Você já se sentiu insatisfeita com sua aparência? Acho que nunca conheci uma mulher que não tivesse lutado com insatisfação nessa área. Perder uns quilinhos, ter mais isso, menos aquilo. A insatisfação com a aparência é algo que normalmente não encaramos como um pecado, mas infelizmente é sim. A indústria de beleza descobriu que poderia ganhar muito dinheiro com essa brincadeira e passou não só a estimular essa insatisfação, como também a criar novos padrões, para que as mulheres sempre tivessem que se esforçar para alcança-los.

Como todas as outras coisas que estudamos nas últimas semanas, a busca pela beleza física também promete trazer uma satisfação e acaba frustrando quem dedica sua vida a encontrá-la. Primeiro porque, claro, envelhecemos, e por mais que tenhamos dinheiro para disfarçar rugas e imperfeições, não há cirurgia no mundo que possa fazer você se parecer para sempre com a Gisele Bündchen. 

Segundo, porque os padrões de beleza mudam de tempos em tempos. Quando eu era adolescente, todo mundo queria alisar o cabelo. Minhas amigas gastavam muito com escova, alisamento e chapinha. O temor de todas nós era sair e tomar uma chuva, pois a umidade logo revelava o aspecto natural do cabelo, “estragando tudo”. De uns anos pra cá, a moda do cacheado tomou conta das mídias e todas agora querem fazer “a transição”, deixando os alisamentos artificiais e gastando com cremes para cachos. Até quem tem cabelo liso está comprando babyliss para cachear. E assim, daqui a alguns anos estaremos todas correndo atrás de um novo padrão.

O mesmo acontece com a moda. Há um tempo atrás, todos os jeans eram de cintura baixa, alguns mostrando umbigo e até um pouco mais. Agora as lojas estão cheias de calças de cintura alta, que cobrem o umbigo e algumas que chegam até a altura do top. Acho muito irônico como se jogam guarda-roupas inteiros fora, de estação para estação, só por conta dos novos padrões.

Mas a vontade de Deus para suas filhas não é que elas fiquem pra cá e pra lá atrás de blogueiras que dão dicas de beleza, gastando toda sua energia e tempo para se sentirem bonitas. Deus tem um outro padrão de beleza, um que é eterno e que não muda do inverno para o verão.

A BELEZA QUE PERDURA

“A beleza é enganosa, e a formosura é passageira; mas a mulher que teme ao Senhor será elogiada.”

Você provavelmente já ouviu muito esse texto, que se encontra no famoso trecho da mulher virtuosa, em Provérbios 31:30. Mas embora tenha ouvido muitas vezes, será que acredita na promessa que ele traz? Bom, vamos imaginar que você é uma mulher que acha a aparência muito importante. Você passa boa parte do seu tempo buscando compreender como se tornar mais bonita, mais estilosa, mais atraente. E por mais que você possa repetir que “é para se sentir bem com você mesma”, no fundo sabe que o que busca é ser admirada, elogiada por sua beleza. Esse anseio está no coração de todas nós. 

Então, vamos esclarecer as coisas e colocar assim: o desejo do seu coração é ser admirada e elogiada. Mas enquanto você busca atingir esse desejo com as suas forças, lá está você, frustrada de novo, nunca satisfeita. Então, lembra do texto do Salmo 37:4, que falamos no primeiro artigo? O mesmo princípio se aplica aqui. Deus está dizendo que quando você buscar agradá-lO, ou seja, quando organizar sua vida em torno do que Ele quer para você, então terá uma beleza que não se ganha com cremes e maquiagens, uma beleza que a fará ser elogiada e admirada de verdade e que satisfará o desejo do seu coração.

Para entender melhor o que quero dizer com buscar agradá-lO, vamos olhar para o texto de 1 Pedro 3:3-6:

Não seja o adorno da esposa o que é exterior, como frisado de cabelos, adereços de ouro, aparato de vestuário; seja, porém, o homem interior do coração, unido ao incorruptível trajo de um espírito manso e tranquilo, que é de grande valor diante de Deus. Pois foi assim também que a si mesmas se ataviaram, outrora, as santas mulheres que esperavam em Deus, estando submissas a seu próprio marido, como fazia Sara, que obedeceu a Abraão, chamando-lhe senhor, da qual vós vos tornastes filhas, praticando o bem e não temendo perturbação alguma.”

