“Pra quê fazer hoje se eu posso fazer amanhã?”. “Eu consigo fazer tudo um dia antes”. Ninguém vai perceber que não fiz do melhor jeito”.  “Vou dormir só meia hora”. “Estou tão cansada, mereço não fazer essa tarefa”. ”Aaaaaah… deixa para depois!”

São essas as frases que normalmente falo para mim quando estou com preguiça de fazer alguma coisa importante ou, porque não, coisas não muito importantes também. Na verdade essas frases podem ser usadas em qualquer situação que requeira esforço e vontade. Imagino que você também já se pegou falando alguma dessas coisas. E se eu te falar que toda vez, sim, TODA vez, que algumas dessas frases passam pela nossa cabeça, isto significa uma coisa bem mais profunda do que simplesmente fazer planos preguiçosos?

“Ai dos filhos obstinados, declara o Senhor, que exercitam planos que não são meus, fazem acordo sem minha aprovação, para ajuntar pecado sobre pecado.”  Isaías 30.1

Toda vez que falamos ou pensamos em estar com preguiça, estamos criando planos por conta própria. Imagina o seguinte, é quase como se alguém estivesse puxando uma corda ao redor do seu pescoço falando: “Pare!“ “Faça!“ “Seja indulgente!” “Procrastine!” E a Palavra de Deus nos diz: “Prometendo-lhes liberdade, eles mesmos são escravos da corrupção, pois o homem é escravo daquilo que o domina.”  1 Pedro 2.19

Na maioria das vezes, o que nos impede de fazer as coisas da forma que Deus quer somos nós mesmas – quem esta puxando da corda é o nosso próprio EU. Em um de seus artigos, Paul Maxwell diz que a preguiça não é simplesmente um estado passivo, como a gente acha que é, o período de tempo que a gente tira para “descansar” ou dar prioridades a não fazer a tarefa necessária (quando falo de tarefa não estou me referindo a uma tarefa da faculdade, trabalho ou escola só, pode ser desde limpar a casa até fazer exercício físico), mas é o momento onde nós adoramos deuses falsos como o prazer, o auto conforto, o escape, e vários outros.

Mas como parar de fazer planos preguiçosos?

Precisamos entender que o trabalho não é uma maldição: ele foi dado para o homem antes da Queda (Gênesis 2.1-17). John Piper diz: “Deus nos colocou no planeta para nos sermos co-trabalhadores… com Ele.” Quando nós trabalhamos arduamente, seja no trabalho de todos os dias, limpando a casa, estudando, descansando no tempo certo, dando atenção as pessoas ao nosso redor, fazendo as coisas no tempo correto, isso só demostra mais graça do nosso Senhor na nossa vida. Quando Deus nos chama para viver para Ele, Ele não pede só o nosso dia de domingo, ou só as partes “fáceis“ de mudar em nossas vidas – Ele pede todas as partes, e isso inclui o pecado da preguiça.

Mas Ele também nos dá as ferramentas para lutar contra isso. Ele diz: “Pois o pecado não os dominará, porque vocês não estão debaixo da Lei, mas debaixo da graça.” Romanos 6.14.

A graça de Deus nos permite começar de novo todos os dias. Seria extremo usar a graça dele como licença para pecar, mas não é isso o que Paulo esta dizendo. “O amor de Cristo nos constrange“, e é por esse motivo que nós lutamos contra o pecado da preguiça (e contra todos os demais também).

Ao mesmo tempo que falo isso para vocês, eu falo para mim também. A vontade que tenho é de gritar: LEVANTE-SE! FAÇA AS COISAS NO TEMPO DETERMINADO! NÃO DEIXE PARA DEPOIS A TAREFA DE HOJE! Preciso lembrar de como Jesus agiu, de como Ele viveu como um homem comum e, no tempo que Deus Pai determinou, se entregou. Ele é nosso Salvador, aquele que nos dá força (Isaías 40.29-31). Ele veio para salvar os fracos e pecadores, e é com a força do seu Espírito que nos aperfeiçoa a cada dia.

“A preguiça não é simplesmente um estado passivo como a gente acha que é. É a obediência ativa a qualquer outra coisa que não Jesus Cristo.” John Maxwell.