Você sabe daqueles dias nos quais tudo parece ficar meio cinza, até meio preto? Passei por uns dias assim ultimamente, e constantemente me questionava a mesma coisa: “onde está Jesus no meio dessa tristeza toda?” A minha tristeza foi provocada por vários pecados meus internos, que vale dizer ninguém percebeu (isso acontece às vezes e a única afetada é você). Num sábado desses fui para reunião de jovens da igreja a qual eu sirvo. Meu coração sabia que precisava de ouvir a palavra de Deus e, como sempre, em todo lugar tem alguma pessoa que você não consegue se relacionar muito bem. O nome dele é Juan.

Juan é um jovem de 21 anos com uma história familiar muito triste, mora sozinho, mas mora do lado da igreja. Um dia ele decidiu vir para as reuniões, admitindo mesmo ser pelas intenções erradas, mas não parou de assistir. Ele não consegue se relacionar com as pessoas da maneira que a gente acha “normal”. Conta muitas histórias de coisas que não aconteceram nunca, ou tenta paquerar várias meninas ao mesmo tempo. Enfim, uma pessoa difícil de lidar (para mim). Até aquele sábado, meu tratamento com ele (o qual eu achava o mais sábio) era um relacionamento superficial de “Oi” e “Tchau”.

Naquele sábado eu percebi algo diferente no Juan, ele estava mais controlado, ouvia mais do que falava, não paquerou ninguém, mas decidi continuar e conversar com meus amigos de sempre. Chegou domingo e, no meio do louvor, orando e pedindo a Deus para tirar aquela tristeza de dentro de mim, eu olhei para trás e enxergue o Juan, lá no fundão, procurando um lugar para se sentar na frente, mas sem forças, deu um suspiro e ficou lá trás.

Foi aí que eu pensei, quem sou eu para determinar quem “merece’’ minha amizade e quem não? Quem é você? E o mais importante, quem sou eu para achar que alguma vez terei a força para ser uma amiga real para alguém? Quem é você para achar isso também? Naquele momento eu entendi o que eu deveria fazer, saí da terceira fileira dos bancos, fui até o fundão, chamei ele para se sentar perto dos jovens, e naquele dia eu vi o Juan louvando ao Senhor. Ele me disse: eu acho que sou apaixonado por aquele louvor.

Isso foi suficiente para me sentir tão pouca coisa mas sentir que apesar de mim, da minha tristeza, dos meus pecados que ninguém conseguia enxergar, Deus continua me capacitando para ser uma amiga  de acordo a vontade dEle.

“Toda a glória seja a Deus que, por seu grandioso poder que atua em nós, é capaz de realizar infinitamente mais do que poderíamos pedir ou imaginar.” Efésios 3.20

Assim como eu, você muitas vezes pode achar que não é capaz de manter uma amizade saudável, ou às vezes pode nem perceber que não tem UMA amizade da qual Deus possa estar orgulhoso. Deus foi capaz de perdoar cada um dos nossos pecados, cada mentirinha e Ele está dizendo hoje para mim e para você que Ele também é capaz de atuar dentro de nós com todo seu poder e fazer muito mais do que alguma vez você imaginou.

“Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para perdoar os nossos pecados e nos purificar de toda injustiça. “ 1 João 1:9

“E todos nós, que com a face descoberta contemplamos a glória do Senhor, segundo a sua imagem estamos sendo transformados com glória cada vez maior, a qual vem do Senhor, que é o Espírito. “ 2 Coríntios 3:18

Aquele dia no louvor, e na ceia antes, eu pedi ao Senhor socorro e Ele estava pronto para me ensinar mais uma lição como Pai amoroso que é. Ele quer te ensinar que você não é capaz de entender o valor de uma real amizade sozinha, que assim como você precisou dele para viver, passar da morte eterna a uma vida eterna, você precisa dele para todos seus outros relacionamentos também. Não olhe para as pessoas com seus olhos, peça para Deus te mostrar quem precisa de uma amizade, a quem Deus tem guiado você a oferecer uma mão amiga? Tem algum Juan na sua igreja, escola, faculdade ou trabalho que Deus tem colocado em seu caminho para você ter paciência, amor e misericórdia, e não pena?

Não tenha medo de se arriscar pelas pessoas, tenha medo de ficar na sua zona de conforto e não permitir que Deus te capacite para expandir seus relacionamentos de amizade só porque você não se sente capaz de falar com tal ou tal pessoa. Deus não te pede contar teus mais íntimos segredos para todos, mas Ele pede que eu ame o meu vizinho, que eu ame o meu irmão. E como amar todos eles? Só com a capacitação que vem do Senhor.