De acordo com o texto, o que é mais importante para Deus é um espírito manso e tranquilo. A palavra “manso” aqui é praus, que significa: “gentileza, bondade de espírito, humildade”. Significa aceitar a forma de Deus fazer as coisas, ao invés de ficar resistindo, reclamando, disputando, mas reconhecer que Ele sempre faz o melhor para você (Rm 8:28-29). Já a palavra “tranquilo” aqui é hesuchios, que significa: “calmo, tranquilo”, ou seja, tem a ver com um temperamento equilibrado, que não explode quando suas vontades não são satisfeitas.

Portanto, mais importante do que qualquer adorno ou enfeite exterior, é o seu “homem interior de coração”. Não estou dizendo que a mulher não deve cuidar da aparência, que deve deixar os pelos da axila grandes, como algumas feministas sugerem para “lutar contra o sistema”, ou algo assim. Mas estou dizendo que não devemos gastar todo o nosso tempo e energia em sermos bonitas exteriormente. Isso não trará contentamento, pois isso não é importante para Deus, não é algo eterno. A vontade dEle é que sejamos belas interiormente, beleza essa que tem o potencial de ficar cada vez melhor, conforme a velhice chega. Beleza essa que não muda, mas que perdura.

“MAS OS HOMENS NÃO PENSAM ASSIM”

Uma vez estava aconselhando uma jovem que lutava contra a vaidade, com essa busca desenfreada por sentir-se atraente e bela, e falei exatamente essas coisas que acabei de escrever. Sabe qual foi a primeira reação dela? “Mas que homem que pensa assim?”, ela questionou. Bom, minha resposta para ela foi a mesma que ouvi quando questionei os padrões de santidade de Deus no namoro: “O homem certo para você, ele pensará exatamente assim!”. 

Você entende o que eu quero dizer? Se você gastar muito tempo com a sua aparência, provavelmente atrairá um homem que também se importa muito com aparência. Ele vai achar importante todos aqueles padrões que o mundo coloca, e vai te estimular a segui-los. Ele também vai buscar segui-los. Mas vai passar tanto tempo se preocupando com a aparência e buscando desfrutar da beleza do seu corpo, que a santidade e a vida com Deus se tornarão secundários. Então, você desfrutará de um relacionamento que é totalmente baseado no físico, e que, por fim, será superficial e passageiro.

Não se deixe enganar por mais essa “verdade” que o seu coração acredita. Leve mais esse pensamento cativo à obediência de Cristo! Se você se submeter aos padrões do mundo para satisfazer os homens, seu coração nunca encontrará o contentamento.

Ao contrário disso, se você gastar muito tempo buscando ter um espírito manso e tranquilo, entendendo que a aparência física é secundária, provavelmente atrairá um homem que também valoriza o “homem interior de coração”, e que também tem como prioridade agradar a Deus. Assim, o relacionamento de vocês terá como prioridade a santidade e a intimidade com Deus, o amor de vocês será sustentado na Rocha e será duradouro, como deve ser em um casamento cristão. Então, minha querida, o homem que pensa assim, é justamente o homem com quem você deve buscar se relacionar!

Chegando ao fim dessa série sobre CONTENTAMENTO, quero lembra-la que contentamento é confiar em Deus o suficiente para saber que Ele é a única pessoa de quem você realmente precisa para sobreviver, o que permite que você se sinta segura mesmo em meio às instabilidades da vida. Espero que estes textos tenham feito você refletir sobre como esse princípio pode se aplicar às mais diversas áreas de sua vida. E, por fim, quero encorajá-la a não se contentar com menos do que aquilo que Deus tem pra você, afinal, foi Ele quem prometeu! Não se deixe iludir pelas promessas passageiras do pecado, lute contra o seu EU, pois Cristo já prometeu a vitória!