Leia Salmo 139

​O Salmo 139 é um dos mais conhecidos e mais citados. É um cântico de exaltação ao Senhor por quem Ele é e pelas maravilhas que faz com base em lições que Davi – o autor do salmo – aprende ao olhar para sua própria vida e para a comunhão com seu Senhor.

Os versos de 1 a 6 falam da onisciência de Deus, ou seja, afirmam que Ele sabe de todas as coisas pois conhece todos os pensamentos e caminhos do homem; até mesmo a palavra que ainda não veio à tona já é conhecida por Ele. Não há nada neste mundo que fuja ao Seu conhecimento.

Os versos de 7 a 12 expressam a onipresença do Senhor, isso quer dizer que Ele está em todos os lugares, por mais ilógico que isso possa parecer. O salmista afirma que é impossível fugir dEle pois Ele está presente desde o mais profundo abismo até o mais alto monte, e em todos os momentos sua mão está estendida para guiar os seus.

Por fim, os versos de 13 a 18 falam da onipotência de Deus, em outras palavras, que Ele pode todas as coisas e não há limitações para o Seu poder. De maneira muito poética, o salmista diz que o Senhor o formou no ventre de sua mãe e já ali tinha todos os seus dias determinados.

​Você já parou para aplicar essas verdades bíblicas em sua vida a respeito de quem Deus é? Será que você vive todos os dias com a consciência de que Deus conhece tudo o que se passa nos seus pensamentos, que Ele conhece as palavras que saem da sua boca, que Ele está presente em todos os lugares que você vai, que Ele te formou e tem um plano de vida para você? Se você tivesse isso em mente todos os dias, e o quanto o pecado entristece o coração de Deus, será que teria que mudar suas atitudes? Você consegue se maravilhar com essas verdades sobre o Senhor e como elas estão presentes em nossas vidas? Ao terminar o salmo, Davi faz uma oração diante de toda sua reflexão e eu te convido a fazê-la também:

Oração: “Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece minhas inquietações. Vê se em minha conduta algo te ofende e dirigi-me pelo caminho eterno.” Sl 139:23-24