Este é o primeiro artigo de uma série de quatro sobre este tema. Antes de continuar na sua leitura, você precisa saber que quem está escrevendo não chegou à escrita dele com muita facilidade, não porque nosso Deus não tenha sido claro na sua Palavra respeito ao trabalho, mas sim porque essa série é o resultado de um processo longo, doloroso e de muita oração na vida da escritora. Tendo disso isso, vamos começar!

Quando eu falo doloroso, estou me referindo a esses processos de crescimento na nossa caminhada com Deus que precisamos ter sempre. Esse daqui, foi um dos mais difíceis para mim. Justamente por causa de sonhos e anseios que, embora “incluíssem Deus”, nunca tivessem a vontade dEle como prioridade.

Mas qual foi esse processo? Desde que o Senhor Jesus me chamou tive o desejo de servir Ele na igreja,  fosse como missionária ou como esposa de pastor. Acabei me casando com um pastor e não tive dúvida nenhuma de que só faria isso pelo resto da minha vida, não trabalharia NUNCA MAIS num trabalho “secular” porque essa seria “a melhor forma de servir ao Senhor”. Sim, pensamentos sem bases bíblicas como esses me levaram a muita frustração quando por situações da vida precisei trabalhar a maior parte do meu dia fora da igreja. 

Será que Deus tinha errado? Será que eu já não seria útil na obra do Senhor da melhor forma possível? Na verdade, foi aí que a transformação começou, no meio de orações todo dia pedindo uma saída e direção (E se fosse uma direção fora dele seria melhor para mim) Deus mandou um trabalho de carteira assinada e tudo. Que maravilha! O que muitos vinham como benção eu vi como fardo, fardo por causa de uma má teologia (entendimento do que Deus diz na Bíblia). 

Vou adiantar para vocês o que Deus me ensinou sobre o trabalho e espero que não precisem bater tanto a cabeça como eu para entender. Mesmo que você nunca tenha pensado em se dedicar de forma integral a serviço da igreja, pelo menos entenda o que o trabalho realmente é, e isso possa mudar você para glorificar a Deus e as pessoas ao seu redor no seu ambiente de trabalho.

1-Precisamos nos apropriar das verdades bíblicas que nos demonstram que Deus criou o trabalho e que Ele sempre trabalhou

Nós somos criados à imagem de Deus e isso quer dizer que refletimos a glória dele pelo simples fato de existir. Nos dois primeiros capítulos do livro de Gênesis vemos que Deus trabalhou e que foi Ele que criou o trabalho claramente: “No sétimo dia, Deus havia terminado sua obra de criação e descansou de todo o seu trabalho.“ Gn 2.2; e ainda mais, o Senhor Deus deu um “job”, um trabalho para sua obra prima que é o ser humano, primeiramente para o homem: “O Senhor Deus formou da terra todos os animais selvagens e todas as aves do céu. Trouxe-os ao homem para ver como os chamaria, e o homem escolheu um nome para cada um deles.” Gn 2.19 e depois outro trabalho juntamente com a mulher: Então Deus os abençoou e disse: “Sejam férteis e multipliquem-se. Encham e governem a terra. Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que rastejam pelo chão”. Gn 1.28. 

Que verdade maravilhosa e libertadora!  O trabalho não é um castigo de Deus, o trabalho existia antes ainda da desobediência do homem e a mulher que iria nos afetar. Como isso muda nossas vidas? Nos ajuda a entender que o objetivo do trabalho não é ser um fardo nem uma circunstância na nossa vida na qual não possamos glorificar a Deus.

2- Também precisamos entender que no mundo caído que vivemos, por causa da desobediência dos primeiros seres humanos não podemos fugir do trabalho, muitas vezes será difícil e precisamos dele até nossa morte. Paulo fala disso: “Quem não quiser trabalhar não deve comer”. 2 Ts 3.16; mas muita atenção o objetivo do trabalho sempre glorificar ao Senhor Deus, seja onde for. O senhor Jesus também trabalhou no ministério na terra: “Jesus, porém, disse: “Meu Pai sempre trabalhou, e eu também” João 5.16.

É aí onde precisamos focar, Jesus trabalhou para glorificar ao seu Pai, e nosso trabalho aqui também precisa ser para glorificar o nosso Deus. A verdade bíblica de que o trabalho existia muito antes do nosso pecado nos liberta da amargura e de uma má teologia. Do pensamento que o único trabalho que glorifica ao Senhor é aquele que se faz na igreja física. E isso não poderia ser mais errado. 

Ao longo dos próximos três artigos iremos ver como por zoom, o que é glorificar a Deus no trabalho e como o serviço na igreja, corpo de Cristo, também faz parte disso. Deus abençoe sua vida.