NOTA: Essa série de artigos não é uma recomentação do reality show no qual se baseia. Se você gostaria de sugestões para passar o tempo, acompanhe nossas dicas de leitura, que são selecionadas cuidadosamente com o objetivo de contribuir para a sua edificação.

Há algum tempo atrás, estreou um novo reality show na plataforma de streaming Netflix chamado Love is Blind (tradução livre: “O amor é cego”). Em resumo, um grupo de homens e mulheres topam o desafio de encontrar uma pessoa para se casar sem nunca terem se visto. Como isso acontece? Os participantes passam por encontros através de salas separadas apenas por uma parede conversando com diferentes pessoas até acharem alguém e tomarem a decisão.
No decorrer do programa são formados alguns casais que, mesmo sem se ver, decidem se casar. O processo é inverso do comum: se conhecem fisicamente, vão viajar para a lua de mel, conhecem as respectivas famílias e, depois de algum tempo morando juntos, vão para o altar. O objetivo do programa é provar que você pode se casar com uma pessoa que nunca viu porque o amor é cego. Mas será que ele realmente deveria ser cego?


NÃO FECHE OS OLHOS PARA O QUE DEUS DIZ
A palavra de Deus nos dá claras instruções sobre decisões a respeito do casamento. A primeira delas é que foi Deus quem criou essa instituição (Genesis 2:24) e devemos olhar para o manual do fabricante (a Bíblia) para aprender como lidar com seu projeto.
Na vida cristã, quanto mais nos envolvemos e investimos em nosso crescimento, melhor entendemos a vontade de Deus e temos prazer nela. No casamento não é diferente. Ele é um projeto de Deus que tem o objetivo de nos fazer SANTOS, e não apenas FELIZES. Alcançamos a maturidade ao caminhar com a ajuda de outra pessoa que necessariamente segue na mesma direção.

NÃO FECHE OS OLHOS PARA ESCOLHER ALGUÉM
No seriado, a dinâmica proposta é que as pessoas conversem para se conhecerem. Porém, se você quer realmente conhecer alguém de forma profunda não pode apenas se apoiar em um simples discurso. Como comprovar que a família é a coisa mais importante baseado em uma simples fala? É muito fácil falar que acredita em Deus e não demonstrar isso na prática.
Se você leitora, já entendeu o que Cristo fez por você e aceitou viver por isso, nada mais incoerente escolher alguém que não creia nas mesmas coisas (2 Coríntios 6:14-15). Ele pode dizer que acredita em Deus e até frequentar a igreja, porém se as atitudes não confirmarem o que ele diz, você claramente está escolhendo ser cega para um terrível destino conjugal.
Ou quem sabe você pode estar diante de alguém com características de um homem honrável e temente a Deus, porém tem algum pequeno detalhe que te faz não querer ver o todo. Isso também pode ser sinal de um orgulho como cegueira.
Lembre-se: o pior cego é aquele que não quer ver.


NÃO FECHE OS OLHOS PARA OS PECADOS

Ninguém é perfeito, isso todo mundo sabe. Pela graça de Deus temos uma oportunidade de ser renovadas e exercitar nossa fé. Porém, ao mesmo tempo que nossa escolha não pode ser às cegas, também devemos continuar pedindo ajuda de Deus para nos mostrar os aquilo que não enxergamos.. O relacionamento é um ótimo instrumento para esse fim. Assim como amigas se ajudam na caminhada em direção a Cristo, você e seu parceiro devem ter o hábito de ajudar um ao outro. Não apenas isso, o casal pode identificar comportamentos que devem ser deixados e substituídos por outros que agradem a Cristo.
Para quem ainda não fez uma aliança perpétua de casamento e está em um relacionamento (seja ele pré, namoro ou noivado), essa dinâmica é excelente para nos fazer enxergar os desafios. O nosso papel é ajudar o parceiro a enfrentar o mal que habita em cada um de nós, pois todos lutaremos o resto de nossa vida contra o pecado. Porém, também pode ser um bom instrumento de alerta para, quem sabe, não continuar com a relação.
Para quem já é casada, a confrontação deve ser feita sempre em amor. Em nenhum momento os problemas devem ser jogados na cara do outro ou contados para as amigas em forma de deboche. Pelo contrário, como um time, ambos devem caminhar juntos para ajudarem um ao outro nas batalhas que os dois enfrentam.

Em pleno 2020, acredito que a realidade da maioria das meninas cristãs permite que escolham com quem irão se relacionar para um futuro casamento. Convido você, querida leitora, a desfrutar dessa bênção escolhendo não ser cega nessa decisão.
Em Oseias 4:6 nós lemos: O meu povo não quer saber de mim e por isso está sendo destruído. Mais de 2.500 anos depois, continuamos vendo essa realidade. Quantos relacionamentos estão sendo destrutivos, fazendo pessoas sofrerem e sendo mal utilizados pois as pessoas não querem colocar Deus como seu guia?

A tua palavra é lâmpada para guiar os meus passos, é luz que ilumina o meu caminho. Salmos 119:105 NTLH

O amor não deve ser uma cegueira que aceitamos ter em nossa vida, mas sim, uma decisão de caminhar junto com alguém em direção a Deus porque Ele nos ensina o que é o verdadeiro amor.
Dessa forma, buscar ter uma visão clara para decidir construir seu relacionamento dependendo do amor paciente e perdoador do único Deus. Quer saber o que é amor? Conheça a Deus e saberá.

Sobre a autora: Rebeca achava que sabia tudo sobre o amor muito antes de pensar em começar a ter um relacionamento amoroso. Hoje é casada com Daniel, que apesar de ser quase cego (5 graus de miopia/astigmatismo em cada olho), é o principal instrumento de Deus para mostrar para ela seus pontos cegos. Pela graça de Deus, caminham juntos para que outros vejam o que um dia a luz de Jesus os fez enxergar.

 

Rebeca Manzano.