Antes de me mudar para outro país, de uma língua diferente da minha, eu achava que tinha muitos amigos. Em grande quantidade, saiamos todos os finais de semana – minha casa sempre era o lugar preferido de encontro. Quando me mudei para o Brasil, meu coração foi amolecendo para Deus me ensinar o que significa SER uma amiga para alguém.

Foi um processo doloroso, porque o fato de não conseguir me expressar, nem falar as coisas básicas, fazia com que eu me frustrasse. Em casa eu podia falar com meus amigos, e aqui eu não podia sequer pedir água direito haha (é verdade, não estou exagerando!). Mas, e se eu te falar que foi naquele momento, no meio da frustração, que Deus me permitiu aprender o que é ser uma AMIGA?

Ouvir mais e falar menos sempre é um grande passo para cultivar uma boa amizade, mas no meio do meu silêncio eu também percebi que, na hora de escolher meus melhores amigos, a escolha era baseada só nas nossas afinidades: Ela tem o mesmo gosto de roupa que eu? Ou, sempre fomos amigos e precisamos manter a amizade? Ela ouve o mesmo tipo de música que eu? Na verdade, muitas daquelas amizades, as quais eu chamava de melhores amigos, careciam das coisas essenciais que Deus exige de nós num relacionamento de amizade.

O livro de Provérbios foi escrito com o propósito de mostrar o que precisamos saber e fazer para ser sábios, e ele tem muito a nos falar sobre o tipo de pessoa que precisamos evitar para ser mais sábios e por isso mais parecidos a Jesus. Vejamos 3 tipos de melhores amigas que existem por aí.

 

1. A amiga que pratica a imoralidade sexual.

A sabedoria o livrará da mulher imoral, das palavras sedutoras da promíscua.” (Provérbios 2.16)

“Portanto, meu filho, preste atenção; nunca se desvie do que irei lhe dizer. Mantenha distância dessa mulher; não se aproxime da porta de sua casa!” (Provérbios 5.8)

A ideia não é que se sua amiga cair no pecado da fornicação, ou adultério, ou tenha se envolvido sexualmente com alguém, você a abandone na hora. Deus está falando daquela menina que procura ocasiões para cometer esse tipo de pecados.

Sabe aquela menina que diz estar arrependida, mas não procura ajuda para mudar definitivamente? Ou aquela que você já se desgastou para tentar ajudar mil vezes e ela não ouve? É desse tipo de meninas que Deus está falando. São aquelas que não conseguem ficar sem provocar os meninos e gostam de experimentar coisas “novas” fora do tempo estabelecido por Deus.

É muito perigoso você ficar contando segredos, e ainda pedindo conselhos, achando que uma pessoa com esse tipo de estilo de vida irá te ajudar a crescer na vida cristã como Deus manda. É bem mais provável você começar a achar que tudo isso não é tão errado assim como a Bíblia diz, e a se afastar das verdades do Senhor Jesus.

O pecado sexual é um pecado com consequências gravíssimas, a Bíblia diz: Fujam da imoralidade sexual! Nenhum outro pecado afeta o corpo como esse, pois a imoralidade sexual é um pecado contra o próprio corpo.” (1 Coríntios 6.18-19). Ele é uma ofensa direta à pessoa de Cristo e ao seu próprio corpo que é o templo do Espírito Santo. Se nos arriscamos a compartilhar nossas conversas íntimas e segredos, e passamos muito tempo do lado de uma pessoa assim, demostramos somente que não temos vontade alguma de ser mais sábios diante de Deus.

 

2. A amiga que se irrita e briga facilmente com todo mundo.

“ Não procure motivos para brigar, se ninguém lhe fez mal. Não tenha inveja dos violentos, nem imite sua conduta. Esses perversos são detestáveis para o Senhor, mas aos justos ele oferece sua amizade. O Senhor amaldiçoa a casa dos perversos, mas abençoa o lar dos justos. O Senhor zomba dos zombadores, mas concede graça aos humildes. Os sábios recebem honra como herança, mas os tolos são envergonhados em público.” (Provérbios 22.24-25)

Nós somos humanos e iremos errar, mas a nossa tarefa, obrigação e propósito na terra é nos parecer mais e mais com o nosso Criador (1 Coríntios 2.5-8; 11.1; Efésios 5.1), por isso, precisamos procurar amigos que temam a Deus, os quais possamos admirar e ajudar a crescer. Uma pessoa perversa é alguém que planeja o mal contra os outros. Conhece aquele tipo de menina que começa fofocas de outras pessoas na escola ou na faculdade? Aquela que faz questão de achar motivos para não gostar de alguém? E pior, se você não odeia ela/ele também, ela fica brava? Deus nos diz:

“Evite toda conversa maldosa; afaste-se das palavras perversas. Olhe sempre para frente mantenha os olhos fixos no que esta diante de você. Estabeleça um caminho reto para seus pés; permaneça na estrada segura. Não se desvie nem para a direita nem para a esquerda; não permita que seus pés sigam o mal.” (Provérbios 4.26-27)

É muito claro na Palavra de Deus que conversar de coisas maldosas e conviver com pessoas maldosas e perversas é pecado e ofende a santidade de Deus. É por isso que devemos nos afastar dessas pessoas. Estabeleçamos um caminho reto para os nossos pés não fazendo desse tipo de pessoas nossos melhores amigos, sejamos exemplos de bondade e luz para eles cuidando de nosso testemunho e coração. Nós temos o privilégio de de escolher nossas amizades a partir da Santa Palavra.

 

3. A melhor amiga que não é crente

Deixei ela por último porque queria que nós pensássemos primeiro que realmente não vale a pena ter uma melhor amiga que só pensa em impurezas, nem ter como melhor amiga alguém com ódio no coração que consegue contaminar as pessoas ao seu redor, mas o mais importante de tudo, não vale a pena compartilhar meus dias, sonhos e frustrações com alguém que não conhece o dono da minha alma, o meu Pai celestial. Como é que ela entenderia minha vontade de servir a Ele acima de todas coisas, até mesmo dela, se ela não O conhece? Não faz sentido.

“O homem honesto é cauteloso em suas amizades, mas o caminho dos ímpios os leva a perder-se.” (Provérbios 12.26)

Como filhas de Deus, precisamos procurar sempre a santidade, e os ímpios, por mais que tentem, não o conseguirão sem conhecer a Jesus. Você pode e PRECISA falar a eles de Jesus, mas se eles não se tornarem filhos de Deus e deixarem de ser cegos espiritualmente (João 3.3) nunca entenderão seus anelos de servir o Reino ou de procurar a santidade acima de tudo.

Temos aqui o exemplo de 3 tipos de melhores amigas que não deveríamos considerar como tais, não por sermos maldosas ou para descriminá-las, senão por pura obediência a Deus, para cuidar de nosso coração e agradar a nosso Criador.

 

Ah, mais uma coisa. Nosso propósito sempre será sermos transformadas à imagem de Jesus até que ele volte, por isso, pense comigo, será que você e eu somos um desses tipos de amigas? Será que sou aquela menina que Deus não quer perto de suas filhas? Precisamos olhar o nosso coração, humilharmo-nos diante do Senhor, ser sinceras com Ele e pedir que Ele nos faça o tipo de amiga que vale a pena admirar, copiar e ajudar a crescer.