“Boaz lhe respondeu: “O Senhor a abençoe, minha filha! Este seu gesto de bondade é ainda maior do que o primeiro, pois você poderia ter ido atrás dos mais jovens, ricos ou pobres! Agora, minha filha, não tenha medo; farei por você tudo o que me pedir. Todos os meus concidadãos sabem que você é mulher virtuosa. É verdade que sou resgatador, mas há um outro que é parente mais próximo do que eu. Passe a noite aqui. De manhã veremos: se ele quiser resgatá-la, muito bem, que resgate. Se não quiser, juro pelo nome do Senhor que eu a resgatarei. Deite-se aqui até de manhã”. Rute 3.10-13

O bom caráter de Boaz é evidenciado durante todo o livro de Rute. Primeiramente, ele mostra bondade e generosidade ao permitir que Rute apanhe as espigas caídas em seu campo, acolhe-a entre suas servas e reconhece sua virtude diante da difícil situação que vinha passando. Em segundo lugar, ele demonstra integridade diante da intenção da moça ao requerer seu papel como resgatador sem tocar nela indevidamente, pois ela o procura no meio da noite (distante dos olhos maliciosos e bocas difamadoras). Por fim, Boaz age com honestidade na negociação do resgate da moabita, lidando com todas as implicações dadas pela situação e pela Lei do Senhor.

Boaz era um pecador, como qualquer ser humano. Mas suas virtudes são ressaltadas no livro demonstrando alguém que se apegou ao seu relacionamento com Deus e buscou refletir em sua índole  e em suas atitudes o caráter santo dAquele em cujos braços encontrou morada. A luta dele contra o pecado não foi mais fácil do que a minha ou a sua, pois a Bíblia é bem clara em ensinar que o coração da humanidade é corrupto, mas em humildade Boaz apegou-se ao Senhor e foi evidenciado por isso. Na dependência do Senhor, é possível viver uma vida de integridade diante de Deus e diante dos homens! Vale ressaltar que a luta para esse objetivo é intensa, mas que a vitória é certa, com vistas à eternidade.

Oração: Pai, ajuda-me a viver uma vida de integridade. Ajuda-me a lutar dia após dia para refletir o Teu caráter santo. Peço também pelos homens em minha vida – pai, irmãos, namorado ou até futuro cônjuge -, que eles conheçam e amem ao Senhor, e lutem para serem homens íntegros em meio a um mundo afundado em trevas. Amém.