“Eu sempre peco! Ah, desisto! Sempre faço coisas erradas! As coisas do mundo são mais tentadoras! Eu não consigo! É muito difícil viver uma vida de acordo com os padrões de Deus. Impossível!” Essas frases frequentemente vêm a nossa mente! Mas será que não conseguimos viver uma vida de santidade de verdade? Ou é mais uma falta de humildade e disposição para mudar? Realmente, sozinhas não conseguimos, mas A GRAÇA DE DEUS (um favor imerecido, isto é, não porque alguém fez algo bom para Deus, mas porque Ele, decidiu nos alcançar) nos possibilita viver de acordo com os padrões dEle.

Era isso que Paulo quis dizer nestes versículos que escreveu à Tito e à igreja em Creta, ensinando que é pela graça de Deus que podemos viver para agradá-lO:

“Porque a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens.”

Esta graça se manifestou salvadora, ou seja, ela mudou nossa atitude e nos permitiu ser salvos por Cristo.

“Ela nos ensina a renunciar à impiedade e às paixões mundanas e a viver de maneira sensata, justa e piedosa nesta era presente,”

A mesma graça que nos livra da culpa do pecado também nos ENSINA A RENUNCIAR as paixões do mundo e viver de maneira correta diante de Deus. Todo cristão em sua caminhada com Deus deve trocar sua mentalidade e atitude mundanas por outras marcadas pela santidade, uma vez que pertencer a Deus implica amar a Ele e renunciar às coisas que estão sob o domínio do pecado. Isso se aplica a TODOS, tanto aos que estão no início de sua caminhada na fé quanto aos que são cristãos há anos! Todos devem aprender a ter uma vida marcada pela santidade, piedade, aguardando a vinda de Cristo:

“enquanto aguardamos a bendita esperança: a gloriosa manifestação de nosso grande Deus e Salvador, Jesus Cristo. Ele se entregou por nós a fim de nos remir de toda a maldade e purificar para si mesmo um povo particularmente seu, dedicado à prática de boas obras.”

Além de viver uma vida com padrões divinos nesta terra, devemos viver a perspectiva da vinda de Cristo, que nos remiu e nos separou para si como um povo puro! Ou seja, viver em santidade também é viver a espera de que o nosso Rei que nos remiu voltará! Assim, ATÉ A VINDA DO NOSSO SENHOR, viva na graça! Ele nos sustenta e nos santifica para negar as paixões deste mundo e viver uma vida piedosa para Ele! Sem desculpas! Sem achar que é impossível! Seja grata pela graça que te salvou e te possibilitou a ter uma vida nos padrões de Deus, seja humilde para aprender e desfrutar dela! Não caia na armadilha de achar que já sabe tudo sobre a Palavra de Deus e sobre a vida cristã. A mesma graça que perdoa é a graça que capacita. Creia nisso.

Oração: Deus, agradeço pela Tua graça que me salvou em Cristo Jesus, que me ensina a viver uma vida piedosa e me faz abandonar minhas paixões pecaminosas. Desejo que meu coração sempre esteja disposto a reconhecer que preciso depender de Ti para me tornar mais parecida com Teu filho! Que meu viver seja Cristo! E que minha esperança na vinda gloriosa de Seu filho seja minha maior motivação, não as coisas passageiras desta terra. É isso que Te peço e agradeço. Amém!