Você sabia que a língua inglesa tem mais de uma palavra para “casamento”? “Wedding” é o termo referente à cerimônia. “Marriage” diz respeito ao relacionamento do casamento. Gosto dessa distinção, porque muitas noivas estão extremamente ocupadas com os preparativos do “wedding”, mas deixaram de lado a preparação para o “marriage”. Será que esse pode ser o seu caso? Como somos todas pecadoras e vivemos num mundo permeado pelo “aqui e agora” e pelo “se não der certo, eu me separo”, também corremos o risco de distorcer prioridades. Por isso, vale a reflexão.

Claro que a emoção é enorme. Ver (ou ser) uma noiva caminhando rumo ao amado, acompanhada de uma música harmoniosa, cercada por uma decoração romântica e tantas pessoas queridas. [Suspiros…] Mas pense comigo, por que toda essa emoção? O que torna esse momento tão maravilhoso? Com certeza não é meramente a beleza do cenário ou dos noivos que torna esse dia marcante, mas a beleza da aliança estabelecida. E essa aliança é linda porque foi criada por Deus e reflete o Seu caráter e o relacionamento entre Cristo e a Igreja, assunto que veremos com mais detalhes em outro capítulo. A cerimônia e a festa não têm sentido à parte dessa aliança. O “marriage” dá sentido ao “wedding”. O “wedding” é especial à medida que aponta para o “marriage” que se inicia naquele altar.

Isso não significa que o “wedding” não importe. Claro que importa. Por exemplo, é muito gostoso rever as fotos e vídeos do grande dia e da lua de mel. Mas será que isso teria o mesmo efeito se o casamento terminasse pouco mais de um mês? Não faria sentido algum rever uma recordação de algo que sequer durou, certo? Esse é o ponto. Infelizmente há histórias assim — uma fortuna gasta para uma cerimônia e festa “de princesa”, mas falta de preparação para a vida de casados e um divórcio antes do primeiro aniversário. Um “wedding” à parte da visão do “marriage” não tem sentido. A cerimônia e a festa durarão cerca de seis horas. É isso mesmo: meses e meses de preparativos para algo que vai durar mais ou menos um quarto de um dia. Não deveríamos nos preparar com uma dedicação ainda maior para algo que é para durar a vida toda?

Mas como se preparar para a vida de casados? Uma vez ouvi a seguinte frase: “Você será, no futuro, aquilo que está se tornando agora”. Você gostaria de ser uma mulher agradável a Deus e uma esposa sábia e amorosa para o seu marido? Espero que sim. Mas você tem buscado crescer nisso hoje? Como está o seu relacionamento com Deus? Que lugar a Bíblia e a oração têm em seu dia a dia? Como você tem lidado com os pecados em sua vida? Você não será aquilo que não está se tornando. Peça a Deus que a molde para ser uma mulher segundo o Seu coração e a ajude a se preparar para o casamento.

Mas não “só” ore. Aproveite os recursos que Deus deixou à nossa disposição. Você já estudou sobre casamento à luz da Bíblia? Sobre masculinidade e feminilidade bíblicas? Sobre o impacto do evangelho nos nossos relacionamentos e a importância de aprender a lidar biblicamente com conflitos? Além de investir em sua comunhão pessoal com Deus, procure, por Sua graça que nos capacita, crescer nessas áreas também. Neste livro, procurarei abordar esses assuntos e sugerir outras leituras. Você e seu noivo também podem fazer bom proveito de um aconselhamento bíblico com um casal cristão maduro e de confiança.

Existem, ainda, outras áreas que podem ser estudadas e desenvolvidas no preparo para a vida de casados. Por exemplo, você conhece os cuidados básicos de uma casa? Sabe preparar um orçamento e lidar com finanças? Já aprendeu a cozinhar? Você pode pesquisar (na internet, em livros, conversando com pessoas mais experientes) sobre tudo isso e muito mais — alimentação saudável, organização, investimentos etc. Esses conhecimentos e habilidades são muito úteis na administração da sua futura casa e no serviço à sua família.

Agora, calma… Respire… Imagino que você já tenha muitas tarefas no seu checklist para a cerimônia e a festa, além de outras providências a serem tomadas para a lua de mel e o seu futuro lar. (Se você não tem um checklist, recomendo; pode ajudar bastante. Mas não para prendê-la e, sim, orientá-la.) A ideia não é acrescentar um monte de coisas nessa lista, mas ampliar a sua visão quanto ao que significa preparar-se para o casamento. O meu objetivo é encorajá-la a fazer isso e dar algumas sugestões para você começar. Mas não se sinta sobrecarregada. Lembre que é Deus quem nos capacita, por Sua graça. Ele é o mais interessado em nos transformar. Peça que Ele sonde o seu coração e lhe dê sabedoria para, se for o caso, repensar as suas prioridades. Peça a Sua ajuda para administrar seu calendário, suas responsabilidades e suas atividades de acordo com as prioridades certas. Lembre que o casamento é ideia de Deus. Quem melhor para ajudá-la a se preparar, então?

Este artigo foi extraído do recém-lançado livro “Rumo ao Altar: Conselhos para Noivas”, de Elisa Bentivegna da Silva, disponível para compra neste link: https://www.amazon.com.br/Rumo-Altar-Conselhos-para-Noivas-ebook/dp/B0874D1LJ3