O milagre de uma vida transformada de morto-vivo, como são as pessoas sem Cristo, para uma vida real com Jesus Cristo, é uma coisa maravilhosa, algo que só Deus pode fazer com o seu Espírito: convencer de juízo, pecado e justiça. Quando Deus entrou em nossas vidas, a venda que tínhamos sobre os olhos e o coração cairam, e passamos a ver e sentir como novas criações de Deus. Em muitos de nós isto pode ter acontecido de maneira muito intensa, alguns podem até lembrar a data e hora em que aconteceu. Outros vêem a mudança como um longo processo no qual Deus transformou seu coração, de um coração que não sentia nada e adorava deuses mudos e cegos, os quais não eram reais, a um coração que sente e olhos que vêem o único Deus vivo através da fé.

As Escrituras dizem especificamente que fomos comprados por um preço (1 Coríntios 6.20): o sacrifício de Jesus pode ter sido de graça para nós, mas para Deus o preço foi alto, tão alto quanto sua própria vida e levar sobre ele a ira do Deus Altíssimo (Gl 3.13). Assim, pela graça de Deus e sem o nosso esforço, deixamos de ser escravos do pecado e nos tornamos servos Dele (Romanos 6.22).

Um dia desses, andando com uma amiga pelo parque (sempre é uma boa desculpa para desabafar haha), falamos sobre a vida diária e nossas dificuldades como cristãs, como em janeiro estávamos cheias de novas expectativas para servir ao Senhor e ativamente no seu reino aqui na terra e agora já em julho percebemos que estamos muito cansadas de nossas rotinas, ​​e de como toda a nossa teoria de serviço e investimento na vida dos outros irmãos ficou só na teoria, e perdemos forças para servir a Jesus. Mas relembrando e me aprofundando sobre o que significa ser serva de Jesus Cristo, tenho encontrado novas forças em Jesus.

“Graças a Deus, porque antes vocês eram escravos do pecado, mas agora obedecem de todo o coração a este ensino que lhes transmitimos.  Estão livres da escravidão do pecado e se tornaram escravos da justiça. Uso o exemplo da escravidão para ajudá-los a entender isso tudo, pois sua natureza humana é fraca. No passado, vocês se deixaram escravizar pela impureza e pela maldade, o que os fez afundar ainda mais no pecado. Agora, devem se entregar como escravos à vida de justiça, para que se tornem santos. Quando eram escravos do pecado, estavam livres da obrigação de fazer o que é certo. E qual foi o resultado? Hoje vocês se envergonham das coisas que costumavam fazer, coisas que acabam em morte. Agora, porém, estão livres do poder do pecado e se tornaram escravos de Deus. Fazem aquilo que conduz à santidade e resulta na vida eterna.” Romanos 17-22 NVT

A palavra para servos no original é doulos, e quer dizer muito mais do que um simples servo, ela significa “escravo”. Eram aqueles escravos comprados para ficar nas casas e servir seus amos até a morte Eles viviam debaixo da vontade do amo sempre, não tendo direito a nada. Paulo fala em Romanos 6 da nossa antiga natureza, de que éramos escravos do pecado, daquilo que NUNCA nos levou a nada bom, e uma vez que olhamos para trás, só sentimos vergonha do que fazíamos. Mas agora fomos libertos dessa condição de escravidão do pecado, e aquela liberdade nos leva a ser agora doulos de Deus, escravos de Deus.

Eu confesso que já pensei “Como assim? Era escrava do pecado, e agora virei escrava de Deus?” Mas a nossa condição é totalmente diferente. Quando nos tornamos doulos, servas, escravas de Jesus é que encontramos o nosso verdadeiro lugar no plano de Deus para nossas vidas. Se você é parecida comigo, e já sentiu aquele aperto no coração de dizer: “Eu entendo que sou serva desde que acreditei na verdade da cruz, mas não sei como ser escrava, é difícil demais entregar minhas vontades para Jesus”, se você é dessas, pense de novo, e dessa vez não separe a palavra serva da palavra escrava, porque uma vez que você foi feita filha pela graça, através da fé, você ganhou o melhor Senhor, amo, dono, comprador da sua vida, que você poderia ter. Além de comprar nossas vidas com a Sua, ele nos deu exemplo de serviço enquanto aqui viveu.

Na carta aos Romanos, Paulo nos aconselha a fazer as coisas que conduzem `a santidade para vida eterna, todas aquelas coisas que nos mantem santas: fugir do orgulho, da fofoca, da falta de prudência no falar e no vestir, das mentiras, impurezas sexuais, e muito mais. Estas são coisas que uma serva, escrava, um doulos de Jesus não deveria fazer. Ser servo é muito mais do que aquele desabafar com minha amiga no parque, tem a ver com o Reino eterno que não podemos enxergar com nossos olhos humanos, com aquele Deus que se mantém perto sempre, mas que muitas vezes fazemos questão de não querer desenvolver a relação porque não queremos ser servas de fato.

Deixemos nosso orgulho de lado, e paremos de achar que somos donas de alguma coisa ou de alguma pequena parte de nossas vidas, sendo que só temos um Senhor, um Deus e um só mediador entre Deus e os homens (1 Timóteo 2.5).

“Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu.” Mateus 5.16 NVT

Bibliografia:

  • Blog mundo cristão
  • Bíblia Nova versão internacional