Na Páscoa deste ano, minha igreja organizou um culto especial com o tema “Tudo que Ele [Jesus] toca, Ele transforma”. Naquela ocasião, algumas pessoas foram convidadas a dar um testemunho acerca de uma experiência transformadora com Cristo. Gostaria de compartilhar aqui com vocês o testemunho que dei naquele dia.

_________________________________________________________________________

Por muitos anos eu queria ter a oportunidade que aquela mulher que sofreu com hemorragia por doze anos teve, de se aproximar fisicamente de Jesus, tocar na sua roupa e ser instantaneamente, totalmente curada. No meu caso, o motivo de sofrimento não era um fluxo crônico, mas uma fadiga crônica, e muitas vezes, debilitante…

Eu não acredito que Deus nos promete a cura (ou a solução de todos os nossos problemas) aqui e agora, nesta vida, mas o fato é que Deus escolheu me curar (após cerca de seis anos). Embora eu ainda tenha alguns problemas de saúde, eles não são severos e debilitantes como a minha fadiga era.

Porém, o que eu quero compartilhar com vocês hoje não é a experiência da minha restauração física, mas da restauração espiritual que Jesus operou em mim por meio dos meus anos de provação. É claro que eu ainda estou no processo de transformação, mas quero contar algumas maneiras pelas quais Deus me transformou por meio dos anos de problemas de saúde.

Deus me ensinou que a minha identidade e o meu valor estão estabelecidos em Cristo, e não no que eu faço ou não faço. Descobri que minhas limitações físicas podem ser uma oportunidade de aprender a me alegrar mais nas coisas que Cristo fez e faz por mim do que nas coisas que eu faço.

Aprendi que a minha dor não é um sinal do abandono de Deus. Quem foi abandonado foi Cristo, na cruz, para que eu nunca tivesse de ser.

Aprendi que meu próprio sofrimento é tão pequeno perto daquele que Jesus escolheu suportar em meu favor… E porque ele sofreu e foi tentado, agora é um sumo sacerdote que, além de nos trazer o perdão, é compassivo e poderoso para nos ajudar em meio aos nossos sofrimentos e tentações.

Aprendi que mais importante que me ver livre dos meus sofrimentos é ser moldada por Deus para aprender a reagir ao sofrimento como Jesus.

Aprendi que a glória eterna em Cristo pesa mais que todo e qualquer sofrimento atual.

Aprendi que o fato da provisão de Deus não ser exatamente como eu gostaria que fosse não significa que Deus não está provendo.

Aprendi que Jesus é suficiente, que a graça de Deus me basta e que o Seu poder fica mais evidente em meio às minhas fraquezas.

Aprendi que, em Cristo, sou livre e capacitada para viver o contentamento mesmo em meio a circunstâncias diferentes do que eu gostaria.

Aprendi que meus problemas podem frustrar os meus planos, mas não os planos de Deus para mim. Pelo contrário, eles podem ser justamente os instrumentos que Deus usa para cumprir em mim o propósito dEle de me tornar mais parecida com Jesus.

Aprendi que não preciso tentar entender tudo nem consertar tudo. O que preciso é me voltar para Aquele que tudo entende e tudo pode redimir para o meu bem e para a Sua glória.

Aprendi que Deus nos consola em nossas tribulações para que, com o consolo que recebemos, possamos consolar outros.

Aprendi que Ele nos leva a lugares aonde nós não desejávamos ir para produzir em nós coisas que não poderíamos alcançar por nós mesmos.

Percebi que Deus moldou em mim muitas coisas que eu havia pedido. Eu pedi um coração mais humilde, mais dependente dEle, mais compassivo, mais servo, entre outras coisas. E hoje reconheço que Deus respondeu a tudo isso por meio das minha doenças dos últimos seis anos. Ele realmente é soberano até sobre carrapatos, bactérias e células de endométrio!

Por muitos anos eu queria poder tocar as vestes de Jesus para ser fisicamente curada, mas, na verdade, foi Jesus quem me tocou e o resultado foi e tem sido uma transformação eternamente mais valiosa do que a que eu desejava inicialmente. Sim, tudo que Ele toca, Ele transforma. Graças a Deus por isso.