Quais as suas resoluções de Ano Novo? Perder peso? Aprender uma nova língua? Ler um livro (ou vários)? Passar mais tempo com a família?

No artigo “Reavaliando o Amor”, mencionei que a maior parte das resoluções de ano novo feitas pelas pessoas objetivam mudar coisas sobre si mesmo e contrastei com a ordem bíblica de amar ao próximo. Então, recebi uma pergunta de uma leitora sobre se era errado fazer resoluções pessoais. Devo responder que não. Na verdade, o problema não é necessariamente qual a nossa resolução, mas qual o motivo por trás de nossa resolução.

Resoluções costumam ser feitas por motivos egoístas e baseados nos valores deste mundo.  Meu objetivo é desafiá-la a fazer resoluções de vida, e não apenas de ano novo, e, mais do que permanentes, que estas resoluções estejam alinhadas com as Escrituras.

Quero lhe desafiar a fazê-las dedicando tempo em oração e, sempre que possível, anotando versículos que possam ajudá-la a permanecer firme a medida em que as coloca em prática. Por isso, quero compartilhar com vocês uma série de perguntas feitas por Tim Chester em seu texto “10 perguntas para fazer às resoluções de ano novo”. Elas estão dispostas a seguir, entremeadas com meu compartilhar de como estou fazendo minhas próprias resoluções.

Uma das minhas dificuldades este ano tem sido confiar no amor de Deus. Será que Deus me ama de verdade? A Bíblia diz que sim. Mas, se Ele de fato me ama, não deveria me garantir certas coisas?

No lugar de desenvolver uma resolução própria, decidi copiar uma das resoluções de Jonathan Edwards, que se aplica à minha situação:

RESOLVI examinar sempre cuidadosa e constantemente qualquer coisa em mim que possa causar a mínima dúvida sobre o amor de Deus, e direcionar todas as minhas forças contra ela.

1. Como você gostaria de mudar?

Eu gostaria de deixar de lado o medo e aprender a confiar o meu futuro a Deus.

2. Por que você gostaria de mudar?

Porque o medo me impede de crescer à semelhança de Cristo e de desenvolver meu relacionamento com Ele. Se não confio nEle, não aprendo e não cresço, tal como uma criança não aprender a andar se não confiar nas mãos de seus pais.

3. Como você irá mudar?

Irei entregar meu futuro a Deus por meio da oração diária específica e estudo do livro de Hebreus, estudando as razões para confiança em Cristo a partir de suas ações e caráter.

4. Onde você encontra dificuldades?

Na falta de conhecimento sobre o futuro, em acreditar que Deus é quem disse ser e que nunca haverá de falhar. É uma questão de perspectiva. Se Deus é Deus e eu sou apenas um ser humano, Ele é soberano e poderoso, e eu sou falha e fraca. Confiar em quem Deus é significa reconhecer minha pequenez e simplicidade. Assim, creio que encontro dificuldade em me humilhar perante Deus.

5. A que verdades (bíblicas) você precisa se voltar? [acrescento aqui apenas uma delas]

“Portanto eu lhes digo: não se preocupem com suas próprias vidas, quanto ao que comer ou beber; nem com seus próprios corpos, quanto ao que vestir. Não é a vida mais importante do que a comida, e o corpo mais importante do que a roupa? Observem as aves do céu: não semeiam nem colhem nem armazenam em celeiros; contudo, o Pai celestial as alimenta. Não têm vocês muito mais valor do que elas? Quem de vocês, por mais que se preocupe, pode acrescentar uma hora que seja à sua vida? “Por que vocês se preocupam com roupas? Vejam como crescem os lírios do campo. Eles não trabalham nem tecem. Contudo, eu lhes digo que nem Salomão, em todo o seu esplendor, vestiu-se como um deles. Se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é lançada ao fogo, não vestirá muito mais a vocês, homens de pequena fé? Portanto, não se preocupem, dizendo: ‘Que vamos comer? ’ ou ‘que vamos beber? ’ ou ‘que vamos vestir?’ Pois os pagãos é que correm atrás dessas coisas; mas o Pai celestial sabe que vocês precisam delas. Busquem, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas essas coisas lhes serão acrescentadas. Portanto, não se preocupem com o amanhã, pois o amanhã se preocupará consigo mesmo. Basta a cada dia o seu próprio mal”. Mateus 6:25-34

6. Que desejos (ou pecados) você precisa abandonar?

O desejo de controle e falta de confiança, que geram meus medos e ansiedades.

7. O que te impede de mudar?

Falta de disciplina (ou domínio próprio) e meu próprio orgulho.

8. Que estratégias você precisa pôr em prática para fortalecer fé e arrependimento?

Para lutar contra a dúvida e o medo, me proponho a memorizar versículos sobre confiança, sobre o caráter de Deus e sobre a mortificação dos desejos da carne. Também me disporei a fazer leituras (como o livro “Vencendo Medos e Ansiedades”, de Elyse Fitzpatrick) e ouvir pregações sobre a fé (como esta série de Hebreus por Augustus Nicodemus).

9. Como posso desfrutar do “uns aos outros” bíblico na mudança?

Tenho uma amiga próxima a quem prestarei contas sobre minha leitura de Hebreus e sobre minhas lutas com a fé semanalmente. Também compartilharei desta leitura e pregações com minha família.

10. Você está pronta para uma vida inteira de mudanças?

Espero que sim.

E espero que você, amiga leitora, também esteja disposta a mudar, não apenas no próximo ano, mas diariamente, para que dia após dia se assemelhe a Cristo e ao seu caráter perfeito.

Um Feliz Ano Novo meu e de toda a equipe Conselho para Meninas.