Leia Salmo 73

Asafe é o autor desse salmo e há duas perspectivas que ele apresenta em seu cântico: a leitura da realidade que faz ao olhar para os lados e, em contraste, a leitura de olhar para o alto. Ao atentar-se às coisas desse mundo, ele começa a comparar sua vida à vida dos outros e entra numa crise de fé. Afirma que foi em vão manter puro seu coração já que ele passava por tantas dificuldades enquanto outras pessoas que não temiam a Deus eram mais prósperas do que ele. Mas no versículo 17 sua perspectiva muda: “até que entrei no santuário de Deus” (v.17). Neste momento o salmista para de olhar para os lados e foca o alto.

Quando ele para de ambicionar o que é valorizado apenas nesse mundo e se concentra nas verdades espirituais, ele se rende. O fim dos ímpios é perdição, enquanto que aqueles justificados pelo Senhor desfrutam de bênçãos espirituais já nesta vida, apontando para a plenitude de um futuro glorioso. Asafe afirma que seu sustento vem de Deus, que Ele dirige seus passos; que ainda que ele esteja fraco, Deus é a força do seu coração. Ele reconhece que não há nenhum bem desta vida que se compare ao privilégio de estar perto de Deus.

Você já passou por uma crise de fé? Circunstâncias difíceis já te fizeram duvidar que Deus estava no controle da sua vida ou cuidando de você? A Bíblia é muito sincera em mostrar as fraquezas e as dúvidas do coração humano. Creio que todas nós podemos nos identificar em algum momento com a crise que Asafe estava passando: o término de um namoro, a perda de um emprego, uma bomba no vestibular, uma doença grave, a morte de alguém querido… São tantas as circunstâncias que podem nos levar a vacilar e a questionar nossa fé. Mas Deus amorosamente nos convida a contemplar as bênçãos espirituais que vão muito além do que nossos olhos podem ver.

Que assim como Asafe, possamos focar o alto e estar firmadas na certeza de que, apesar das lutas que teremos que enfrentar neste mundo, não há melhor lugar para descansar nossos fardos e contemplar a beleza da nossa salvação do que na presença do nosso Deus.

Oração: Pai, fortalece minha fé para que eu não venha a vacilar. Que o Senhor seja o firme alicerce da minha vida mesmo quando meus dias forem maus. Que eu me lembre todos os dias do privilégio que é pertencer a Ti e da alegria que Tua Salvação me traz. Amém.