A primeira coisa que pensamos quando lemos ¨precisamos evangelizar¨ é naquele momento quando você está esperando o metrô está sentado do lado de uma pessoa desconhecida e apresenta Jesus a ela e o que Ele fez na sua vida.

Isso é evangelismo, mas SÓ isso é evangelismo? Claro que não, porque se for só isso então o que aconteceria com nossos colegas de trabalho? Nossos chefes? As pessoas ao nosso redor na empresa com as quais não conversamos, mas sempre vemos?

Este assunto é um dos mais difíceis a ser falado e vivido porque no mundo em que vivemos tem muita coisa “politicamente errada” e regras invisíveis que precisam ser seguidas para “manter a paz no trabalho”.

Nós sabemos a importância de contar as boas novas para as pessoas ao nosso redor, a importância é tanta que foi uma ordem de Jesus para nos:

“Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”. Mateus 28:19-20

Quero contar para vocês dois pontos de como um evangelismo precisa ser, ele sempre começa com um bom testemunho e precisa sempre ser muito sábio.

 

  • Bom testemunho

 

“Não comece com as palavras, comece pelas suas ações”.

Essa frase é ainda mais verdadeira quando falamos do ambiente de trabalho, comece chegando no horário certo, cumprindo com as suas tarefas e sendo proativo sempre. Todas essas coisas não são fáceis de serem feitas para qualquer pessoa, mas nos precisamos ter cuidados redobrados para que quando chegar a hora de abrir nossas bocas para testemunhar do Senhor, sejamos irrepressíveis e não atrapalhemos a ação do Espírito Santo na vida das pessoas que irão nos ouvir.

“Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens’’ Colossenses 3:22-24

Consagre ao Senhor tudo o que você faz, e os seus planos serão bem-sucedidos. Provérbios 16:3

 

  • Muita sabedoria

 

“O fruto do justo é uma árvore de vida e aquele que é sábio salva vidas”. Provérbios 11:30

Quando comecei a faculdade de comunicação com 17 anos, um dos meus colegas perguntou se eu era cristã, eu respondi que sim, e ele me perguntou o seguinte: “Então quer dizer que se eu gostar de homens (sendo ele homem) vou para o inferno?” E eu com pouquíssima sabedoria e pouco amor, respondi: “Sim, claro”.

Desde aquele dia a porta de conversa com esse colega foi fechada e não tivemos mais relacionamento. Vocês também perceberam a falta de sabedoria na resposta? O mais sábio poderia ter sido perguntar se gostaria de um café ou perguntar o porquê da pergunta. A sabedoria nos ensina a responder perguntas difíceis e incômodas, dar conforto com as palavras e isso só pode vir do Senhor e Ele nos diz que:

“Se algum de vocês precisar de sabedoria, peça a nosso Deus generoso, e receberá. Ele não os repreenderá por pedirem.” Tiago 1:5

Ele também nos diz que:

“Mas em seus corações, reverencie a Cristo como Senhor. Esteja sempre preparado para dar uma resposta a todos que lhe pedirem para explicar o motivo da esperança que você tem. Mas fazer isso com mansidão e respeito.” 1 Pedro 3:15

E assim, com este artigo terminamos a série de trabalho, como comecei dizendo, uma série dolorida devido às minhas frustrações e dificuldades em aceitar que o nosso serviço ao Senhor é mais que um domingo ou sábado. O Senhor é o dono do trabalho, do ouro, da prata e dos nossos corações. O que é um salário para aquele que seu sangue derramou? Servo sofredor, a luz do mundo, promessa vida que se cumpriu, palavra que nos leva das trevas a luz e que a escuridão não o venceu? [1]

Como diz Joel Neto, “o trabalhou não dignifica ao homem, o homem dignificado por Deus trabalha para glorificar ao Senhor Jesus”, isso implica também na evangelização no trabalho, seu campo missionário.

 

[1] Música “Das trevas a luz” do Projeto Sola.