Bianca Tlisman nasceu em uma família cuja mãe sempre a criou com base da Palavra de Deus, com fortes princípios morais, e cujo pai, por outro lado, não acreditava nestas coisas e dizia a ela que não valia a pena seguir tudo isso. Bianca cresceu convencida de que se ela fizesse todas as coisas da melhor maneira, Deus aprovaria sua vida.

Aos 15 anos, começou um relacionamento com um colega da escola, deu o seu primeiro beijo e fez algumas outras coisas também, mas em sua cabeça os princípios sempre estiveram presentes. Esse relacionamento terminou, e rapidamente outro começou, aos com 17 anos, em que mesmo ela tentando começar a fazer as coisas certas, essa relação absorvia lentamente seus estudos, seus amigos. Inicialmente suas idas à igreja se resumiam a encontros de jovens, depois apenas ia de mês em mês, e ao final, nem isso.

Os princípios que sua mãe havia lhe ensinado simplesmente desapareceram e não faziam mais sentido! Nesta relação não só não havia espaço para Deus porque seu namorado não o conhecia, mas ela mesma já havia deixado Deus de lado há muito tempo.

Dentro dessa relação não havia apenas imoralidade sexual, mas eram constantes as lutas onde havia sempre momentos para gritos e mais gritos, o ciúme sem limites e outras coisas mais. Até o dia em que isto foi demais para seu namorado e o relacionamento acabou. Ela pensou que poderia consertar as coisas tentando mudar, pedindo conselhos para as pessoas erradas (raramente era sua mãe, porque ela sabia que sua mãe iria dizer-lhe para buscar a Deus e outras coisas que ela já sabia), mas cada vez que ela tentava mudar ela não conseguia, ainda continuava errando nas mesmas coisas, até que desistiu de tentar sozinha.

Depois de um tempo ela decidiu, ainda presa ao seu orgulho, dar uma chance à Deus, e por isso foi a um dos encontro de jovens de sua igreja, onde um versículo chamou sua atenção:

“E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” – 2 Coríntios 12.9.

Depois de sair, não se lembrava de mais nada daquela noite, apenas esta frase e, lentamente, começou a perceber que ela realmente era falha e que não havia absolutamente nada que ela pudesse fazer para ser salva. Seus erros passados ​​podiam explicar várias coisas de seu presente, por exemplo, como ela não conseguia pensar em ter um relacionamento com um novo homem ou como ela não podia perdoar, mas isso não podia definir seu futuro, Jesus sim! Ele é quem poderia definir e pode definir o nosso futuro também.

Era como se Deus tivesse feito algo clicar em sua cabeça, e ela percebeu que estava sozinha. Convencida, então, pediu a Deus que a perdoasse, para que Ele mudasse a sua vida. Desde aquele momento sua vida mudou.

Bianca cresceu, foi madurecendo na sua fé em Cristo, e agora com vinte um anos, conheceu um homem, Samuel. Ele trabalhava no departamento de evangelismo de sua igreja, ele estava em seu último ano de faculdade e parecia perfeito em todos os sentidos: servo, temente a Deus, cavalheiro, bonito, maduro e queria conhecê-la melhor!  

Foi assim que tudo começou e, depois de alguns meses eles começaram um relacionamento de namoro visando um futuro casamento. Só que, com a rotina e os pecados de cada dia, vieram algumas brigas, e Bianca foi percebendo que memórias de relacionamentos passados ​​retornavam à sua mente: comparações, reações de raiva, ciúmes, e ela ficava imaginando: “Como isso é possível? Eu pensei que isso nunca iria acontecer novamente! Eu estou tendo um relacionamento saudável, não existe mais imoralidade! Deus, me ajude a deixar para trás esses pensamentos! O que faço?”

Muitos de nós tomamos a decisão de seguir e obedecer a Deus depois de termos nos envolvido romanticamente com outras pessoas, e estamos agora buscando entrar em um relacionamento com a intenção de fazer as coisas certas, para dar glória a Cristo em todos os nossos movimentos e reações. Mas não é nada fácil, pois lutamos com a nossa natureza pecaminosa. Como podemos permanecer firmes em Deus, abandonando padrões de relacionamento e erros do passado para termos um novo relacionamento devidamente centrado em Deus?

“Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas!” – 2 Coríntios 5.17

Pode até parecer repetitivo, mas a única maneira de curar nosso coração e melhorar as nossas reações, que vêm do nosso coração, é lembrar sempre do que Jesus fez por nós, de como a cruz não é só para um momento de nossas vidas, mas é algo para todos dias. Lembre-se sempre:

NOVAS, Sim! Fomos feitas novas! TODAS, Sim! Todas as coisas foram feitas novas!

Nossos erros do passado ficaram no passado, você ou seus relacionamentos passados ​​errados não definem a sua relação de hoje. Jesus é o único que pode definir o seu presente e futuro. Tornar-se uma nova criatura não depende de nós mesmos, depende apenas de Deus, das promessas de Deus, do poder que ele tem em nossas vidas, Ele não nos deixa sozinhas no meio do caminho, mas promete estar conosco até o dia de Seu retorno, pois como Paulo diz: “Estou convencido de que aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus.”- Filipenses 1.6

Descanse nessa promessa de Deus:

“Buscar-me-eis, e me achareis, quando me buscardes com todo o vosso coração. ” – Jeremias 29.13.

A verdade é que devemos buscar a Deus de todo coração, sinceramente e verdadeiramente. Só desta forma podemos estar em sintonia com o nosso Senhor, e o Seu Espírito estará no controle do nosso ser o tempo todo. Não seja negligente em seu tempo com Deus, isto é mais importante do que qualquer outra coisa neste mundo. Você sabe por quê? Porque Ele é Deus, Ele é o criador.

Além de tudo isso, Jesus conhece nossas fraquezas, devemos lembrar que ele é o nosso sumo sacerdote:

“Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém, um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” – Hebreus 4.15

Então, não desanime quando as lembranças do passado vierem à sua mente!  O meu pastor sempre me diz algo que me mantém firme e que quero compartilhar com vocês: “Nós não podemos impedir que os pássaros voem sobre a nossa cabeça, mas podemos evitar que eles façam um ninho” . Não podemos impedir que esses pensamentos venham, mas podemos evitar que eles permaneçam. Lembre-se que tudo foi feito de novo, e que nossas vidas não são mais a nossa própria, só temos que nos preocupar em viver uma vida santa e ter um relacionamento visando um casamento com uma pessoa comprometida com Cristo e sua palavra. Ele diz: “Sou eu, eu mesmo, aquele que apaga suas transgressões, por amor de mim, e que não se lembra mais de seus pecados.” – Isaías 43.25. Se nem mesmo Deus se lembra de nossos pecados, porque vamos viver com eles na mente depois de nos arrependermos deles?

Se sua vida ainda não está comprometida com Cristo e seu relacionamento atual não é agradável a Deus, o que você está esperando para começar de novo sob a graça de Deus? Pois “Deus nunca se cansa dos nossos recomeços, desde que sejam recomeços sinceros”.

“Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém. ” – Romanos 11.36