Houve uma ocasião, na qual eu precisava tomar uma decisão muito importante que mudaria minha vida, em que eu entrei numa dessas crises de dúvida e realmente não sabia o que decidir. Naquele momento, mandei uma mensagempara uma amiga, a qual eu sabia que me daria uma resposta sábia. Na hora ela falou: “Se arrume, te pego na frente da sua casa em 10 minutos.” Aquele dia, além de tomar um sorvete gigante, ela e eu conversamos por quase duas horas. Eu contei tudo para ela, ela já sabia bastante da minha vida, mas ainda assim ficou sabendo de coisas novas, contei segredos, contei experiências e falei dos meus sentimentos e sonhos.  Eu tomei uma decisão boa, minha vida realmente mudou e conversar com ela fez total diferença no meio da crise.

A relação de amizade que Jesus, nosso Senhor, teve com seus discípulos é parecida com a amizade com minha amiga, só que num nível bem maior de intimidade. Eles passaram três anos das suas vidas juntos, todos os dias, ouvindo Jesus, observando-o e aprendendo sobre quem ele era e o que ele veio fazer. Você imagina o impacto que sua vida teria se você convivesse com uma pessoa que nunca falha e ficasse sabendo de todas as coisas que Jesus contou a eles? Eu acredito que de alguma maneira a vida de qualquer pessoa mudaria. E realmente a vida daqueles homens nunca mais foi a mesma. Por que? Porque eles conheceram verdadeiramente aquele que deu real significado à palavra AMIZADE.

A ideia de amizade entre duas pessoas que o mundo oferece tem haver com a necessidade de ter uma pessoa na sua vida que te aceite, de precisar uma melhor amiga que te fale o que você quer ouvir e que te defenda, ainda que você tenha feito alguma coisa errada ou falhado com alguém, porque ai da amiga que não odeia a pessoa que você não gosta.

Como tudo o que Jesus fez e disse, o conceito de amizade que ele nos ensinou é totalmente diferente do conceito que aprendemos por ai. Sua Palavra nos diz que: “Antes da festa da Páscoa, Jesus sabia que havia chegado sua hora de deixar este mundo e voltar para o Pai. Ele tinha amado seus discípulos durante seu ministério na terra, e os amou até o fim.” (grifo nosso) João 13.2.

A primeira coisa que precisamos compreender é que Jesus nunca parou de amar seus discípulos, aquelas pessoas que eram seus amigos íntimos. Um pouco mais para frente no texto, as palavras de Jesus foram as seguintes:

Este é meu mandamento: Amem uns aos outros como eu amo vocês. Não existe amor maior do que dar a vida por seus amigos. Vocês serão meus amigos se fizerem o que eu ordeno. Já não os chamo de escravos, pois o senhor não faz confidências a seus escravos. Agora vocês são meus amigos, pois eu lhes disse tudo que o Pai me disse. Vocês não me escolheram; eu os escolhi. Eu os chamei para irem e produzirem frutos duradouros, para que o Pai lhes dê tudo que pedirem em meu nome. Este é meu mandamento: Amem uns aos outros.”

Jesus estava prestes a ser preso injustamente por causa da traição de uma das pessoas mais próximas a ele, e fala com a sabedoria de Deus que não tem maior amor do que dar a sua própria vida por seus amigos, e Jesus estava prestes a fazer isso por você e por mim também. O amor dele é tão maravilhoso que sem merecer seu amor ele nos amou primeiro (1 João 4.19), tão maravilhoso que ele não “só” nos deu salvação e pronto, ele nos fez filhos de Deus e como seus amigos! Oh quão maravilhosa graça!

Em João 15.14, Jesus coloca uma condição para ser amigos de Deus: fazer o que ele nos ordena. Será que está querendo dizer que ao fazer coisas de bem seríamos salvos? Não, mas que se obedecermos aos mandamentos dele, a nossa intimidade com Jesus será cada vez maior; se lutarmos na dependência do Senhor para obter santidade, nossa amizade com Deus será cada dia mais íntima. A graça dele nunca acaba e nunca é tarde para um recomeço nas mãos de Deus. Não podemos nos esquecer que, uma vez salvos, nada poderá nos separar do amor de Deus em Cristo Jesus (Romanos 8.38-39).

A amizade que Jesus nos ensinou com seu exemplo é a única amizade que vale a pena viver e lutar por, e lutando a cada dia para fazer crescer a amizade que temos nele, poderemos realmente cumprir com o mandamento que Ele nos deixou: “Este é meu mandamento: Amem uns aos outros.” (João 15.17).

Para concluir, Jesus é o verdadeiro significado de amizade, não somente o que ele representa! Além de tudo o que ele fez por nós e continua fazendo através de nós, ele nos convida e nos fortalece para desenvolver nosso relacionamento com ele, dando frutos e refletindo a amizade que ele nos ensina em nossas amizades aqui da terra. Lute! Não desanime! Porque Ele vive, nós viveremos também. E porque Ele deu a sua vida pelos seus amigos, nós também podemos amar nossos amigos nos doando e não exigindo que eles supram nossas carências.