– Agora vai, é ele, eu sinto!

Quem nunca teve esse feeling sobre um paquera? Para as meninas da minha geração (quase 30), é paquera, mas para as mais novinhas vamos chamar de Crush!

Esperar a chegada do nosso amado namorado/esposo nem sempre é fácil, não é meninas? Eu me lembro de ter tido essa sensação algumas vezes, o cara se aproximava, conversava um pouco, tomávamos um café e eu já me imaginava vestida de noiva com ele me esperando no altar (hahahah).

Algumas decepções foram bem pedagógicas para mim, o “não” de Deus às vezes é tudo que necessitamos para vivermos o melhor dEle para a nossa vida.

Quando estamos sozinhas, sem qualquer perspectiva de envolvimento amoroso, nos enganamos acreditando que estamos totalmente centradas em Cristo, contudo, ao primeiro sinal de paquera, colocamos todas as nossas expectativas de felicidade e alegria futuras numa pessoa, não em Cristo.

Então, o que devemos fazer quando pintar um novo Crush, para não perder o foco de Cristo?

  1. CONTROLE OS SEUS PENSAMENTOS DISNEY

Quem de nós nunca passou horas imaginando o nome dos filhos, o vestido do casamento, a forma, o dia e o local que o rapaz “do momento” nos pediria em namoro/casamento? 

O problema desses pensamentos é que eles nos enchem de expectativas erradas, que voltam o nosso coração para nós mesmos e tiram o foco de Deus. 

Por isso, pode os pensamentos disney, deixe que o Senhor conduza a sua vida e te abençoe no tempo dEle, à maneira dEle, de acordo com a vontade soberana, “boa, perfeita e agradável” (Rm 12:2).

  1. SEJA RESPONSIVA E NÃO INICIADORA

Lugar de mulher é onde o Pai disser!

Deus nos criou homem e mulher, ambos a sua imagem e semelhança (Gn 1:27),  em igual valor, porém com papéis distintos (vide Gênesis 2).

Ainda que a nossa cultura pregue e incentive que a mulher faça o que quiser, que flerte com quem bem entender e até tome a iniciativa de relacionar-se com um homem, o Senhor nos deixou uma clara instrução em sua palavra, contrária a esse pensamento:

Por isso o homem deixa pai e mãe e se une à sua mulher, e os dois se tornam um só.” (Gn 2: 24).

– Quer dizer que eu não posso me interessar por ninguém? 

Calma, não é por aí! 

Ao se interessar por alguém, ore, coloque nas mãos do Senhor, observe se o rapaz é de Deus. É possível demonstrar interesse sem tomar a iniciativa, sem tomar as rédeas da situação.

  1. NÃO CAMINHE SOZINHA

Caminhar sozinhas nunca foi o projeto de Deus pra nós.  

As incertezas da paquera podem gerar muita ansiedade e nos levar a tomar atitudes precipitadas, se esse for o seu caso, procure uma mulher piedosa para te acompanhar nesse período, em oração e aconselhamento. (Tt 2:3-4)

A paixão ou o desejo de finalmente ter alguém podem nos privar de enxergar com clareza o que está adiante de nós.

Quando olho para trás vejo que se eu tivesse aberta aos conselhos de uma mulher piedosa na adolescência teria feito escolhas diferentes e evitado muitas dores.

 

  1. NÃO DEIXE OS SEUS AFAZERES E PLANOS

É importante resguardar a sua individualidade. 

Vocês só serão “um só” quando estiverem casados, portando, não abandone o seus planos por causa de uma paquera ou esperando que o seu crush finalmente apareça. 

Viva uma vida para o Senhor, menina, faça a sua espera ser produtiva, invista em você, em crescer na fé, crescer como mulher, crescer profissionalmente, servir a obra, fazer um intercâmbio… 

Cultive o seu jardim!

 

  1. GUARDE O SEU CORAÇÃO

Resista à tentação de falar o tempo inteiro sobre o seu Crush, guarde o seu coração no Senhor e entregue a Ele os seus desejos, planos e sonhos. 

Encha a sua mente das coisas do alto. Lembre-se que se vocês se tornarem namorados, vai chegar a hora de falar para todas as amigas, de estar mais perto, de abraçar, postar nas redes sociais e dividir com o mundo a benção que Deus te concedeu, mas até lá, aja naturalmente.

Guarde o seu coração. Caso as coisas não deem certo, você terá evitado uma exposição desnecessária e poderá seguir em frente mais facilmente.

  1. ORE MAIS, MUITO MAIS

Ore para que seja feita a vontade do Senhor, não a sua!

Quantas vezes o Senhor me livrou de coisas que eu queria muito e cria que eram o melhor para mim, e no fim não passavam ciladas do meu coração impaciente.

O tempo do Senhor é perfeito e nenhum não de Deus é em vão. 

Custei a entender essa verdade. Hoje vejo o quanto Deus trabalhou em minha vida através dos “nãos”.

Creia que Deus está perto, que ele cuida de você, como está escrito em sua Palavra: 

“Porque eu bem sei os pensamentos que tenho a vosso respeito, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, pra vos dar o fim que esperais.” (Jr 29:11)

  1. CONFIE NA VONTADE DO SENHOR 

Eu estava inconformada porque achei que aquele seria o rapaz de Deus para mim, estava tudo correndo bem, o moço era crente, demonstrava gostar de mim, mas do nada tudo mudou. 

Fui consolada por um conselho muito sábio:

“Deus não dá aquilo que você quer, mas aquilo que você necessita.”

Aquela palavra acalmou o meu coração, ajudou-me a resgatar a confiança na vontade do Senhor.

O coração do homem pode fazer planos, mas a resposta certa dos lábios vem do Senhor.” (Pv 16:19)

Descanse em Deus, o tempo dele é perfeito e a sua vontade nunca falha, se a resposta dele hoje for não, ainda que doa, que você seja capaz de louvá-lo e adorá-lo, pois em todo tempo Ele é bom!

– Vitória Maria Carvalho –