Em algum momento da sua vida você já perguntou para Deus porque não se sente satisfeita com a sua vida? Com a sua família? Com o seu namoro? “Deus, porque não estou conseguindo trabalho? Deus, porque tal e tal coisa?” Sim? Eu também.

Deixe-me compartilhar minha experiência. Meus pais são divorciados desde que eu tinha 3 anos. Minha família ainda não conhecia Jesus mas, com o tempo e as circunstâncias, eu conheci o ambiente da igreja e minha família também. Nessa época meu relacionamento com meu pai não passava de quase uma ligação por mês e eu não fazia questão de ter mais do que isso.

Foi só quando entrei em um relacionamento com Jesus que dúvidas começaram a surgir no meu coração como: “Porque eu não tive um relacionamento bom com meu pai? Porque não sou como os outros crentes que conhecem todas as histórias desde pequenos? Eu teria me guardado de fazer tanta coisa errada se tivesse tido uma criação fundamentada na Palavra de Deus. Por quê?” Porquês e mais porquês. Porque antes de conhecer Jesus meu coração estava cauterizado, EU era o centro dele.

Compartilhei meus questionamentos para que você possa pensar nos seus, nessas perguntas que só você sabe que faz para Jesus e, enquanto você pensa nisso, vamos nos lembrar do que Jesus falou em Marcos 12.28-34.

O ministério de Jesus na terra já estava chegando ao fim – ele já tinha feito a entrada triunfal na cidade de Jerusalém – e os grupos religiosos o questionavam em tudo o que fazia. Um deles foi um mestre da lei, um escriba (lembrando que um mestre da lei com 13 anos de idade já sabia de cor os 5 primeiros livros do antigo testamento):

Um dos mestres da lei aproximou-se e os ouviu discutindo. Notando que Jesus lhes dera uma boa resposta, perguntou-lhe: “De todos os mandamentos, qual é o mais importante?” Respondeu Jesus: “O mais importante é este: ‘Ouve, ó Israel, o Senhor, o nosso Deus, o Senhor é o único Senhor. Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma, de todo o seu entendimento e de todas as suas forças’. O segundo é este: ‘Ame o seu próximo como a si mesmo’. Não existe mandamento maior do que estes”. “Muito bem, mestre”, disse o homem. “Estás certo ao dizeres que Deus é único e que não existe outro além dele. Amá-lo de todo o coração, de todo o entendimento e de todas as forças, e amar ao próximo como a si mesmo é mais importante do que todos os sacrifícios e ofertas”. Vendo que ele tinha respondido sabiamente, Jesus lhe disse: “Você não está longe do Reino de Deus”. Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas.

Jesus não o respondeu tentando fechar a boca dele com a melhor resposta que tinha, mas respondeu com amor, respondeu com a VERDADE. Jesus simplesmente estava repetindo para ele um trecho dos livros que ele já tinha decorado. Jesus, mesmo sendo questionado e pressionado, até mesmo correndo o risco de ser desfavorecido, respondeu ao mestre curioso, que não cria nele, com amor. Muitas vezes, as respostas que estamos buscando são encontradas ao relembrarmos aquilo que já temos decorado, aquilo que Deus em amor tem repetido, aquilo que ele já nos ensinou VÁRIAS vezes, para que pelo método da repetição passemos a conhecê-Lo, amá-Lo e o obedecê-Lo como Ele deseja.

Mais adiante no texto, vemos que o mestre entendia que o amor a Deus não é superficial, no entanto, Jesus disse que ele estava perto do reino de Deus e não que ele fazia parte do seu reino. Fazer parte do reino de Jesus significa acreditar em Jesus, crer no que Ele veio fazer na terra, e no que Ele fará. É disso que ele nos lembra todos os dias.

Então, em lugar de nos fazermos todas essas perguntas, em lugar de ficamos insatisfeitas, escutemos o que ele está nos falando: “A minha graça é suficiente” (2 Co 12.9),  “Eu venci o mundo” (Jo 16.33), “ponham em ação a salvação de vocês com temor e tremor” (Fp 2.12),  “Sejam santos, porque eu sou santo”(1 Pe 1.16),  ”Meus pensamentos são mais altos que os seus pensamentos”(Is 55.9), e muito mais.

Paremos de questionar a Deus. O versículo 34 diz que “Daí por diante ninguém mais ousava lhe fazer perguntas”, e não o faziam porque Ele respondia com a verdade. Fiz minhas perguntas e Jesus continuou respondendo com a verdade. Vamos parar de questionar POR QUÊ? e começar a perguntar: COMO POSSO OBEDECER?