Achei bem interessante a descrição do Wikipédia sobre a palavra dó. O que esta enciclopédia online descreveu é curioso: “É o sentimento que é exprimido por um misto de pena, pesar e repugnância em relação a algo ou a alguém. É uma das emoções mais confusas de descrever.” Às vezes pode ser o que sentimos ao ver uma pessoa carente na rua ou uma pessoa debilitada em sua condição física, incapaz de realizar atividades comuns. Enfim, diferente do que está escrito na Wikipédia, “raramente experimentada”, sei que já sentimos dó muitas vezes. Mas…. será que vale a pena?!

Pode-se entender, sem grandes reflexões, que dó é um sentimento de dor em relação a algo ou alguém, porém está associado com a indiferença e com o repúdio. É um sentimento “mesquinho”, como ouvi certa vez, pois demonstra aversão ao que uma pessoa passa e não desdobra em atitudes para mudar o quadro dela.

Na Bíblia nem existe a palavra dó. Por outro lado, nela se encontra a palavra compaixão. Alguns dicionários colocam as palavras dó e compaixão como sinônimas, porém, na verdade, elas têm significados diferentes. Vamos aprender o que é compaixão a partir do melhor exemplo das Escrituras, Jesus.

Jesus compadeceu-se de pessoas aflitas

“Ao ver as multidões, teve compaixão delas, porque estavam aflitas e desamparadas, como ovelhas sem pastor.” (Mt 9.36)

Neste caso, as pessoas estavam aflitas pois não tinham quem as guiasse, um pastor, ou seja, não O conheciam verdadeiramente. E Jesus se compadeceu dessas pessoas espiritualmente carentes.

Jesus compadeceu-se de pessoas doentes

“Quando Jesus saiu do barco e viu tão grande multidão, teve compaixão deles e curou os seus doentes.” (Mt 14.14)

Jesus compadeceu-se de pessoas famintas

“Jesus chamou os seus discípulos e disse: “Tenho compaixão desta multidão; já faz três dias que eles estão comigo e nada têm para comer. Não quero mandá-los embora com fome, porque podem desfalecer no caminho.” (Mt 15.32)

Em todos esses versículos, a palavra para compaixão no texto original é a mesma, e está relacionada a um sentimento de piedade tão profundo que move até suas entranhas. Assim, entendemos que é possível sentir compaixão por diversas razões e que ela leva a uma ação. Em todos os três versículos, pode-se verificar que, em seguida, Jesus tomou atitudes. Quando se compadeceu pela carência espiritual das pessoas, Ele orientou seus discípulos a orarem por pessoas que trabalhassem por Ele para elas (Mt 9.37,38). Quando se compadeceu dos doentes, curou-os (Mt 14.14). E, por fim, quando compadeceu-se dos famintos, multiplicou alimentos para eles (Mt 15.33-37). A compaixão não é ausência de dó, mas uma disposição emocional que gera serviço.

E como Jesus, o Pai também é compassivo.

O Senhor é misericordioso e compassivo, paciente e transbordante de amor. O Senhor é bom para todos; a sua compaixão alcança todas as suas criaturas.” (Sl 145.8,9)

Quando o povo de Israel se “prostituiu” com outros ídolos e imoralidade, não apenas uma vez, mas diversas, Ele teve compaixão e os livrou (Jz 10.16) das nações inimigas. Muitas vezes, como o povo de Israel, também O traímos, dando lugar ao pecado. Mas Ele compassivamente nos corrige e nos abençoa de forma material, emocional e espiritual. Não merecemos a compaixão desse Deus tão bondoso.

Só nos resta agradecer por tudo e obedecer à palavra dEle:

“Portanto, como povo escolhido de Deus, santo e amado, revistam-se de profunda compaixão […]” (Cl 3.12)

Apesar de a palavra compaixão aparecer mais na Bíblia associada a Deus e a Jesus, também somos desafiadas a exercê-la para com o próximo (Is 49.15; Pv 21.10; Jó 6.14; 1Rs 3.26) . E existem tantas maneiras de fazê-la! Você pode doar roupas e dinheiro a uma pessoa necessitada; pode dar uma carona para alguém num dia chuvoso; pode ajudar alguém com dificuldades a estudar; etc. Mas, dentre tantas maneiras, gostaria que você desse atenção a uma: a oração pelos outros. Quando for tomada por um sentimento de dó por alguém, ore por ela. Ore pela sua vida espiritual. Ore para Deus supri-la em suas necessidades. Ore pela saúde dela. Ore por alguém que não seja você da mesma maneira que oraria por si. Obedeça ao Pai exercendo também a compaixão dessa forma, pois esta sim vale a pena ser sentida e praticada.