Nos últimos anos tenho me apaixonado por aconselhamento bíblico. Essa paixão surgiu da gratidão que tenho àqueles que gastaram (e gastam) tempo e paciência conversando e me ajudando a lidar com minhas dificuldades e desafios, e é consequência dessa paixão que este blog nasceu, pois assim como amigos em Cristo foram usados por Deus para o meu crescimento, queria ser para meninas cristãs espalhadas no Brasil.

Aconselhar uns aos outros tendo a Bíblia como fundamento é o dever de todo o cristão e também é uma forma de servir ao Senhor! Por isso este tema se encaixa perfeitamente em nossa série.

Mas, afinal de contas, o que é aconselhamento bíblico? Por que devemos aconselhar? E para que devemos aconselhar?

O QUE É?

Para entendermos o que é aconselhamento bíblico, precisamos relembrar o que Jesus disse aos seus discípulos logo após sua ressurreição:

Então, Jesus aproximou-se deles e disse: “Foi-me dada toda a autoridade no céu e na terra. Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a obedecer a tudo o que eu lhes ordenei. E eu estarei sempre com vocês, até o fim dos tempos”. (Mateus 28.18-20)

Jesus havia ressuscitado e estava com seus onze discípulos quando disse as palavras acima. Ele, depois de cumprir sua missão, estava passando a tarefa de ir, discipular, batizar, ensinar, e guardar suas palavras àqueles que o seguiam. Tal tarefa não cabe somente aos discípulos, mas a nós também. Falando sobre isso, Wayne Mack, autor e palestrante sobre aconselhamento bíblico, explica:

O cumprimento da Grande Comissão envolve três atividades relacionadas e igualmente importantes. Envolve ministrar a Palavra de Deus num discipulado preliminar (evangelismo), no discipulado propriamente dito (promover o aprendizado pelo ensino e pelo ato de modelar a Palavra de Deus em grupo ou individualmente) e no discipulado corretivo (aconselhar pessoas individualmente ou como parte de um pequeno grupo para superar os problemas que estão impedindo o seu crescimento em graça e piedade)[1].

O que Wayne Mack quis dizer é que a Grande Comissão delega a nós três tarefas: (1) evangelizar; (2) ensinar a Palavra de Deus; e (3) exortar cristãos a respeito de assuntos específicos. Para ajudar a entender ainda mais a diferença de “evangelizar” de “ensinar a Palavra de Deus” e “exortar”, o quadro abaixo descreve exemplos práticos de cada ponto:

Evangelizar

Ensinar a Palavra de Deus

Exortar

Conversar com uma pessoa não cristã a respeito de quem ela é (pecadora e merecedora da ira da Deus – Rm 3.23; Ef 2.1-3), quem é Deus (aquEle que enviou seu Filho para salvá-la de seus pecados e destino eterno – Ef 2.4-10; Jo 3.16), quem é Jesus (o sacrifício perfeito que por ela morreu a fim de resgatá-la da morte eterna – Hb 7.24-27) e o que e necessário para ser salva (fé – Ef 2.8-9). Gastar tempo ensinando a um indivíduo cristão (ou grupo) sobre a Palavra de Deus. Isso que um pastor faz em um culto, que líderes de ministérios fazem em reuniões (ministério de crianças, adolescentes, jovens, mulheres, homens, casais, etc.). Gastar tempo auxiliando um indivíduo cristão (ou pequeno grupo) a respeito de algum pecado específico que precisa ser tratado (exemplo: medo, ansiedade, imoralidade sexual, ira, fofoca, mentira, etc.) segundo a Palavra de Deus.

Entendo a diferença das três tarefas que nos cabe segundo a Grande Comissão, o que é aconselhamento bíblico? Aconselhamento bíblico é o que Wayne descreveu como “discipulado corretivo”, ou seja, é exortar e ajudar um indivíduo cristão a tratar determinado pecado. De uma forma mais completa e ampla, aconselhamento bíblico é a atividade bíblica de um cristão em ajudar outro cristão a identificar, compreender e resolver problemas de acordo com a Palavra de Deus pelo poder do Espírito Santo e para a glória de Deus.

POR QUÊ?

Quando Deus fez o mundo, nele colocou o homem e a mulher para que fossem férteis, se multiplicassem, dominassem sobre os animais, cuidassem e cultivassem o jardim em que estavam. Deus também deixou outra ordem: que não comessem do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Mas, como já sabemos, Adão e Eva não obedeceram a Deus e por isso o pecado entrou no mundo e toda a humanidade se tornou pecadora (Gn 1-3; Rm 5.12-19). Por causa do pecado, a conduta do homem se tornou corrompida e seu coração desejoso de fazer o que não agrada seu Criador.

Após o arrependimento e reconhecimento de Cristo como Senhor e Salvador, é necessário que o cristão entenda que sua tarefa é se tornar mais parecido com seu Salvador a cada dia. Efésios 4.22-24 diz:

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, criado para ser semelhante a Deus em justiça e em santidade provenientes da verdade.

