O salmo 32 foi escrito no momento que Davi realmente entendeu tudo o que tinha acontecido: ele havia desagradado a Deus. O poema expõe sua tristeza e repúdio ao próprio comportamento, o quanto aquele período longe do Senhor foi ruim para sua vida, inclusive sua saúde.
O ato de reconhecimento e confissão o força a reconhecer o benefício de uma vida sem hipocrisia e a importância de se aprender com os próprios erros.
O autor também entende com clareza o valor do perdão de Deus, que é o único meio que temos de encontrar paz e confiança de que nossa dívida foi paga. Além disso, sabemos por causa da bondade de Deus que não há nada que possamos fazer para nos separar novamente dEle.
Nisso o Rei Davi exulta e nos convida a experimentar essa alegria eterna do relacionamento de um pecador salvo com um pai misericordioso. Quanto mais próximos da santidade de Deus, mais vemos nossas imperfeições, e isto nos possibilita nos alegrar por um maior entendimento do real tamanho da salvação.
Podemos aprender muito com o Rei Davi. Sabe por quê? Ainda que matando pessoas, tendo adulterado e sendo um péssimo pai, ele foi um homem segundo o coração de Deus. Mesmo com os muitos erros a vida dele é um exemplo claro do que é ter um coração quebrantado, que busca constantemente a presença do único Deus.

Oração: Senhor, me ensina a ser uma menina  segundo o seu coração, que busque constantemente te agradar e não ser contente com a presença do pecado na minha vida. Amém.