Aconselhamento, discipulado, mentoreamento, pode chamar como melhor quiser, na minha opinião todas essas palavras descrevem um tempo de investimento na vida de alguém. Tito 2 fala da nossa responsabilidade de investir na vida de outras pessoas – mulheres mais “velhas” investindo na vida de mulheres mais “jovens”. Podemos ver isso como um privilégio para cada uma de nós ou como um empecilho em nossas agendas.

Amo fazer discipulado, vejo como um mandamento de Deus para nós. Exige tempo? Muito. Exige desprendimento? Também. Exige dedicação? Muita. Exige visão? Sim.

Tenho trabalhado com discipulado há vários anos, em diferentes faixas etárias. Há muito tempo tenho trabalhado no Seminário Bíblico Palavra da Vida com alunas (solteiras e casadas) e também, juntamente com meu marido, temos trabalhado com casais (namorados, noivos e casados). Durante alguns anos trabalhamos também com um grupo de adolescentes da nossa igreja, e lá tive a oportunidade de fazer discipulado com várias meninas, por vezes acompanhamentos individuais, outras vezes em grupo.

Quando minha filhas eram adolescentes, pude fazer um grupo de discipulado com as meninas da idade delas. Era um tempo de muita conversa, orientação, risadas, choros, estudos bíblicos, oração e compartilhar de conflitos que cada uma estava vivendo. Nós nos encontrávamos em minha casa a cada 15 dias, um grupo de apenas 5 meninas, mas um grupo muito querido.

Lembro-me de um outro grupo de meninas que às vezes traziam para o nosso encontro amigas da escola que não eram cristas ainda, e la tínhamos oportunidades de compartilhar o evangelho com elas. Hoje vejo algumas dessas meninas casadas e levando adiante o discipulado na vida delas em sua igreja local. Um presente de Deus e uma confirmação de que vale a pena fazer discipulado e investir na vida dessas mulheres.

No seminário tenho feito discipulado com as jovens: aproveito o horário de almoço delas e podemos nos encontrar e ter conversas pessoais. Esse tempo muitas vezes é um tempo mais formal, no sentido de marcar um horário e ter uma conversa mais focada em um determinado assunto. Mas tambem tenho muitos tempos informais com elas, tempo de tê-las em minha casa para um café, almoço, e até mesmo tempo de fazermos algum projeto juntas (cozinhar, por exemplo). Minha casa está sempre aberta para recebê-las a qualquer momento, moramos perto do seminário e isso facilita muito.

Poderia compartilhar varias oportunidades que tive de participar da mudança na vida dessas meninas e casais, um privilégio dado por Deus em poder investir tempo, conversa, conselhos, orações e, por que não dizer, até mesmo investimento financeiro.

Tem sido um enorme prazer em minha vida poder servir nessa área. Como já disse, Deus tem me dado grandes oportunidades de poder usar minha vida e meu tempo em discipulado e conselhos para meninas mais jovens que, muitas vezes, querem tanto viver uma vida de piedade, mas falta um pouco de orientação, e também ver casais que desejam orientação na area de convívio mútuo, criação de filhos, relacionamentos com familiares, etc. E Deus tem nos dado a oportunidade de compartilhar nossas experiências e de coisas que Deus tem nos ensinado através de outros casais que também tem investido em nossas vidas.

Infelizmente não tive a oportunidade de ser discipulada quando adolescente ou jovem, e hoje vejo a grande falta que isso fez em minha vida e em meu crescimento espiritual. Creio ser esse um dos motivos que me levam a crer que discipulado é um projeto criado por Deus.

Que Deus também possa mostrar a todas vocês a importância desse grande ministério.

 

Mirian Cox, missionária da Organização Palavra da Vida