“Boaz respondeu: ‘Contaram-me tudo o que você tem feito por sua sogra, depois que você perdeu o marido: como deixou seu pai, sua mãe e sua terra natal para viver com um povo que pouco conhecia. O Senhor lhe retribua o que você tem feito! Que você seja ricamente recompensada pelo Senhor, o Deus de Israel, sob cujas asas você veio buscar refúgio!’ “

Rute era estrangeira, nascida na terra de Moabe –  povo que mantinha relações conflituosas com Israel. Ela vinha de uma religião pagã e quando sua sogra se despede dela e de sua cunhada comunicando que voltaria para sua terra, Rute afirma que o seu Deus era o Deus de Israel e que ela seguiria junto com Noemi (ao contrário de Orfa, que retorna para sua família e seus deuses). Diante de todas as incertezas que as duas viúvas estavam passando diante da pobreza e falta de perspectiva quanto ao futuro, a jovem busca refúgio no Senhor. Mesmo diante das circunstâncias difíceis, Rute não fica de mão atadas, ela trabalha apanhando espigas caídas em campos alheios e submete-se a tudo que sua sogra lhe diz. Quando Noemi descobre que Rute foi abençoada pela bondade de Boaz e que este era seu parente resgatador, a sogra dá instruções à nora sobre a maneira de aproximar-se do parente. “Estende sua capa sobre mim, pois és resgatador” – foi o que Rute disse a Boaz, expressão que simbolizava um noivado. Ele era consideravelmente mais velho que a jovem viúva, ela poderia ter ido atrás de outros moços com quem se casar, mas ela se submeteu à vontade de Deus ao buscar seu resgatador conforme a Aliança estabelecia. Boaz recebe a proposta com alegria e exalta a atitude da moça, afirmando o quanto ela era virtuosa diante de todos.

A fidelidade de Rute traz um ensino muito importante: quando você não souber o que fazer, sentir-se perdida ou com dúvidas, continue obedecendo! Ainda que você não compreenda as circunstâncias à sua volta, permaneça fiel à vontade de Deus revelada em Sua Palavra. Nunca  negocie sua fidelidade ao padrão de vida que Deus pede de seus filhos numa resposta amorosa à Sua maravilhosa graça.

Oração: Pai, ajuda-me a obedecer mesmo quando eu não for capaz de compreender as circunstâncias ao meu redor. Que eu permaneça fiel ao estudo da Tua Palavra e coloque em prática tudo o que eu aprender por meio dela. Renova meu ânimo e minhas forças, que na Tua dependência eu permaneça fiel à Ti. Amém.