Se os seus pensamentos fossem expostos em uma tela de vídeo qual seria a sua reação? Vergonha? Medo? Inquietação? Será que sua mente seria irrepreensível?

Provavelmente a resposta a essa pergunta é NÃO. E muitas vezes até mesmo culpamos a Deus: “se Ele não fosse tão exigente ou tão estraga prazeres, não seria vergonha para mim nem para ninguém admitir que temos fantasias eróticas”. Contudo, Deus, apesar de executar juízo, também é um Deus de zelo e Ele, quando por meio de Sua Palavra nos ensina que é pecado ter pensamentos impuros, está nos protegendo, não estragando prazeres.

“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro (sem pecado, sensualidade, culpa) […], pensem nessas coisas.” Filipenses 4.8

Mesmo quando somos cristãs, quando damos abertura ao pecado em nossa vida, sujeitamo-nos a ser dominadas por ele, e somente com a ajuda do Espírito Santo podemos combatê-lo. Se ignorarmos o fato de que a persistência em pensar em cenas impuras nos leva ao vício, seremos cativas desse mal por um longo prazo. E um pecado sempre leva a outro pecado…

Muitos homens machucaram suas esposas forçando-as a terem comportamentos sexuais que assistiram em filmes. Outras mulheres foram traídas por seus namorados, e maridos foram traídos por suas esposas. Crianças foram abusadas. Muitas meninas passaram a questionar sua sexualidade. A beleza da lua de mel perdeu o brilho para muitas mulheres e expectativas não foram correspondidas. E ainda há muito mais…

Sabe por que isso acontece? Vamos analisar Provérbios 4.23 de trás para frente e ver a resposta!

“Pois dele depende toda a sua vida”

A nossa vida depende do nosso coração, isso quer dizer que nossas atitudes e reações são reflexos dele.

“O seu coração”

O coração para o povo hebreu, para quem este provérbio foi escrito, representava seus pensamentos, vontades, suas emoções e tudo o que estava relacionado ao ser interior. Assim, as nossas atitudes são reflexos do que pensamos, desejamos e sentimos.

“Acima de tudo, guarde”

Por isso devemos guardar nossa mente, nossas vontades e emoções, isto é, protegê-las da vulnerabilidade ao pecado e alimentá-las com o que as fortalece em Deus.

Respondendo a pergunta acima, graves males acontecem porque nutrimos nossa mente com pecado. Vemos, ouvimos e temos atitudes pecaminosas que influenciam nossos pensamentos a serem pecaminosos e impuros. Acabamos pondo-os em prática.

Por isso, a melhor forma de combatê-los é protegendo-nos de conteúdos imorais que provocam esses pensamentos, como filmes eróticos, literatura pornográfica e músicas de conteúdo pesado. Além disso, também devemos alimentá-la com o que é puro: a Palavra de Deus, e músicas de letra pura, livros e filmes de conteúdo agradável a Deus.

Mesmo com toda essa proteção, você ainda poderá, involuntariamente, ver outdoors com imagens provocantes, fotos sensuais em páginas de revistas, e ouvir palavrões, piadas e músicas com sentido ambíguo, por isso, não tenha medo de ser radicalmente cautelosa.

“Como pode o jovem manter pura a sua conduta? Vivendo de acordo com a tua palavra.” Salmo 119.9

Quando pecamos conscientemente mentalizando cenas impuras em nossa mente, agimos como se fôssemos incrédulos e insatisfeitos. Não estamos satisfeitos com o que Deus tem nos oferecido e precisamos de mais e, às vezes, muito se deve pela curiosidade desde o que é beijar, até mesmo o fazer sexo. Deus nos deu apetites sexuais e tê-los, em si, não é pecado, porém, eles foram dados a nós para um momento especial com nosso cônjuge, no casamento.

Joe Jordan, em seu livreto “Pureza Intelectual”, escreveu sobre a tentação da sexualidade: “Não é a atração que é pecado, mas sim o que permitimos que ocorra em função dessa atração. Quando não controlamos as atrações da vida e não guardamos o nosso coração, o fogo da fantasia começa a queimar.” Por mais que os pensamentos impuros pareçam inofensivos e você nunca tenha feito algo muito perigoso como abusar ou trair alguém, você cometeu engano.

Pode alguém colocar fogo no peito sem queimar a roupa? Provérbios 6.27

Quando isso acontece, a comunhão com Deus é afetada. Parece impossível orar, a preguiça em ter um momento a sós com Ele aumenta e a vergonha, com o tempo, nos afasta dele. Há quem pense que traição só acontece de fato quando há contato físico, mas a Palavra de Deus diz que, apenas olhar para um homem e desejá-lo é adultério (Mt. 5.27-29). Com este padrão, quantas vezes você e eu já adulteramos? Por isso devemos ser zelosas com o que incita o nosso coração.

O pecado é atraente, como o fruto de uma árvore proibida foi para Eva, como a mulher de outro homem, Bate-Seba, foi para Davi, como imaginar o corpo nu de homem pode ser para você. Contudo, não vamos substituir um tesouro celestial permanente (2Co.4.17-18), por um prazer temporário, passageiro e ilusório. Não vamos trocar a boa comunhão com Cristo por um egoísmo pessoal que com o tempo vai nos sufocar e esgotar.

Se você tem dificuldades com isso, peça perdão a Deus que a todos que confessam seus pecados, perdoa e trata com misericórdia. Não haja como uma cristã que ignora o sacrifício de Cristo e vive para seus prazeres passageiros. Pelo contrário, ore sempre por santidade. Ocupe sempre sua mente com atividades e recreações boas. Não se permita ficar a toa sonhando com o que você acredita que é perfeito para você. As lutas serão grandes, mas o Espírito Santo capacita, ajuda e transforma. Sobre muitos dias de queda, podem existir muitos dias de vitória!

“Pensai nas coisas lá do alto, não nas coisas que são da terra.” Colossenses 3.2