Servir ao Senhor traz consigo muitos privilégios, e um deles é presenciar a conversão de alguém e seu processo de crescimento. Esta é minha breve história com Gabrielle.

Gabrielle é uma adolescente sedenta pela Palavra de Deus, cheia de dúvidas, tímida, mas com muitas dificuldades internas e externas de seguir Jesus. Uma dessas dificuldades é que os pais dela não são crentes no Senhor Jesus e não apoiam a ida dela para igreja, acampamentos ou qualquer outra atividade proposta pela nossa igreja local. O crescimento dela tem sido duro, com muitos obstáculos, mas Deus tem sido misericordioso e fiel para com ela.

O que iremos aprender através da vida dela, e especialmente na carta de 1 Pedro, nesse primeiro artigo de uma série que trata dos processos de Deus nas nossas vidas, é que Deus cuida de cada parte do nosso crescimento na fé. Antes mesmo de você acreditar nele, Ele já falou na sua Palavra quem você seria e o seu propósito para nós crentes.

“Até mesmo os profetas queriam saber mais sobre essa salvação e investigaram a respeito, quando profetizaram acerca da graça preparada para vocês. Buscavam descobrir a que tempo ou ocasião se referia o Espírito de Cristo, que neles estava ao predizer o sofrimento de Cristo e sua grande glória posterior. Foi-lhes dito que suas mensagens não eram para eles, mas para vocês. E, agora, essas boas-novas lhes foram anunciadas por aqueles que pregaram pelo poder do Espírito Santo enviado do céu. É algo tão maravilhoso que até os anjos anseiam observar.” 1 Pedro 1. 10-12

Da mesma forma que a Gabrielle foi salva através da pregação do evangelho por meio uma amiga da escola, você e eu fomos alcançados por Cristo através da vida de alguém, mas sempre através da Palavra de Deus (Romanos 10.17) e por vontade Dele (Romanos 8.30).  A salvação é a ação mais maravilhosa que pode acontecer com um ser humano, tão maravilhosa que foi preparada desde a eternidade e profetizada séculos antes por meio do Espírito e através de pessoas devotas, os então chamados profetas do Senhor. Tão maravilhosa que até os anjos anseiam observar. 

O primeiro processo na vida de um escolhido, servo, filho de Deus é a sua salvação. Lembra-se daquele momento onde as coisas fizeram sentido, aquele momento emocional ou não, com choro ou sem choro, onde você percebeu que precisava se render ao Senhor da eternidade, o dono da vida. Este momento em que todos nós crentes somos perdoados dos nossos pecados e passamos a ser regenerados por meio da ressurreição de Cristo. O meu intuito é relembrá-la de que a salvação acontece sim num momento específico – ninguém é salvo por partes ou várias vezes, mas a salvação não fica por aí. Na primeira carta de Pedro 1.3 Deus nos diz: 

Todo louvor seja a Deus, o Pai de nosso Senhor Jesus Cristo. Por sua grande misericórdia, ele nos fez nascer de novo, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos. Agora temos uma viva esperança…”

Uma esperança viva significa algo real no qual podemos depender as nossas vidas, um alvo a seguir, não somente nas tribulações, mas em todos os momentos da vida.

“…e uma herança imperecível, pura e imaculada, que não muda nem se deteriora, guardada para vocês no céu.” 1 Pedro 1.4

Essa esperança é uma esperança que não morre, ela não acaba. Não tem nada haver com as coisas da terra, como uma carreira longa e próspera que acaba, como uma família “linda” bem estruturada, que também acaba, ou uma longa vida, sem doenças (que também acaba). Tudo isso são coisas boas a serem vividas, mas nenhuma delas se compara a esperança imperecível que ganhamos pela graça assim que nos rendemos a Jesus. 

É uma esperança pura e sem manchas.  Nós todos pecamos e estamos longe de Deus antes da nossa conversão (Romanos 3.23). Depois dela, ainda que já declarados santos e herdeiros de um reino nos céus, continuamos na luta por viver uma vida santa (Romanos 7.15). Portanto, nenhuma esperança pura e sem manchas pode vir do ser humano, de nenhum membro da sua família, nem da minha, nem do melhor namorado do mundo. Somente Deus é capaz de nos dar tal esperança perfeita. 

Por último, a parte final do versículo 4 nos encoraja dizendo que tal esperança não acaba, ela não se deteriora igual as coisas dessa terra e está guardada para nós na eternidade. Qual é essa esperança? É a vida eterna.

Não desperdice seu tempo aqui procurando as coisas, pessoas que iram passar, relembre da sua salvação (Colossenses 3.2-3) e desenvolva-a com temor ao Senhor e tremor a Ele (Filipenses 2.12-13).  Gabrielle e eu temos histórias diferentes e idades diferentes, mas o que nos faz entender a outra é que nós duas experimentamos a salvação em Cristo Jesus e, como todos os cristãos, nós duas precisamos nos lembrar todos os dias da maravilhosa esperança que nos foi dada através da graça, por meio da fé no nosso Salvador.