Ora, assim como o corpo é uma unidade, embora tenha muitos membros, e todos os membros, mesmo sendo muitos, formam um só corpo, assim também com respeito a Cristo. Pois em um só corpo todos nós fomos batizados em um único Espírito: quer judeus, quer gregos, quer escravos, quer livres. E a todos nós foi dado beber de um único Espírito. O corpo não é composto de um só membro, mas de muitos. (…) De fato, Deus dispôs cada um dos membros no corpo, segundo a sua vontade. Se todos fossem um só membro, onde estaria o corpo? Assim, há muitos membros, mas um só corpo. (…) Quando um membro sofre, todos os outros sofrem com ele; quando um membro é honrado, todos os outros se alegram com ele. Ora, vocês são o corpo de Cristo, e cada um de vocês, individualmente, é membro desse corpo. 1 Coríntios 12:12-27

Assim como cada um de nós tem um corpo com muitos membros e esses membros não exercem todos a mesma função, assim também em Cristo nós, que somos muitos, formamos um corpo, e cada membro está ligado a todos os outros. Romanos 12:4,5

E ele designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres, com o fim de preparar os santos para a obra do ministério, para que o corpo de Cristo seja edificado, até que todos alcancemos a unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, e cheguemos à maturidade, atingindo a medida da plenitude de Cristo. O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astúcia e esperteza de homens que induzem ao erro. Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo. Efésios 4:11-15

Terminei o último artigo falando sobre a importância do nosso crescimento em semelhança de Cristo, que é o nosso propósito nesta vida, depois de compartilhar com vocês os passos do processo de despojar, renovar e revestir. Certamente Deus nos predestinou para tal e a Bíblia está cheia de confirmações deste chamado para conhecer a Deus e nos assemelhar a Cristo. É uma tarefa grande. Mas Deus não nos deixou sozinhas nessa.

um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. E a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo. (…) Dele todo o corpo, ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas, cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função. Efésios 4.4-7,14-16

Estando todos em Cristo, temos (todos os cristãos) a mesma identidade, e se temos a mesma identidade, temos o mesmo chamado, o mesmo propósito. Romanos 12, 1 Coríntios 12 e Efésios 4, especialmente, afirmam que Jesus deixou não apenas o Espírito Santo (Atos 1) e a sua Palavra (II Tm 3.16-17) para nos auxiliar quando voltou aos céus, mas, em Cristo, nós, os cristãos, que somos muitos, formamos um corpo (Romanos 12.5), criado para edificação mútua, para que vivamos de maneira digna da vocação que recebemos (Ef 4.1). Cumprir nosso chamado é uma ação de equipe do corpo de Cristo, de cada um de nós que, individualmente, é membro desse corpo. (1 Coríntios 12:27). É nosso dever não apenas crescer em semelhança de Cristo, mas crescer como corpo, “ajustado e unido pelo auxílio de todas as juntas”. É um trabalho mútuo, de dar e receber um do outro.

Você sabia que há mais de 50 imperativos “uns aos outros” no Novo Testamento? São os chamados mandamentos recíprocos (do pronome recíproco grego ‘allelon’ ou o pronome reflexivo grego ‘heautous’). Aqui está uma lista bem abrangente (se não completa) de todos estes mandamentos. Somos ordenados a:

Mc 9.50 – viver em paz uns com os outros

Jo.13.14 – lavar os pés uns dos outros

Jo 13.34, 35, 15.12, 15.17, Rm 12.10, 13.8, I Ts 4.9, I Jo 3.11, 23, 4.7, 11, 12, II Jo 1.5 – amar uns aos outros

Rm 12.10 – preferir uns aos outros em honra

Rm 12.16 – ter o mesmo sentimento uns pelos outros

Rm 14.13 – não julgar uns aos outros

Rm 14.19 – seguir a paz e a edificação uns para com os outros

Rm 15.7 – aceitar uns aos outros

Rm 15.14, Hb 10.25 – admoestar uns aos outros

Rm 16.16, I Co 16.20, II Co 13.12, I Pe 5.14 – saudar uns aos outros com beijo

I Co 11.33 – esperar uns pelos outros para comer

I Co 12.25 – cooperar com cuidados em favor uns dos outros

Gl 5.13, I Pe 4.10 – servir uns aos outros

Gl 5.26 – não deixar possuir-nos de vanglória, provocando uns aos outros, tendo inveja uns dos outros

