Depois de vermos quem somos e a principal implicação disso – viver de modo coerente com a Palavra – vamos especificar mais sobre o nosso uso das redes sociais. Esse assunto é bem abrangente e não se resume só às meninas, mas neste artigo levantaremos pontos que atingem principalmente as filhas de Deus e seu tempo, publicações, curtidas e compartilhamentos nas redes.

TEMPO

As escritoras Nancy Leigh DeMoss e Dannah Gresh, em seu livro “Mentiras em que as garotas acreditam e a verdade que as liberta” dedicam um capítulo[1] para falar sobre a tecnologia. Nesse capítulo elas falam sobre várias mentiras relacionadas à internet, porém, uma delas é a que eu gostaria de compartilhar com vocês: “Não é desperdício de tempo [ficar conectada à tecnologia]… e, mesmo que seja, não tem problema”. Infelizmente é isso em que acredita a geração que nasceu com eletrônicos em casa. As autoras rebatem essa mentira dizendo que todas as áreas de nossa vida precisam de limites.

Tenham cuidado com a maneira como vocês vivem; que não seja como insensatos, mas como sábios. Portanto, não sejam insensatos, mas procurem compreender qual é a vontade do Senhor. Aproveitando ao máximo cada oportunidade (outra versão diz: remindo o tempo, que dá a ideia de administrar bem o tempo), porque os dias são maus. Efésios 5.15-17

Você ainda não acha que passar o dia na internet seja um problema? Então que tal fazermos um teste? Responda a estas duas perguntas: (1) Quanto tempo você tem gastado na internet em seu tempo livre? (2) E quanto tempo tem gastado com a Bíblia a cada dia? Provavelmente você gasta mais tempo navegando, acertei? Aposto que você esteja tentando lutar para não concordar comigo e por isso pensou em um monte de desculpas como “mas a minha geração se comunica assim”. Acertei de novo? Pois é, acertei! Não é errado usar a internet; o que está errado é a quantidade de tempo que se passa nela. Usá-la sem limites é demonstrar falta de domínio próprio. Em Gálatas 5.22 vemos que domínio próprio é uma das marcas do cristão e por isso devemos buscar controlar nosso corpo, inclusive no uso da internet. Não quero aqui jogar pedra em você, mas em mim também. Afinal, trabalho com um blog e em outras áreas que necessitam de internet, mas confesso que muitas vezes usei isso como uma justificativa para mim mesma, a fim de ficar horas e horas online fazendo qualquer outra coisa que não fosse trabalho. Isso é uma luta diária para mim porque eu gosto de ficar conectada e gosto de tecnologia.

Nestes últimos dias, tenho buscado usar a maior parte do meu tempo para fazer este estudo e os outros que vêm a seguir, e isso tem sido desafiador. Parece que o Chrome me chama (risos!). Além de aprender a ter domínio próprio nesses momentos, tenho aprendido a administrar melhor meu tempo, como diz o texto de Efésios em destaque acima.

Praticando: Tire um tempo com um papel e uma caneta e calcule em média quanto tempo você tem gastado em frente a um laptop, celular ou tablet. Em seguida, escreva as ideias principais das suas últimas duas devocionais. Assim você verá o quanto tem jogado seu tempo fora na internet e como o seu tempo com a Palavra de Deus tem sido pequeno, a ponto de você nem se lembrar do que leu pela última vez. Ore a Deus para que Ele a ajude a ter domínio próprio e sabedoria para lidar com essas questões.

Gaste seu tempo com sabedoria, lembrando-se de que você precisa de tempo para: entretenimento (com a família, amigos, no Facebook, Instagram e outros), para estudar, trabalhar, dormir, e se exercitar.

Glorifique a Deus com o seu tempo!

POSTANDO, CURTINDO E COMPARTILHANDO

Como já foi falado, o assunto das redes sociais é bastante abrangente e não é só uma dificuldade feminina, mas de todos. O que postamos influencia muitas pessoas, assim como a nossa língua é capaz de construir e destruir. No livro de Tiago, o autor nos mostra o quão nossa língua é difícil de ser domada:

“Toda espécie de animais, aves, répteis e criaturas do mar doma-se e é domada pela espécie humana; a língua, porém, ninguém consegue domar. É um mal incontrolável, cheio de veneno mortífero. Com a língua bendizemos ao Senhor e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. DA MESMA BOCA PROCEDEM BÊNÇÃO E MALDIÇÃO. MEUS IRMÃOS, NÃO PODE SER ASSIM!” Tiago 3.7-10

O mesmo problema que afeta a nossa língua física tem afetado nossa língua virtual. Com ela amaldiçoamos (postamos frases ou fotos a fim de ofender outros) e bendizemos (postamos versículos). Assim como Tiago disse: MEUS IRMÃOS, NÃO PODE SER ASSIM!

