É um enorme prazer escrever este prefácio, apesar de ter relutado para aceitar o convite. O motivo é simples: quem sou eu para escrever alguma coisa sobre casamento, mesmo que seja apenas o prefácio de um livro sobre o assunto? A verdade é que meu casamento não é perfeito. Definitivamente. Do lado de cá não há amor à primeira vista, não há história escrita nas estrelas, não há alma gêmea, não há compatibilidade de gênios (muitas vezes as coisas estão mais para incompatibilidade de burros). Não há metades da laranja e nem tampa e panela. Não por causa de um, apenas, mas por causa da mistura dos dois – cada um completamente diferente do outro de jeitos que jamais daria certo se não fosse uma terceira mão segurando firme as nossas mãos juntas. 

As coisas não são fáceis por aqui como também, provavelmente, não serão por aí. Sou fraca e sonhadora como talvez você também seja. Quase todo dia sou desafiada, confrontada, provada como provavelmente você também será. O inimigo das nossas almas sabe onde dói mais e é esperto o bastante pra apertar justo ali. Algumas vezes achei que a mão fosse realmente escorregar. Mesmo agarrando com todas as forças, alguns dias parece que não vou conseguir ficar firme. Olho pra mim, para as minhas fraquezas, para o meu futuro e penso: quem me garante que vou conseguir segurar firme para sempre? E a única resposta que me ocorre é que, se depender de mim, realmente não tenho garantia alguma. Minha única garantia é Aquele que tem segurado as duas pontas até hoje – para a Sua glória.

E é por esta mesma razão que escrevo agora este prefácio. Porque essa é exatamente a mensagem deste livro. De forma humilde e graciosa, leve e profundamente bíblica, o texto que você tem em mãos é alicerçado e construído sobre a base forte do evangelho, da nossa completa incapacidade e total dependência de Deus.  

Neste livro você lerá sobre assuntos extremamente sérios como sexo, relações familiares, espiritualidade. E você também lerá sobre coisas reais e práticas que muitas vezes são esquecidas, mas que são importantes demais para serem ignoradas. Coisas consideradas pequenas, como não andar ansiosa por nada, incluindo se o penteado irá segurar até o final da festa. Porque são nas pequenas coisas, naquelas mesmas que nos parecem espiritualmente irrelevantes, que mostramos o que verdadeiramente temos em nosso coração. Incluindo os preparativos para a nova vida de casada, a festa e cuidados com o lar, a autora estabelece um diálogo saudável e vital com as Escrituras e apresenta a sabedoria divina para cada uma dessas áreas, além de fornecer uma lista preciosa de recursos práticos.

Durante a leitura deste livro eu fui desafiada, humilhada, confrontada e encorajada em vários momentos – porque é exatamente isto que a verdade da Palavra de Deus faz conosco. E tenho certeza que é o que este livro, repleto da sabedoria das Escrituras, fará com você. Minha oração é que a aliança que você está prestes a fazer esteja alicerçada na verdade do evangelho a respeito da nossa incapacidade e total dependência de Deus. E que a terceira mão, aquela que faz que casamentos imperfeitos de pessoas imperfeitas permaneçam firmes, segure sempre as mãos de vocês juntos. Para sempre – para a glória dEle.

 

RENATA VERAS 

Idealizadora do BLOG: Mulheres em Apuros.

Prefácio de RUMO AO ALTAR: Conselhos para Noivas, de Elisa Bentivegna da Silva