Na semana passada vimos o conceito de cosmovisão, e como ela está relacionada com nossas atitudes, inclinações, pensamentos e com a forma pela qual enxergamos ou agimos no mundo. Hoje vamos falar um pouco sobre o que caracteriza cada uma das cosmovisões majoritárias, ou seja, as mais comuns e que exercem maior influência nas sociedades ao redor do mundo. Para isso, vamos usar as classificações de James Sire[1], que elenca oito principais cosmovisões. É importante ressaltar que há categorizações mais especificas [2], que elencam mais cosmovisões, mas não é meu objetivo falar sobre todas, apenas sobre as principais, para termos uma ideia das diferenças fundamentais entre elas. Assim, como afirma Sire, “cada cosmovisão considera as seguintes questões básicas: a natureza e o caráter de Deus ou suprema realidade, a natureza do universo, a natureza da humanidade, a questão quanto ao que ocorre a uma pessoa quando ela morre, a base do conhecimento humano, a base da ética e o significado da história.” [3]

AS COSMOVISÕES MAJORITÁRIAS [4]

CRISTIANISMO (TEÍSMO CRISTÃO)

Deus

Universo Humanidade Morte

Deus existe, é infinito e pessoal (trino), transcendente e imanente, onisciente, onipotente, soberano e bom.

Criado por Deus com o propósito de demonstrar sua glória, mas sofreu a queda junto com a humanidade. Trata-se de um sistema aberto (Deus intervém).

Criada à imagem de Deus (bons), mas devido à queda (pecado) tornaram-se maus. Podem ser redimidos através de Cristo.

Para os salvos, representa o portão para a vida com Deus e seu povo (céu), para os não-salvos, o portão para a separação eterna de Deus (inferno).

Conhecimento

Ética

História

Podemos conhecer tanto o mundo que nos cerca quanto o próprio Deus, pois Ele mesmo nos dotou de inteligência. A ética é transcendente e alicerçada no caráter de Deus como bom (Ele define o certo e errado).

É linear, uma sequência de eventos significativos, que levam ao cumprimento dos propósitos de Deus para a humanidade.

DEÍSMO

Deus

Universo Humanidade

Morte

Deus existe e não é totalmente pessoal (relacional), não é soberano sobre assuntos humanos e não é providencial.

Deus criou o universo, mas o deixou funcionar por conta própria. Este não é decaído ou anormal. Trata-se se um sistema fechado (milagres não são possíveis). Os seres humanos, embora pessoais, fazem parte do mecanismo do universo.

Não há consenso entre os deístas: alguns acreditam na imortalidade da alma e outros não.

Conhecimento

Ética

História

Podemos conhecer o universo através da razão e por meio de seu estudo determinar como Deus é.

A ética é restrita à revelação geral; pelo fato de o universo ser normal, ele revela o que é certo.

A história é linear, pois o curso do cosmo foi determinado na criação.

NATURALISMO

Deus

Universo Humanidade

Morte

Deus não existe. A matéria existe eternamente e é tudo o que há.

O cosmo existe como uma uniformidade de causa e efeito em um sistema fechado, que ainda não compreendemos muito bem.

São “máquinas” complexas; seu valor está na personalidade, que é uma inter-relação de propriedades químicas e físicas ainda não totalmente compreendidas.

A morte é a extinção da personalidade e da individualidade.

Conhecimento

Ética

História

O conhecimento é um produto da mente humana e a única forma pela qual alguém pode prolongar sua existência (deixando um legado para futuras gerações).

A ética está relacionada apenas aos seres humanos e é autônoma e situacional (pode ser útil para a sobrevivência).

 

A história é uma corrente linear de eventos ligada por causa e efeito, porém, sem uma proposta abrangente.

NIILISMO

Deus

Universo Humanidade Morte

Deus não existe.

Não há sentido no cosmos. O acaso foi o gatilho que levou ao surgimento de tudo e ele não possui causa, propósito ou direção. São “máquinas” conscientes, mas incapazes de afetar seus próprios destinos ou realizar algo significativo.

Não é possível entender o que é a morte.

Conhecimento

Ética

História

Não é possível conhecer nada. A razão humana não é confiável, mas ilusória. Alguns niilistas chegam a duvidar da própria existência da realidade. Não há sentido em estabelecer uma ética.

A história não obedece nenhuma regra, simplesmente acontece e não é possível entendê-la

EXISTENCIALISMO

Deus

Universo Humanidade

Morte

Se Deus existe ou não é uma questão difícil de ser resolvida, mas pode ser útil para enfrentar o absurdo da realidade objetiva.