Especificando o assunto para as meninas, outra maneira em que elas têm se deixado influenciar pelo mundo são suas fotos.

“Ser sexy” passou a ser um mandamento entre jovens cristãs e não cristãs. Elas pensam: quanto mais sexy, mais curtidas! Toda vez que assisto àqueles programas de TV de mulheres que vão à procura do vestido de noiva perfeito (ou a qualquer outro reality show feminino), fico chocada com o quanto as mulheres querem ser sexy. Nessa busca, elas compram roupas que expõem seus corpos e com elas adoram fazer poses provocantes (mesmo que só um pouquinho) para fotos que em seguida postam nas redes. É só abrir seu Facebook ou Instagram e ver muitas fotos desse tipo. São meninas de biquinis bem pequenininhos ou selfies que mais parecem uma “vitrine de peitos”. Não quero criar uma regra de “com que roupa, pose e ângulo da máquina fotográfica devo tirar fotos e postar nas redes sociais”, mas quero que você mesma pense naquilo que tem publicado. Para ajudar nisso, pare e responda: Deus a fez para ser sexy? Suas fotos O glorificam? Suas motivações para postar uma foto/frase também O glorificam?. Essa última pergunta é principalmente para aquelas que não postam fotos vulgares, mas postam coisas com intenções erradas, como por exemplo de se mostrar certinha.

Querida leitora, você não precisa estar sexy – ou certinha – nas redes sociais para ter valor entre os homens e até mesmo entre as mulheres, no sentido de querer se mostrar mais bonitas que elas. Na primeira carta de Pedro diz: “A beleza de vocês não deve estar nos enfeites exteriores, como cabelos trançados e jóias de ouro ou roupas finas. Pelo contrário, esteja no ser interior, que não perece, beleza demonstrada num espírito dócil e tranqüilo, o que é de grande valor para Deus (3.3,4). Deus dá grande valor para aquelas que gastam seu tempo com Ele e não si mesmas – Sabe o que isso me lembrou? A história de Marta e Maria. Marta queria deixar a casa limpinha enquanto a outra só queria ouví-Lo falando sobre as verdades de Deus. E o que Jesus respondeu para o resmungo de Marta sobre o fato de Maria não estar ajudando no serviço? “Marta, Marta! Você está preocupada e inquieta com muitas coisas; todavia apenas uma é necessária. Maria escolheu a boa parte, e esta não lhe será retirada” (confira com mais detalhe a história em Lucas 10.38-42).

Além de quererem se mostrar sexy, percebo também um excesso de posts com fotos de si mesma. Uma foto ou outra é problema? Não, claro que não. Porém, as meninas têm se cultuado, isto é, se idolatrado por meio de publicações com essas: é foto em frente ao espelho antes de sair de casa, é foto com a blusa nova, foto para mostrar os óculos de sol, e assim vai.

Outra passagem que me ajuda muito a entender o nosso papel dentro e fora das redes sociais é Gênesis 1.26. Este texto diz que fomos feitas à imagem e semelhança de Deus. Sabe o que isso significa? Que devemos ser reflexo da Sua glória. Já em 1Coríntios 10.31 diz que tudo o que fizermos deve ser feito para a glória dEle, ou seja, tudo o que não é para a glória dEle é pecado. Já pensou nisso? Logo, tudo aquilo que postamos também deve agradar o nosso Deus.

Até aqui estamos falando somente sobre o que publicamos, mas isso também cabe àquilo que curtimos ou compartilhamos. Temos glorificado a Deus com cada uma dessas opções? Lembro-me de uma pregação que ouvi de uma querida amiga em Efésios 4.29 que diz: “Nenhuma palavra torpe saia da boca de vocês, mas apenas a que for útil para edificar os outros, conforme a necessidade, para que conceda graça aos que a ouvem”. Nossa “língua virtual” tem sido útil para a edificação? Falamos somente o necessário? Concede graça?

Praticando: Antes de postar/curtir/compartilhar (1) pense, (2) se questione: “Qual a minha motivação? Estou agrandando a Deus? É útil para edificação? É necessário? Concede graça?” e então, (3) publique! Enquanto escrevo este texto, minha irmã deu a ideia de colarmos post-its no laptop, celular ou tablet como lembretes de que tudo aquilo que fazemos é para a glória de Deus. E aí, gostou da ideia? #partiucomprarpost-it
Que a sua “língua virtual” engrandeça o nosso Deus e edifique aqueles que conhecem a Deus e aqueles que ainda não O conhecem!


[1] DEMOsS, Nancy Leigh e GRESH, Dannah. Mentiras em que as garotas acreditam e a verdade que as liberta”. São Paulo: Vida Nova, 2014. p. 164-179.