Provavelmente todos conhecemos alguns (ou muitos) casais que se divorciaram, mas lembro que, há alguns anos, com a separação de alguns casais famosos, as redes sociais bombaram com diferentes reações. Várias pessoas disseram não acreditar mais no amor. Outras, porém, argumentaram: “Foi amor enquanto durou”. Na verdade, nem precisamos do exemplo desses ex-casais de celebridades para perceber que o amor e o casamento têm sido desacreditados e distorcidos em nossa cultura.

Uma vez, pesquisando fornecedores para o meu casamento, deparei-me com um vídeo que mostrava trechos dos votos de um casal. Uma das coisas que o noivo falava era: “Não prometo que vai ser para sempre, mas prometo que vai ser sempre sincero”. Parei de ver o vídeo naquele momento. O que ele estava dizendo, basicamente? Que estava disposto a ser “sincero” para que, quando não “sentisse” mais amor pela esposa, pudesse terminar o relacionamento? Será que é esse tipo de “sinceridade” que deve caracterizar o amor?

O que é amor, afinal? E como ele pode durar uma vida inteira? Algumas pessoas enfatizam o aspecto romântico do amor conjugal, enquanto outras defendem que ele se trata, na verdade, de uma decisão. Quem está certo? O pastor Timothy Keller oferece uma explicação bem interessante a esse respeito:

O amor entre duas pessoas não deve ser identificado apenas com emoção ou apenas com ação realizada por dever. O amor conjugal é uma combinação simbiótica complexa de ambas as coisas. Cientes disso, é importante observar que das duas coisas, emoção e ação, é sobre a ação que temos mais controle. É a ação de amor que podemos prometer manter a cada dia. [1]

Quando estamos nos sentindo apaixonadas, é fácil fazer promessas, tratar o outro com carinho e tudo mais. Veja bem, não estou dizendo que a paixão de vocês irá sumir e a afeição que têm um pelo outro irá desaparecer. O que estou dizendo é que pessoas mudam e paixão e sentimentos flutuam. E, lembre-se, haverá dificuldades, conflitos, momentos em que vocês ficarão chateados um com o outro. Nessas horas, você provavelmente não terá os sentimentos mais nobres do mundo. Se as emoções forem a base do seu relacionamento, quando vocês enfrentarem tempestades, é bem provável que a casa desmorone.

Precisamos de um alicerce mais firme. Não devemos basear nosso proceder no modo como nos sentimos em determinado momento mas, sim, no compromisso vitalício, feito no altar, de agir por amor, ou seja, atuar sempre em prol do bem do outro. Aliás, quando somos guiadas por esse compromisso em vez de por nossas emoções, é provável que o nosso coração “siga” as nossas ações e os nossos sentimentos se aprofundem cada vez mais. Mas como perseverar nesse compromisso dia após dia, a despeito das dificuldades? Somente pelo incomparável amor de Cristo por nós.

Precisamos dizer para nós mesmos algo do tipo:

“Quando Jesus olhou lá do alto da cruz, não pensou: ‘Estou me entregando por vocês porque são muito encantadores.’ Não, ele estava em agonia, olhando para nós que o negamos, abandonamos e traímos e, no maior ato de amor da história, ele permaneceu ali. Disse: ‘Pai, perdoa-lhes, pois não sabem o que fazem’. Ele nos amou não porque éramos agradáveis a ele, mas para nos tornar agradáveis. Por isso vou amar meu cônjuge.” Fale ao seu coração dessa forma, e então cumpra as promessas que fez em sua cerimônia de casamento. [2]

A única base segura o suficiente para sustentar o nosso amor — o nosso compromisso com o bem do outro — é o grande amor de Deus por nós. “Nós amamos porque Ele nos amou primeiro” (1 Jo 4.19). Porque Deus nos amou, podemos amar o nosso marido. Porque Deus nos trata com misericórdia e graça, podemos estender misericórdia e graça a ele. Somente o amor de Deus por nós, demonstrado em Cristo, pode nos ensinar o que realmente é amor e nos capacitar a amar de verdade.

[1] KELLER, Timothy; com KELLER, Kathy. O significado do casamento (São Paulo: Editora Vida Nova, 2012), p.125.
[2] Ibid., p.131.

Este artigo foi extraído do recém-lançado livro “Rumo ao Altar: Conselhos para Noivas”, de Elisa Bentivegna da Silva, disponível para compra neste link: https://www.amazon.com.br/Rumo-Altar-Conselhos-para-Noivas-ebook/dp/B0874D1LJ3