O universo é composto apenas de matéria, porém para o ser humano a realidade se apresenta em duas formas – subjetiva e objetiva. A existência precede a essência; as pessoas fazem de si mesmas o que são. Cada pessoa é totalmente livre com respeito à sua natureza e ao destino.

A morte não tem significado em si, mas cada um pode criar um significado que desejar.

Conhecimento

Ética

História

O conhecimento é subjetividade; a verdade total é com frequência, paradoxal.

O mundo objetivo que existe é absurdo. Cada pessoa deve revoltar-se e criar seu próprio sistema de valores e propósito.

A história como registro de eventos é incerta, sem importância, mas a história como modelo, tipo ou mito a ser feito presente e vivenciado é de suprema importância.

 

PANTEÍSMO

Deus

Universo Humanidade

Morte

Deus é o universo e tudo no universo é deus.

A alma de cada um e de todo ser humano é a alma do cosmo. Perceber a unidade com o cosmo é ir além da personalidade.

A morte é o fim da existência pessoal, individual, mas não altera nada de essencial na natureza do indivíduo.

Conhecimento

Ética

História

Muitos (se não todos) caminhos levam ao um.

Perceber a unidade com o cosmo é ir além do bem e do mal; o cosmo é perfeito a todo momento.

Perceber a unidade com o um é ir além do tempo. O tempo é irreal. A história é cíclica.

MISTICISMO OCIDENTAL OU NOVA ERA

Deus

Universo Humanidade

Morte

Não existe um só deus, mas muitos. Há um deus no topo da hierarquia dos seres espirituais, mas ele não é criador e nem pessoal. É necessário, no entanto, apaziguar os seres maus e agradar os seres bons para obter favor e proteção.

O cosmo, embora unificado no eu, é manifesto em duas dimensões: o universo visível, que é acessível por meio da consciência comum, e o universo invisível (ou mente expandida), acessível por estados alterados de consciência. O eu é o centro, a realidade fundamental. Como os seres humanos crescem em sua consciência e compreensão desse fato, a raça humana está no limiar de uma transformação radical na natureza humana.

A morte física não é o fim do eu; sob a experiência da consciência cósmica, o temor da morte é removido.

Conhecimento

Ética

História

O conhecimento pode ser alcançado por meio da experiência da consciência.

A essência da experiência da Nova Era é a consciência cósmica, na qual categorias comuns de espaço, tempo e moralidade tendem a desaparecer.

A história é uma sequência evolutiva.

PÓS-MODERNISMO

Deus

Universo Humanidade

Morte

Não se sabe se existe deus, mas se admite uma espiritualidade plástica.

Não é possível saber nada sobre o universo, pois não há conexão conhecida ou conhecível entre o que nós pensamos e dizemos com o que na realidade existe. Não há eu substancial. Os seres humanos fazem de si mesmos o que são pelas linguagens construídas sobre eles mesmos.

Cada cultura tem uma narrativa sobre a morte e todas devem ser consideradas igualmente válidas.

Conhecimento

Ética

História

A verdade sobre a própria realidade está para sempre oculta de nós. Há um jogo de poder na construção de narrativas. Qualquer uma que se declare única verdadeira será considerada opressiva.

A ética, como o conhecimento, é uma construção linguística. O bem social é tudo aquilo que a sociedade assume ser.

Não existe apenas uma história, mas várias. As histórias servem para propiciar às comunidades o seu caráter de coesão e devem ser consideradas igualmente válidas.

Talvez olhar para esta tabela a assuste um pouco, ou no mínimo a deixe pensativa, com algumas perguntas. O que concluir disso tudo? Seria o cristianismo (ou teísmo cristão) apenas mais uma cosmovisão, dentre as muitas que existem? Como saber que a cosmovisão cristã é a correta, se existem tantas opções? Semana que vem trataremos um pouco sobre essa questão. Também buscaremos entender como a percepção de que existem todas estas (e muitas outras) visões de mundo pode nos ajudar em nossos relacionamentos e até mesmo no evangelismo. Até lá!

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[1] Sire, James W. O Universo ao lado: um catálogo básico sobre cosmovisão. Editora Hagnos, 2009.

[2] Veja outra categorização em http://www.veritasbr.com/single-post/2015/11/18/Qual-a-Sua-Cosmovis%C3%A3o

[3] Ibid. p.27

[4]  Tabela criada com base na análise de James Sire em “O Universo ao lado”.