“Você é meu amorzinho, você é meu amorzão. Você é o tijolinho que faltava na minha construção.” Sim, é inegável. O refrão da música do tempo da jovem guarda é brega. Mas quem não fica um pouco brega diante do amor? Os tempos mudam, o estilo musical também, contudo, a história continua a mesma: todos estão na busca do “tijolinho perfeito”. E mais do que isso, todo mundo quer ser o “tijolinho que faltava na construção de alguém”.

Agora, imagine a construção de uma parede. Quando faltar apenas um tijolo para que se dê a obra por terminada, faria sentido colocar um tijolo diferente de todo o resto? A principio não, porque a parede fugiria do padrão e até poderia apresentar riscos à toda a construção! Por isso que tijolos são feitos sob medida, pois as fôrmas são imprescindíveis para que cada tijolo fique do tamanho certo e se transforme no tipo desejado: há os maciços, os ocos, os manuais, os de vidro, os refratários e até alguns que flutuam. Assim, para fazer um tijolo você precisará escolher a fôrma e o material que deseja de acordo com o seu propósito final.

Calma, você não está num blog de construção civil, a analogia com os tipos de tijolos e a música tem como objetivo linkar as expectativas que temos de fazer parte da “construção de alguém” (e o que são os relacionamentos se não uma construção conjunta?) e as “fôrmas” que temos utilizado para atingirmos objetivo tão sublime – um relacionamento que glorifique a Deus.

Como o nome da série diz respeito a forma como nós, homens, percebemos às mulheres – e cada homem – assim como cada mulher – é um ser distinto e individual – não espere uma fórmula secreta que compreenda todo o universo masculino no que diz respeito as expectativas que temos na busca por uma namorada (esposa). Por isso que o melhor caminho a ser percorrido é o das Escrituras. Ela nos aponta para as expectativas que realmente devemos ter e buscar. Deus tem um padrão estabelecido que nos proporciona segurança na hora de escolher alguém.

Vejamos alguns “tijolinhos” que nunca irão fazer parte da “construção” de um homem verdadeiramente cristão se não houver uma mudança drástica (a reciproca é verdadeira, já respondendo as feministas de plantão):

O Bloco: “Como assim um bloco? Não estávamos falando de tijolos?” você pode perguntar. Bloco não é tijolo, é verdade. Bloco é bloco e ponto final; e não podemos completar uma parede de tijolos, colocando um bloco no final de tudo. Assim, um homem que teme a Deus está à procura de uma mulher que também O tema. O ponto de partida básico diz respeito à fé: ambos precisam desfrutar de uma íntima e pessoal comunhão com o Deus vivo por intermédio de Cristo. Sem esse pressuposto não há como fazer uma boa escolha seguindo o padrão bíblico. É necessária uma mesma perspectiva de vida, com os mesmos parâmetros morais, éticos – uma vez que o evangelho transforma cada uma dessas áreas direta ou indiretamente. Então, priorize o seu relacionamento com Deus e seja a mulher que Deus quer que você seja; ao mesmo tempo, entenda que você não deve nem ao menos considerar a possibilidade de namorar algum rapaz que não tenha a Cristo como o seu Senhor e Salvador. Leia 2 Coríntios 6.14-16. (Leia também: Romanos 3.23, Romanos 6.23 e João 3.16).

O Tijolinho Oco e o Tijolinho que flutua: Qual foi o último livro que você leu? Qual foi a última vez que você realmente se interessou pelo noticiário? Ou você é daquelas que passa a vida no Facebook – postando frases de efeito ao lado de fotos que muitas vezes não dizem nada? Ter o que conversar, o que acrescentar na vida do outro é um fator importante. É claro que isso é um processo, fruto de um estilo de vida. Ninguém cresce nesse sentido fazendo uma busca rápida no Google. A ideia é estar antenada com o mundo e não se tornar uma enciclopédia ambulante.

