Quando era mais nova, meus irmãos, em algumas ocasiões, se incomodavam com a maneira que eu me vestia. Hoje concordo com eles, mas não estou aqui para falar sobre vestimenta. Como eu sabia que eles não gostavam das minhas roupas? Porque ou eles brigavam comigo ou faziam algum tipo de zoeira referente a isso na frente de todo mundo. Sabe quantas vezes eu levei em conta as coisas que eles diziam? NENHUMA! Sim, eu sabia que a brincadeira deles tinha um fundo de verdade, porém a maneira que faziam me irritava e me endurecia muito mais para desejar o certo. Por mais que isso mostrasse a dureza do meu coração, hoje quero falar sobre exortação.

Quantas vezes você já usou desse artifício de pegar um ponto fraco de outra pessoa e transformar em piada? Ou expor desnecessariamente o erro de alguém? O pior é que muitas vezes é o que acontece, usamos de brincadeiras para falar verdades que normalmente não teríamos coragem de falar diretamente com a pessoa que zoamos. Ou apontamos erros de maneira grosseira, expondo dificuldades que precisam ser corrigidas nos outros na frente da galera. Às vezes, o que pode acontecer também é a omissão, o silêncio sobre algo que é observado em outro que precisa ser aperfeiçoado.

Então como devemos agir frente a um erro alheio? Brincando com as verdades que temos para dizer? Talvez como a “super sincera” que fala do jeito que pensa e pronto? Ou como a medrosa que prefere não arrumar confusão? Será que escolhemos normalmente o agir que engloba o segundo grande mandamento de amar o próximo como a si mesmo (Mt 22.39)?

Deus é claro em nos ordenar a “exortar-mo-nos mutuamente cada dia” (Hb 3.13a), ou seja, omitir-se não é uma opção, mas o que significa exortar? Percebi que existem muitas passagens que tratam desse tema, e escolhi focar 3 textos para termos uma noção do que Deus espera de nós!

“Encorajem-se uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama “hoje”, de modo que nenhum de vocês seja endurecido pelo engano do pecado.” (Hebreus 3.13)

Neste texto é usada a palavra encorajar, que, ao longo do Novo Testamento, carrega múltiplos sentidos: chamar para o (meu) lado, chamar, convocar, dirigir-se a, falar a, (recorrer a, apelar para), solicitação, conforto, instrução, etc., admoestar, rogar, solicitar, pedir, esforçar-se por satisfazer de forma humilde e sem orgulho, consolar, encorajar e fortalecer pela consolação, confortar, receber consolação, ser confortado, confortar e encorajando, instruir, ensinar, convidar para vir, mandar chamar, persuadir, implorar, animar. Só com o significado geral já dá pra ter uma noção dos muitos conceitos inseridos dentro de exortação.

Na passagem de Hebreus 3.13 citada, se olharmos o contexto descobrimos QUEM deve fazer a exortação: a Igreja, ou seja, pessoas redimidas por Cristo que se interessam umas pelas outras, apesar de serem diferentes umas das outras. Com o estudo do texto também percebemos QUANDO devemos exortar: hoje, que quer dizer logo, o mais rápido possível, porque esse termo expressa a brevidade da vida, quando é possível o arrependimento. E também é possível perceber CONTRA O QUE é feita a exortação: contra o pecado que endurece o coração e o engana. O foco da palavra no texto de Hebreus é de encorajamento, por isso devemos ter como PROPÓSITO encorajar e perceber que saber as definições bíblicas das palavras faz a gente repensar nossas motivações ao exortar.

Outro texto com a mesma palavra usada em Hebreus 3.13 é 1Tessalonicenses 5.11 e 14: Consolai-vos, pois, uns aos outros e edificai-vos reciprocamente, como também estais fazendo.[…] ​Exortamo-vos também, irmãos, a que admoesteis os insubmissos, consoleis os desanimados, ampareis os fracos e sejais longânimos para com todos.”

Nesse texto a palavra edificar também traz a ideia de encorajamento, contudo sua ênfase está em confortar e consolar, e assim também conseguimos ressaltar QUEM exorta: todos os cristãos devem encorajar para a instrução, o ensino. O contexto do texto deixa claro essa ideia, pois a igreja de Tessalônica estava passando por dificuldades, já que alguns passaram a crer que a segunda vinda de Jesus já tinha ocorrido, por isso Paulo exorta (consola) o povo com a verdade no capítulo 4 (versículo 10 e 18 tem a mesma palavra dos textos acima apresentados) e ordena a igreja a continuar se confortando com essas palavras. Então, depois de estudar um pouco, vemos que exortar não é só chamar a atenção, mas orientar ou lembrar um irmão que está enganado.

A outra palavra que queria expor está no versículo 14 do texto que vimos acima, admoesteis, e tem a ver com a primeira ideia que temos de exortar – uma bronca, que às vezes fazemos da maneira errada.  No sentido geral, essa palavra significa admoestar, advertir, exortar, e deriva do substantivo mente e do verbo colocar em; assim, em sua origem significa algo como “pôr na mente”, ou o “ato de advertir alguém que está passando por dificuldades”. Nesse texto, a palavra é usada para admoestação e correção daqueles que estão errados. Sabe aquela menina com a roupa curta? Ou a pessoa que está fazendo fofoca?  iracunda? O legal dessa passagem é que ela descreve QUEM devemos corrigir: os insubmissos, ou seja, você precisa identificar a quem você está exortando, porque pode ser alguém para você encorajar com a verdade, ou alguém que realmente precisa de uma correção.

Como somos muito pragmáticas, a pergunta que fica na mente a cada parágrafo lido é como fazer isso? E penso em um texto, que possui essa mesma palavra, admoesteis, e responde essa questão. Colossenses 3.16 diz: “​Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.”

Nesse texto, a palavra não é apenas correção, mas está associada ao ensino, portanto, não é brigar só para mostrar que a pessoa está errada e você certa, mas visa ensino por parte de quem exorta e a aprendizagem de quem é exortado. Fica claro o COMO: a exortação deve ser feita com toda sabedoria, porque a Palavra habita em nós, gerando resultados de gratidão e conhecimento para o corrigido, para a glória de Deus.

Você não pode terminar essa leitura sem entender:

  1. QUEM EXORTA – todo cristão
  2. QUEM É EXORTADO – o que está enganado ou insubmisso
  3. CONTRA QUE SE EXORTA – mentiras e pecados
  4. PROPÓSITO DO EXORTAR – consolar, confortar, instruir, ensinar e corrigir
  5. COMO EXORTAR – com sabedoria
  6. RESULTADO – gratidão, conhecimento e glória de Deus

Se você é cristão você tem responsabilidade de exortar de forma sábia a seu irmão que está enganado ou no erro, levando-o ao conhecimento da verdade e à glorificação do Pai. Por isso, quando você notar um erro em alguém, não transforme isto em brincadeira ou piadas, muito menos corrija-o na frente de outros de forma humilhante. Seja sábia para a glória de Deus, exorte em amor e com a Palavra, para o crescimento daquele que te ouve!

Para mim, tem sido um constante desafio exortar de forma pontual e bíblica com o real intuito de tornar a pessoa mais parecida com Jesus (Cl 1.28). Não deixe ninguém usar desse velho ditado de que toda brincadeira tem um fundo de verdade quando se refere à sua comunicação, mas seja obediente ao mandamento divino de exortar.