Gl 6.2 – levar as cargas uns dos outros

Ef 4.2, Cl 3.13 – suportar uns aos outros

Ef 4.25 – falar a verdade uns com os outros

Ef 4.32 – ser compassivo uns com os outros

Ef 4.32 – perdoar uns aos outros

Ef 5.19 – falar uns aos outros com salmos, hinos e cânticos espirituais

Ef 5.21 – sujeitar-nos uns aos outros

Fp 2.3 – considerar uns aos outros superiores a nós mesmos

Cl 3.9 – não mentir uns aos outros

Cl 3.13 – perdoar uns aos outros

Cl 3.16 – instruir e aconselhar uns aos outros em toda a sabedoria

I Ts 4.18, 5.11 – consolar uns aos outros

I Ts 5.15 – seguir o bem uns dos outros sempre

Hb 3.13 – exortar uns aos outros diariamente

Hb 10.24 – considerar uns aos outros para estimular ao amor e às boas obras

Tg 4.11 – não falar mal uns dos outros

Tg 5.9 – não se queixar uns dos outros

Tg 5.16 – orar uns pelos outros

Tg 5.16 – confessar pecados uns aos outros

I Pe 1.22, 4.8 – amar de coração uns aos outros, ardentemente

I Pe 4.9 – ser hospitaleiro uns com os outros

I Pe 5.5 – cingir-nos de humildade no trato uns com os outros

Mas essa edificação também envolve uma função particular para cada um, no agir do próprio de seu dom. Paulo diz que “a cada um de nós foi concedida a graça, conforme a medida repartida por Cristo.” E também que todo o corpo… cresce e edifica-se a si mesmo em amor, na medida em que cada parte realiza a sua função.” Qual o seu dom? Qual a sua função?

Lembro-me de quando mudei para os Estados Unidos, em 2011.  Me envolvi com a igreja local e, em menos de um mês, tinha uma comunidade para andar comigo: amizades feitas no grupo de jovens adultos, no grupo de mulheres, apoio dos pastores; mas não só isso, alguns meses depois eu já estava reciprocando este investimento, dando aulas na EBD infantil, ensinando nos adolescentes, participando do coral, e compartilhando minha vida com um grupo de pessoas que eu mal conhecia meses antes. A família de Cristo está espalhada por todo o mundo, sendo composta de homens e mulheres, crianças, jovens e velhos, interessados em conhecer a Deus e dispostos a se edificar mutuamente pelo estudo e prática das Escrituras, na busca de desenvolver um caráter semelhante ao de Cristo.

Então, quando você tiver que lidar com pecado em sua vida, confesse a alguma irmã em Cristo madura e peça a ela ajuda para lutar contra ele. Quando o desânimo bater à porta, ore junto com alguma amiga sua. Quando tiver dúvidas no namoro, procure conselho de um casal cristão maduro. Quando houver dúvidas no estudo da Palavra ou precisar de conselhos práticos, fale com seu pastor ou líder. Participe das reuniões que a sua igreja oferece, principalmente as de estudo bíblico e oração, melhor ainda se forem grupos pequenos, que favorecem a amizade e o questionamento. (Se você é estudante universitária, aproveite também grupos como ABU, Alfa e Ômega, Toca do Estudante da sua universidade).

Mas não apenas busque receber, ofereça-se para dar. Se houver alguma amiga ou colega precisando de direcionamento na Palavra, converse com ela. Descubra maneiras de se envolver no trabalho de sua igreja, seja varrendo o chão após o culto, dando aulas de EBD ou cuidando de crianças no berçário, ajudando no discipulado de novas moças, servindo às mães ou senhoras, enfim, há muitas opções para as variadas capacidades dadas por Deus à nós, suas filhas.

Que tal começar a pensar sobre isso, em oração? Dê uma olhada nas Escrituras em cada uma das ocorrências acima citadas e descubra como você pode incentivar seus irmãos e irmãs em Cristo nessa jornada de despojar, renovar e revestir. Se você quiser fazer um estudo ainda mais completo sobre “uns aos outros”, considere a leitura do livro “Um por todos, Todos por Um”, de Gene Getz.

Deus nos projetou seres relacionais e ansiamos por relacionamentos de intimidade, proximidade. O nosso chamado não é apenas individual, é também coletivo.

A vida cristã é assim. Eu ajudo você e você me ajuda.

Vamos juntas?

1. Gene Getz. Um Por Todos, Todos por Um. Ed. Palavra, 2006.