Já pensou que hospitalidade pode ser uma maneira de servir a Deus?  E este termo aparece diversas vezes na Bíblia, contudo, o ato de ser hospitaleiro também por ser visto em muitas histórias sem utilizar o substantivo propriamente dito. Hospitalidade no contexto bíblico significa tratar o estrangeiro de forma que ele se sinta em casa e se pode ratificar isto pela sua origem em grego e no contexto das passagens em que aparece. Fato é que o primeiro ato de hospitalidade, a origem dela, foi feito por Deus, ao criar o jardim do Éden para que o homem se sentisse bem e O glorificasse.

“Ele deu a Adão e Eva tudo que eles precisavam para aproveitar a vida tranquilamente enquanto faziam o trabalho para o qual foram criados. Foram lhes dados tanto o espaço quanto a capacidade para criar, trabalhar e para exercer autoridade com todos os recursos que precisavam.” Jeff Vanderstelt

            Deus nos deu o melhor exemplo para O imitarmos e deixou isso expresso claramente nas Escrituras:

  • Quando fizerem a colheita da sua terra, não colham até às extremidades da sua lavoura, nem ajuntem as espigas caídas de sua colheita. Não passem duas vezes pela sua vinha, nem apanhem as uvas que tiverem caído. Deixem-nas para o necessitado e para o estrangeiro. Eu sou o Senhor, o Deus de vocês.” Levítico 19.9-10. Inserido nas leis do Antigo Testamento está o detalhe de deixar o restante da lavoura para os necessitados. Deus expressou uma ordem clara para que o povo de Israel abençoasse outras pessoas. Eles eram abençoados para abençoar, contudo, falharam em muitos aspectos.
  • Por ser encarregado da obra de Deus, é necessário que o bispo seja irrepreensível: não orgulhoso, não briguento, não apegado ao vinho, não violento, nem ávido por lucro desonesto. É preciso, porém, que ele seja HOSPITALEIRO, amigo do bem, sensato, justo, consagrado, tenha domínio próprio. Tito 1.8 Veja que os versículos têm características de líderes eclesiásticos homens. Imagine um visitante que chega na igreja e é despercebido, ninguém sabe seu nome e a razão de estar ali. Se eu fosse este visitante, partiria para nunca mais retornar. Recebe-lo cordialmente não é uma tarefa apenas dos líderes eclesiásticos, mas cito aqui para ressaltar que ser hospitaleiro é um privilégio de homens também, e ambos, devem trata-los com atenção.
  •  Não se esqueçam da hospitalidade. Hebreus 13.2a”. “Compartilhem o que vocês têm com os santos em suas necessidades. Pratiquem a hospitalidade. Romanos 12 .13”. Uma das visões de hospitalidade da época de Jesus foi a dos gregos, em que um grego quando recebido na casa de outro tinha seus pés lavados, era bem alimento, e recebia vinho. Isto porque acreditavam que os deuses andavam misturados com os humanos e, se ele fosse mal recebido, demonstraria sua ira. A visão dos hebreus era parecida de certa forma e baseada em histórias do Antigo Testamento (Gênesis 19). Contudo, até mesmo diante desta perspectiva de hospitalidade, na realidade, as pessoas buscavam escapar de uma ira, viviam atemorizadas. E neste meio cultural Jesus demonstrou Sua hospitalidade verdadeira para que muitos “estrangeiros” pudessem se sentir bem, ao serem perdoados, curados, salvos. Ele Se deu para que muitos pudessem ter vida!

 Além destes textos, existem muitos outros. Contudo, uma análise prática a respeito deles propõe que todos estão relacionados com a generosidade, o compartilhar, o desprender-se de si para outros. E essas são algumas das razões pela qual Jesus deu Sua vida:

Nisto conhecemos o que é o amor: Jesus Cristo deu a sua vida por nós, e devemos dar a nossa vida por nossos irmãos. 1 João 3.16”

A hospitalidade vai além de hospedar alguém bem em nossa casa, mas juntamente com isso, é lidar com quem for de maneira que ela seja servida. Isto exige renúncia de tempo para si, dinheiro investido somente para seu prazer ou necessidade. Envolve o entregar-se para outro com sinceridade e não pesar, por obrigação, ao obedecer a Deus.  A pressão da carreira profissional sempre instiga muitas a correrem por si, não importa quem está ao seu lado, e o objetivo é satisfazer-se, embora se tenha muitas desculpas plausíveis. Estão sempre com pressa, sobrecarregadas de afazeres, não têm tempo para se envolver em atividades na igreja, não de receber os amigos em casa ou sair. E isso está a cada dia mais comum, em especial nas cidades maiores. E este é somente um dos exemplos que demonstram a dificuldade de ser hospitaleira. Mas claro, com sabedoria, conciliando bem o tempo e o dinheiro, nosso dever como cristãs é servir, ser hospitaleiras. Precisamos ir contra ao que o mundo pressiona, pois ele não é hospitaleiro. Vamos pensar em algumas maneiras práticas?

  • Que tal convidar uns amigos para comer uma refeição na sua casa? Escrevi que hospitalidade vai além de ser hospitaleira, mas com relação ao cuidado com a casa e com os visitantes, as mulheres não são mais estimuladas a expressar esse tipo de virtude. Hoje, isso é um ato de “dona de casa”, sinônimo de ser reprimida, inferior e desvalorizada. Por isso, te incentivo a trabalhar, seguir sua carreira, mas aprender a ser uma boa dona de casa, aprendendo a cozinhar, pregando um botão, cuidando da casa e recebendo visitas generosamente. E ser dona de casa não é ser inferior, mas servir aos que estão próximos e para Deus têm muito valor. E afinal, quem abençoa é abençoada não é mesmo? Essas donas de casa desfrutam de muitas bênçãos que as “workaholics” não tem tempo…
  • Que tal manter a casa organizada para que os próprios moradores, além de você, possam se sentir bem?
  • Que tal dispor seu tempo para conversar, mesmo que por telefone, com uma amiga que está precisando desabafar?
  • Que tal contribuir financeiramente para alguém que precisa, seja um missionário, alguém da igreja, um familiar?
  • Que tal separar roupas e objetos que você não utiliza mais para outros que gostariam de tê-los?
  • Que tal pedir conselhos para uma mulher madura sobre como organizar a casa melhor, como administrar bem o tempo para isso, o que priorizar?
  • Que tal orar para Deus te ajudar a ser mais generosa e menos egoísta?

A lista é grande, mas pense em se esforçar, em especial essa semana, para exercer a hospitalidade e ainda ter o privilégio de ser abençoada! E ainda caminhar mais perto do Pai, obedecendo-O desta maneira, praticando atividades com peso na eternidade e não são passageiras.

Quem não serve para SERVIR, não serve para viver! Mahatma Gandhi

 

 

BIBLIOGRAFIA

Albert Barnes and James Murphy. About Notes on the New Testament: Romans. Pag 279

 Jeff Vanderstelt. Hospitalidade cristã.