 O trecho acima nos ensina que, com Cristo, temos nova identidade. Precisamos deixar de trás, isto é, despir-nos da nossa antiga maneira de viver – antes de Cristo –, renovar nosso modo de pensar e então nos revestir do novo homem – quem somos em Cristo –, que foi criado com a finalidade de ser SEMELHANTE a Deus em JUSTIÇA e SANTIDADE que vem de onde? Da verdade, isto é, da Palavra de Deus (Jo 17.17).

Paulo, em sua carta aos colossenses, no capítulo 3, dá algumas instruções de como o cristão deve se portar. E então no verso 16 ele diz: Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações. Além de precisarmos de aconselhamento, ele também é uma das marcas do cristão.

Então, por que é necessário o aconselhamento bíblico? Por causa de duas razões básicas: (1) Porque somos pecadores, precisamos de Cristo e sua Palavra: a partir do momento em que reconhecemos que sem Ele não somos nada, precisamos entender também que Deus nos deixou um padrão de conduta, que está em sua Palavra. Precisamos agir de forma coerente com ela. Para isso, os nossos irmãos em Cristo são essenciais para nos ajudar a enxergar situações erradas em nosso cotidiano e a combatê-las segundo as Escrituras. E, (2) porque ensinar e aconselhar mutuamente é uma marca do cristão. Aquele que entende quem deve ser, segundo a Palavra de Deus, irá lutar contra si mesmo com a ajuda do corpo de Cristo.

PARA QUÊ?

O ponto anterior já respondeu a questão. O aconselhamento bíblico deve acontecer porque somos pecadores e necessitados de Cristo para que deixemos nossa antiga forma de viver – sem Cristo – e caminhemos rumo à maturidade na fé – com Cristo.

Esmiuçando ainda mais a finalidade do aconselhamento bíblico, Paulo, em sua carta aos efésios nos ajuda a entender qual a função do corpo de Cristo e o que isso significa:

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. (Efésios 4.11-16)

Deus designou cada um para uma função de fim de que: alcancemos à maturidade e atingidos da plenitude de Cristo para que não sejamos como crianças, levadas de um lado para o outro, mas para que juntos cresçamos e nos edificamos. Nessa tarefa está, sem dúvidas, o aconselhamento bíblico!

Outro verso importante está em Hebreus 3.13 que diz: “encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama” hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado”. O autor de Hebreus, nessa passagem, está exortando os leitores para que eles não tivessem um coração perverso e incrédulo (Hb 3.12), mas que encorajassem um aos outros para que sejam enganados pelo pecado. O aconselhamento bíblico é faz parte da função do corpo de Cristo!

Resumindo, aconselhamento é necessário para que nos tornemos mais parecidos com Cristo a cada dia, isto é, para que nos tornemos maduros na fé, para que cresçamos e para que não sejamos enganados pelo pecado.

CONCLUSÃO

Querida leitora, ao entender mais sobre aconselhamento bíblico, minha pergunta é: você tem permitido cristãos a sua volta lhe confrontarem/aconselharem ou não tem dado ouvidos a eles? Você tem sido instrumento de Deus na vida deles, aconselhando-os também? Não olhe para as pessoas cristãs como um grande monstro que deseja se intrometer na sua vida, mas como presente de Deus para lhe ajudar a viver da melhor maneira! Todos nós somos falhos (conselheiros e aconselhados) e precisamos um dos outros para crescermos rumo à maturidade em Cristo. Por isso, se você já tem feito isso, encorajo-a a continuar tendo Cristo como foco e Deus como merecedor de toda a glória. No entanto, se você não tem feito isso (nem como conselheira e nem como aconselhada), não se esqueça: é nosso dever fazer isso, por isso, faça com todo amor, misericórdia, graça, paciência, em oração e tendo a Palavra de Deus como fundamento!

 

Desfrute deste maravilhoso presente de Deus!

 


[1]                     Wayne Mack em The Distinguishing Features of Christian Counseling. In The Master’s Current, v. 4, n. 3, 1998, p. 6.


Quer saber mais sobre o assunto? Segue algumas sugestões de livros e sites:
Livros
David A. Powlison em Falando a verdade em amor: aconselhamento em comunidade. Cultura Cristã.
David Paul Tripp em Instrumentos nas mãos do Redentor. Nutra Publicações.
Elyse Fitzpatrick e Carol Cornish em Mulheres ajudando mulheres: um guia bíblico para os principais problemas enfrentados pelas mulheres. Casa Publicadora Assembléias de Deus.
Elyse Fitzpatrick em Mulheres Aconselhamento Mulheres. São Paulo: Nutra Publicações, 2013.
Wayne Mack e John F. MacArthur Jr em Introdução ao Aconselhamento Bíblico, um guia básico de princípios e práticas de aconselhamento. Editora Hagnos Ltda.
Sites
http://conselhobiblico.com/
http://www.conselhosparameninas.com/ (claro!)
http://mulheresemapurospage.blogspot.com.br/
http://todahelohim.com/