“Vocês estavam mortos em suas transgressões e pecados, nos quais costumavam viver, quando seguiam a presente ordem deste mundo e o príncipe do poder do ar, o espírito que agora está atuando nos que vivem na desobediência. Anteriormente, todos nós também vivíamos entre eles, satisfazendo as vontades da nossa carne, seguindo os seus desejos e pensamentos. Como os outros, éramos por natureza merecedores da ira. TODAVIA, DEUS, QUE É RICO EM MISERICÓRDIA, PELO GRANDE AMOR COM QUE NOS AMOU, DEU-NOS VIDA JUNTAMENTE COM CRISTO, QUANDO AINDA ESTÁVAMOS MORTOS EM TRANSGRESSÕES — PELA GRAÇA VOCÊS SÃO SALVOS”. Efésios 2.1-5

O trecho acima é riquíssimo! Eu já tinha lido várias vezes, mas só depois de uma aula sobre ele que pude ver o quão importante ele é, pois não só mostra quem eu era, mas quem sou por meio de Cristo. Se você prestar atenção nas palavras grifadas, verá que todas elas apontam para o nosso passado: nós estávamos mortas e por isso seguíamos a ordem deste mundo. Nossa antiga identidade dizia que estávamos mortas em nossos pecados e nossa conduta certificava isso, mas agora temos uma nova identidade e precisamos lutar para sermos coerentes com ela, já que o pecado ainda habita em nós, como diz Paulo em sua carta aos Romanos no capítulo 7 do verso 18 ao 20. (Confira também Gênesis 3, que relata a entrada do pecado no mundo).

Quem nós somos em Cristo requer de nós comportamento coerente com Ele, mas, infelizmente, estamos a todo momento deixando que as práticas erradas do mundo nos influenciem. Por que deixamos que isso aconteça? Por causa de duas razões principais: (1) não estamos gastando tempo com a Palavra de Deus e nem (2) em oração. Nós passamos mais tempo fazendo aquilo que nos agrada, como entretenimento rápido e fácil, academia, baladas, e outros. Nós também estamos deixando de priorizar o nosso relacionamento com Deus por causa do nosso excessivo foco nos estudos e/ou trabalho (quero deixar claro aqui que estudar e trabalhar não é errado, pelo contrário, é necessário, mas as duas ações podem se tornar um erro quando as colocamos em primeiro lugar, deixando Deus em segundo plano).
Você deve estar se questionando: por que eu preciso gastar tempo com Deus? Vamos ver no próximo tópico!

POR QUE GASTAR TEMPO COM A PALAVRA DE DEUS?

Portanto, irmãos, rogo-lhes pelas misericórdias de Deus que se ofereçam em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus; este é o culto racional de vocês. Não se amoldem ao padrão deste mundo, mas transformem-se pela renovação da sua mente, para que sejam capazes de experimentar e comprovar a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Romanos 12.1-2

Aquilo que o mundo prega tem tomado a nossa mente. Como? A cada dia decidimos gastar mais tempo com qualquer coisa no lugar de buscar intimidade com Deus. Passamos horas e horas lendo revistas, vendo fotos no Instagram ou em outros lugares piores na internet. Tudo aquilo que colocamos em nossa mente formará nossas opiniões e consequentemente será evidente em nossas atitudes. Lembro-me quando ganhei meu celular e finalmente poderia ter um perfil no Instagram.

Estava tão empolgada, já que todo mundo tinha o tal “insta”, que só na primeira semana já havia postado várias fotos e seguia muitas pessoas, desde amigas até famosos. Mas uma coisa me decepcionou nessa rede: a excessiva propaganda das próprias pessoas e seus corpos perfeitos. Continuei a me alimentar daquilo até me sentir desconfortável com meu próprio corpo. Foi então que percebi: algo estava muito errado. Tudo aquilo que usamos para nos informar, será aquilo que nos conduzirá. É um processo: primeiro, passei a me alimentar do conteúdo da tal rede; segundo, me identifiquei com o que via, passando a me sentir desconfortável com meu corpo; terceiro, passei a planejar uma forma de ter um corpo como aqueles que via na rede.

Depois que entendemos este processo, vemos o por quê o estudo da Palavra de Deus é tão importante. Se a estudarmos, passaremos a pensar como ela ensina e, consequentemente, agiremos de acordo. É sobre isso que Paulo está falando no trecho acima. Para sermos um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, precisamos renovar a nossa mente. Como? Lendo as Escrituras. A Palavra de Deus é “útil para o ensino, para a repreensão, para a correção e para a instrução na justiça” (2Tm 3.16).

Outro texto muito bom é Efésios 4.22-24, que diz:

Quanto à antiga maneira de viver, vocês foram ensinados a despir-se do velho homem, que se corrompe por desejos enganosos, a serem renovados no modo de pensar e a revestir-se do novo homem, CRIADO PARA SER SEMELHANTE A DEUS EM JUSTIÇA E EM SANTIDADE PROVENIENTES DA VERDADE.

Precisamos, a cada dia, exercitar a nossa mente como o texto acima diz: deixando de agir como pecadores sem Cristo, renovando nossa mente por meio do estudo da Palavra de Deus (por exemplo: fazendo devocionais diárias e ouvindo pregações) e nos revestindo da nossa nova identidade em Cristo Jesus: criada para ser semelhante a Deus em justiça e santidade provenientes da verdade. Por meio desta série iremos levantar três assuntos que precisam ser renovados pela Palavra de Deus. São eles: “Redes sociais e as meninas”, “Existe amizade entre menino e menina?”, e por fim, “Lidando com as emoções”.