima destaca que como filhas de Deus não podemos nos unir a descrentes, pois trevas e luz não podem ter comunhão. Podemos aplicar este texto em várias áreas da vida, porém em se tratando do namoro, você não deve se unir com um rapaz que não tem o mesmo Deus que você.

Lembro-me de conversar com uma mulher muito sábia e madura que olhou para mim e perguntou: “como alguém pode dar a maior intimidade de sua vida, que é o casamento, para alguém que está morto?”. Quando ouvi isso duas expressões me chamara a atenção: “maior intimidade” e “morto”! Casar-se é dar a alguém sua maior intimidade; e um “morto” é alguém que não tem relacionamento com Deus, ou seja, ainda está em seus delitos e pecados (Ef. 2.1-5). Você daria sua maior intimidade a um defunto?

Quando estamos apaixonadas é difícil achar que um homem descrente não pode ser o nosso namorado. Mas os desdobramentos de um relacionamento em jugo desigual são bem tristes. Jesus disse “Aquele que tem os meus mandamentos e os guarda este é o que me ama” (Jo 14.21). Se amarmos a Deus iremos obedecer ainda que o custo seja alto. Não tenho a intenção de mostrar que a vida com Deus é perfeita, mas ela nos garante sentido e Deus nos fortalece em meio a dificuldade. Querida leitora, a sua história pode ser diferente, então OBEDEÇA A DEUS!

Para lhe ajudar, quero compartilhar algumas perguntas que sempre tive em mente a respeito do rapaz com quem desejaria me casar:

         ♥ Ele ama a Deus mais do que a mim, pessoas e coisas? (O que faz dele um amante e praticante das Escrituras). – 2Co 6.14-18; Mt 6.33

          ♥ Ele luta contra os pecados dele a fim de ser mais parecido com Deus? – Gl 5.19-25

          ♥ Seus pais e/ou liderança e conselheiros apoiam? – Ef 6.1; Pv 11.14

Sugiro que guarde-as com você, pois se o rapaz aparecer, você poderá decidir dentro dos padrões do nosso Senhor. Recomendo também que assista este vídeo que explica qual é a vontade de Deus, por Ebenézer Bittencourt: https://www.youtube.com/watch?v=bwF5l1aOBvo

♥ Ele tem que ser perfeito

Romanos 3.23 diz que “todos pecaram e estão destituídos da glória de Deus”. O que isso significa? Que o seu namorado/noivo/marido é um pecador assim como você! Não espere que ele acerte todas as vezes. Todos estamos sujeitos ao pecado enquanto estamos nesta terra. Assim como seu namoro/noivo/marido necessita da graça de Deus para ser o melhor para você, você também necessita dela para ser o melhor para ele.

Parte de nossas frustrações, impaciência e brigas são causadas por nossa visão míope dessa realidade. Queremos acreditar que nossos parceiros são como príncipes encantados que irão sempre acertar como naquele filme em que o mocinho sempre deixa a mocinha feliz. Isso só existe em filmes… homens erram… e mulheres também!

♥ Ele tem que me fazer feliz

A Bíblia diz que a verdadeira felicidade está em Deus. É por isso que Paulo, em sua carta aos Filipenses, diz para nos alegrarmos no Senhor (Fp 4.4). Quando estamos satisfeitas e confiantes nEle, não importa o que aconteça, continuaremos felizes. Por quê? Porque sabemos que Ele nos capacita a passar por toda e qualquer situação. Isso não significa que não choraremos, mas que mesmo em prantos poderemos louvar a Deus por todas as coisas que Ele faz, pois é Soberano, tem propósitos com todas as situações e, em Cristo, nos capacita a fazer o que é correto diante do que temos que enfrentar (Ef 1.19). Se estamos alegres em Deus, consequentemente estaremos alegres em nossos relacionamentos [independente do que passarmos].

♥ Ele tem que me servir

Querida leitora, seu namorado não é seu mordomo. Se ele verdadeiramente a ama, vai servi-la, porém, não é a sua tarefa cobrá-lo em servidão. Paulo, em Filipenses, diz: “Nada façam por ambição egoísta ou por vaidade, mas humildemente considerem os outros superiores a si mesmos. Cada um cuide, não somente dos seus interesses, mas também dos interesses dos outros” (Fp 2.3,4). Paulo não escreveu isso somente para os homens, ele escreveu para homens e mulheres. Eu e você precisamos ser humildes, considerando nossos amigos, familiares e parceiros superiores a nós. Devemos cuidar também dos interesses deles!

♥ Ele deve me agradar

Já ouviu conversas de meninas falando porque desejam namorar? Eu já! A maioria delas tem em seu discurso a vontade de ter alguém que as complete, supra suas emoções e expectativas. O objetivo de todo e qualquer relacionamento é glorificar o nosso Deus e não a nós mesmas.

“Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas. A ele seja a glória para sempre! Amém”. Romanos 11:36

“Assim, quer vocês comam, bebam ou façam qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus”. 1 Coríntios 10:31

♥ Relacionamento é algo fácil

Essa mentira tem destruído relacionamentos! Quando era adolescente, acreditava que relacionamentos eram fáceis como nos filmes. Acreditava também que brigas aconteciam, mas até as brigas eram lindas e românticas. Cara leitora, relacionamento é algo difícil, pois são dois pecadores (Rm 3.23) lutando para alinhar suas vidas em um caminho.

Brigas, conversas difíceis e corações partidos são elementos presentes em todo e qualquer relacionamento: seja de amizade, namoro, noivado ou casamento. Por um lado, não são ruins, pois são os meios pelos quais melhoramos nossas atitudes e realizamos os ajustes necessários para uma vida a dois. Porém, se um dos dois não está disposto a ver esses momentos como algo bom para o relacionamento, certamente a amizade, namoro, noivado ou casamento resultará no fim.

Contudo, não associe “fácil” com “bom” ou “difícil” com “ruim”, ou seja, mesmo que o relacionamento seja difícil, porque exige esforços, não significa que seja ruim. Relacionamentos – seja entre amigos, ou familiares ou de namoro – nos incentivam a crescer na fé, pois nos colocam em situações que vão exigir de nós atitudes e, se somos cristãs, tais atitudes deverão estar baseadas na Palavra de Deus. Por isso, relacionamento é bom, difícil, mas bom.

CONCLUINDO

As mentiras abordadas acima são poucas, comparadas às milhares infiltradas em nossa mente. Precisamos da graça de Deus para nos ajudar a vencê-las. Assim como Ele tem me ajudado a renovar a minha mente, Ele pode te ajudar também! Então… vamos lutar! #PartiuBrigaComAMente? Para iniciarmos essa batalha, que tal ler em oração os versos abaixo? Faça deles a sua oração diária:

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece as minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo que te ofende, e dirige-me pelo caminho eterno”. Salmo 139.23-24

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas”. Filipenses 4:8

“Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente (por meio da Palavra de Deus), para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus” – (grifos meus). Romanos 12.2

Bom, terminamos mais uma parte deste artigo. A próxima parte que postaremos será a última sobre este assunto e veremos dois conselhos que poderemos seguir depois de conhecermos e refutarmos algumas mentiras que permeiam nossa mente.