E quanto a Bíblia, qual foi a última vez que você gastou tempo com a Palavra de Deus? Quanto tempo você investe nisso e em oração? Você é responsável por seu amadurecimento espiritual. E isso faz toda a diferença. Esteja disposta a mergulhar em “águas mais profundas”. Leia Provérbios 1.7

O Tijolinho Manual – Esse tipo de tijolo, obviamente, é moldado “manualmente”. Um rapaz sem domínio próprio provavelmente tentará transformar você nesse “tipo de tijolo”. Não caia nessa cilada achando que se você permitir um “toque a mais” estará demonstrando a maior prova de amor. Deus te fez para a glória exclusiva dEle. E todo o prazer que você pode dar e receber devem ser reservados para a ocasião do casamento. A palavra de Deus é clara com relação ao padrão de santidade que seus filhos devem vivenciar em todas as esferas de relacionamento. Além do mais “Deus não nos chamou para a impureza, mas para a santidade”. Leia 1 Tessalonicensses 4.3-8. Deve ficar claro que creio no perdão e na restauração de Deus. Leia 1 João 1.9.

O Tijolinho de Vidro: Lemos em 1 Pedro 3.7 que os homens devem considerar as mulheres como a parte mais frágil, delicada, tratando-a com honra e respeito. Isso é verdade, nós homens temos essa responsabilidade: cuidar, honrar. Mas a mulher aparece nas Escrituras como uma auxiliadora idônea (Gn 2.20), ou seja, alguém que lhe corresponde e que lhe complementa como ninguém. Em nenhum momento vemos a mulher como uma coitada, melindrosa, prestes a quebrar a qualquer momento. Apesar dos papéis distintos – em que o homem aparece como protetor, provedor – a mulher não deve posicionar-se de forma omissa com relação as suas responsabilidades. Quando olhamos para Provérbios 31, por exemplo, temos o indicativo de uma mulher ativa e consciente do seu papel. Nós homens, procuramos uma auxiliadora idônea – que ame mais a Deus do que a si mesma – para amá-las assim como Cristo amou a Sua igreja (Efésios 5.22-25).

O Tijolinho Refratário – representa o tipo esquentadinha – que não leva desaforo pra casa; e que, portanto se faz inacessível. “Melhor é viver num canto sob o telhado do que repartir a casa com uma mulher briguenta.” (Provérbios 21.9 e 25.24), “Melhor é viver no deserto do que com uma mulher briguenta e amargurada.” (Provérbios 21.19); Os provérbios são claros – ninguém gosta de conviver com alguém que adora uma tempestade em copo d´água e está sempre disposto a uma briga (“Quem ama a discussão ama o pecado” Pv. 17.19a); “Bem aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus.” (Mt 5.9).

O Tijolinho Maciço – não há espaço para mais nada. A pessoa simplesmente se basta. Em outras palavras, tem no orgulho o carro chefe de toda a sua personalidade – e não aceita (porque acredita que não precisa) nenhum conselho (Pv 19.20). A Palavra nos orienta: “Seja a atitude de vocês a mesma de Cristo Jesus, que embora sendo Deus, não considerou que o ser igual a Deus era algo a que devia apegar-se; mas esvaziou-se a si mesmo, vindo a ser servo, tornando-se semelhante aos homens. E, sendo encontrado em forma humana humilhou-se a si mesmo e foi obediente até a morte, e morte de cruz!” (Filipenses 2.5-8).

Portando: (1) ser uma filha de Deus mediante a fé em Cristo Jesus; (2) buscar uma vida de profundidade (amadurecimento) espiritual; (3) ser alguém que zela pela santidade pessoal e pela do próximo; (4) não fazer o tipo melindrosa e muito menos o tipo iracunda; e (5) não se deixar dominar pelo orgulho e autossuficiência. Essas são qualidades, que pessoalmente e biblicamente, acredito que fazem parte das expectativas de qualquer homem realmente sério e que busca uma mulher de acordo com os princípios bíblicos.

Certamente existem outros pontos igualmente importantes que não foram mencionados aqui, porém, as perguntas que não querem calar são: O que você tem buscado? Por quem você quer ser encontrada? Não é preciso dizer nada, pois o seu estilo de vida, a maneira como você age e reage diante das circunstâncias e do que o Próprio Deus direciona através de Sua Palavra respondem por você. Suas atitudes, seus posicionamentos (incluindo o que acontece no mundo virtual) deixam claro a pessoa que você é. Portanto, lembre-se: a mulher que teme ao Senhor busca coerência entre os princípios bíblicos e sua posição: de filhas de Deus. E isso também é evidenciado através de suas atitudes como namorada/noiva/esposa.

Por Pedro Baltazar